O que é Carta de Crédito no Consórcio?

17/03/2022

Imagem blog

O que é Carta de Crédito no Consórcio?

Se você deseja investir em um novo automóvel, imóvel ou em algum serviços, pode considerar o consórcio como forma de pagamento.

O consórcio funciona da seguinte maneira: após fazer a simulação de consórcio do que deseja comprar, você entra em um grupo. Esse grupo reúne pessoas com interesses parecidos com o seu, ou seja, escolheram o mesmo bem com valores parecidos.

Todos os meses são realizadas assembleias, em que os bens são sorteados entre os consorciados.

Quem for contemplado, recebe a carta de crédito, ou seja, o valor total que corresponde ao bem que selecionou.

A seguir, vamos explicar em detalhes o que é e como funciona a carta de crédito.

Como funciona a Carta de Crédito no Consórcio?

Digamos que você queira comprar um carro zero km e optou pelo consórcio. Após uma consulta na Tabela Fipe, por exemplo, você identificou que ele custa, em média, R$ 80 mil em sua versão mais completa.

Ao optar por comprar pelo consórcio, você pode inserir o valor correspondente a este carro como valor da carta de crédito. Se preferir, pode ser até um pouco a mais, levando em consideração que você terá que pagar documentação e acessórios (até 10% da carta pode ser utilizada para isso).

Quando você for contemplado, recebe uma espécie de ‘vale-compra’ para o bem que selecionou. Esse vale compra é a carta de crédito!

Se você começou a investir em um consórcio de automóveis, por exemplo, precisa utilizar este valor para comprar um carro zero km ou seminovo, contanto que tenha até 3 anos de uso.

Uma boa vantagem de investir em uma carta de crédito é que você tem a flexibilidade de mudar de modelo. Por exemplo, digamos que você tenha sido contemplado após 2 anos pagando consórcio. Nesse período, você pode ter se interessado por outro modelo; então, pode utilizar a carta de crédito para isso.

Caso o carro tiver um valor maior, fique tranquilo: você pode completar o valor com seus próprios recursos, numa negociação direta com a concessionária ou com o proprietário.

carta de credito no consorcio -UP Consorcios

Poder de compra à vista com sua Carta de Crédito

Uma das maiores vantagens da carta de crédito é que ela possui poder de compra à vista.

Quando você é contemplado, passa por um breve período de aprovação de crédito pela administradora de consórcio.

É importante frisar: a carta de crédito não é depositada na conta do consorciado. Após indicar o responsável pelo bem, a administradora efetua a transferência do valor diretamente para o proprietário.

Ou seja, é feito um repasse de valor integral, uma espécie de pagamento à vista pelo bem que você selecionou. Isso dá uma boa margem de negociação. Por fim, você pode ter um desconto de até 10% no bem, o que representa uma boa economia, não é mesmo?

Saiba mais sobre as vantagens do consórcio. Assine a nossa newsletter e receba conteúdo na sua caixa de entrada.