Neste post, vamos destacar as principais informações sobre a cota em grupo. Confira!
O consórcio é uma das opções mais democráticas do Brasil para aquisição de bens e serviços. As vantagens para quem opta por este método de compra são diversas.
Algumas características do consórcio, como pouca burocracia e ausência de altos juros, tornam esse negócio ideal para um grande público. Em comparação com os métodos tradicionais de financiamento, suas vantagens são óbvias.
Para aqueles que desejam ingressar no consórcio, isso é feito por meio de cotas em grupo. Pessoas de todas as idades interessadas neste método de compra podem adquirir a cota em grupo do consórcio em parcelas. Se você deseja absorver os benefícios desta modelos, é importante aprender mais sobre o assunto.
Onde posso acessar a minha cota em grupo no consórcio?
Esta é uma dúvida constante entre os consorciados. No entanto, é super simples de resolver.
As administradores de consórcio fornecem essas informações da cota em grupo das seguintes maneiras:
- No seu contrato de adesão ao consórcio;
- Portal do Membro do Consórcio;
- Suporte por telefone via administradora de consórcio.
O que é cota em grupo de consórcio?
As cotas de consórcio são apenas uma parte de um investimento autofinanciado que reúne um grupo maior de pessoas com objetivos comuns. Portanto, a cota do consórcio refere-se à participação de cada integrante no saldo do grupo participante.
Por meio de cotas de consórcio, é garantida a participação nas reuniões mensais organizadas pelas administradoras, e os beneficiários (que receberão a carta de crédito) são determinados por sorteio ou lance. Quando o grupo de consórcio é formado, cada cota recebe um número que será utilizado para identificá-la entre todos os participantes. Por meio do número da cota do consórcio, você pode ver o histórico de pagamentos e participação dos consorciados, bem como as características do plano contratado.
Vale ressaltar que um indivíduo pode adquirir mais de uma ação, mas não mais de 10% do total de ações do grupo em que o indivíduo entrou e investiu. Se um membro optar por comprar mais de uma ação, suas chances de obter a recompensa mais cedo aumentarão. Afinal, ele terá mais de um número de identificação.
Como entrar para um grupo de consórcio?
Para qualquer pessoa interessada em ingressar em um grupo de consórcio, é importante considerar a diferença entre seus dois estados possíveis:
- grupos de consórcio em formação: são aqueles e que ainda estão sendo organizados pelos administradores;
- grupos de consórcio em andamento: trata-se de consorciados que negociaram e solicitaram recursos, eles podem ingressar a partir de cotas vagas ou em andamento.
A forma de ingressar em um grupo de consórcio, seja em formação ou em andamento, é por meio da administradora de consórcio, autorizada pelo Banco Central. Por meio dessa consulta inicial, você pode se familiarizar com as características do contrato e pesquisar as opções disponíveis.
Saiba como funcionam as cotas de consórcio
Para aproveitar ao máximo os benefícios do consórcio, independente de como a cota em grupo está, é necessário atitude. A primeira coisa que um investidor deve fazer antes de ingressar em um consórcio é encontrar um gestor confiável e respeitável. A empresa deve ser autorizada pelo banco central para operar com segurança durante todo o processo.
O próximo passo é simular o valor do crédito que você precisa e escolher o valor e o valor da parcela. Depois disso, a primeira parcela do consórcio precisa ser confirmada e paga.
Após o cumprimento das formalidades, o número da cota será notificado e a pessoa saberá qual é o seu status dentro do grupo. Então é só acompanhar a montagem e aguardar a contemplação, que pode acontecer de duas formas:
- Lances no consórcio: leilão em que os participantes oferecem expectativa de parcelamento;
- Sorteios: todos os participantes que pagarem as parcelas corretamente têm a mesma chance de serem sorteados.
Em ambas as opções, é possível considerar e conseguir obter um valor que pode ser utilizado para adquirir o bem desejado, que pode ser um veículo, imóvel ou outro bem previamente especificado no contrato de consórcio.
O que você deve analisar para escolher o melhor consórcio?
Para escolher o consórcio ideal nos seus próprios termos, é preciso verificar alguns pontos, é importante não apressar essa decisão. Aproveite o tempo para avaliar e certificar-se de que você está fazendo um bom negócio. Preste atenção a todas as normas e revise cuidadosamente os seguintes itens:
- A administradora do consórcio deve ter reputação e credibilidade no mercado;
- As regras de contemplação precisam ser acordadas no contrato;
- As prestações e taxas devem ser favoráveis;
- O prazo deve se adequar ao seu plano financeiro;
- O contrato deve conter todas as regras do plano de consórcio.
No contrato são registrados todos os termos que envolvem o negócio, incluindo taxas, prazos, valores, percentuais e formas esperadas. Por conter todos esses dados e sua importância, a documentação do contrato deve ser lida com atenção. Certifique-se de que a previsão atende às suas necessidades e você poderá pousar muito.
De qualquer forma, agora que você já sabe o que é uma cota de consórcio e o que deve analisar antes de contratar uma administradora de consórcio, com certeza estará pronto para investir no modelo, escolhendo um plano que atenda às suas ambições e necessidades. Mas não se preocupe mais!
No UP Consórcios, você encontra as melhores condições e com chances reais de contemplação. Faça uma simulação, dê aquele UP!