Passo a passo para elaborar uma carta de cancelamento de consórcio

27/05/2022

Imagem blog

Passo a passo para elaborar uma carta de cancelamento de consórcio

Neste artigo, você vai aprender como fazer uma carta de cancelamento de consórcio de maneira simplificada! Acompanhe na leitura e tire suas dúvidas!

Muitos consumidores que estão em busca de conquistar bens (principalmente de alto valor) ficam confusos na hora de cancelar um serviço ou contrato Muitas vezes, isso acontece porque não sabem como formalizar o desejo de cancelar.

Infelizmente, algumas empresas dificultam esse processo por não fornecerem as informações necessárias aos consumidores. Mas existem várias maneiras de cancelar serviços indesejados!

Nós vamos te explicar como funciona uma delas: a chamada carta de cancelamento de contrato de serviço.

Além disso, vamos te ensinar como fazer a carta e o que ter em mente na hora de fazê-la!

Passo a passo para elaborar uma carta de cancelamento de consórcio

Quando preciso fazer uma carta de cancelamento de consórcio?

Uma carta de cancelamento de consórcio é uma solicitação de um consumidor por meio de uma carta para rescindir o contrato por algum motivo especificado na carta.

A carta deve informar:

  • Contrato ou serviço a ser cancelado;
  • Razão para cancelamento. 

Quando os consumidores não podem cancelar o serviço, podem optar por esta carta, o que sabemos que acontece com mais frequência do que deveria. 

Por exemplo, quando você deseja cancelar o consórcio porque não está mais conseguindo arcar com as despesas, ou simplesmente mudou de planos. 

Confira abaixo um passo a passo de como Fazer uma Carta de Cancelamento de Consórcio:

Etapa 1: verifique seu contrato sobre aviso prévio para produzir a carta de cancelamento de consórcio 

Os contratos geralmente têm um período de aviso prévio, um período de tempo após a solicitação de cancelamento, durante o qual o contrato continuará em vigor.

Então, para não se surpreender, não deixe de conferir se o serviço que você deseja cancelar tem esse prazo no contrato!

Etapa 2: verifique seu contrato quanto a penalidades de rescisão

Contratos ou serviços problemáticos podem estar sujeitos a penalidades de rescisão.

Dito isso, se você cancelar o que contratou antes de um determinado prazo, a empresa pedirá uma multa. No caso do consórcio, antes vale a pena entrar em contato com a administradora para entender as regras.

Essas multas são comuns em contratos com operadoras em que os consumidores contratam o serviço com cláusulas de fidelização e não podem cancelar o serviço até que determinado período tenha decorrido.

Portanto, verifique se há penalidades de rescisão antes de solicitar o cancelamento de um contrato ou serviço!

Etapa 3: Escreva uma carta de rescisão do contrato 

Ao escrever esta carta, além de identificar-se e colocar a data no final do corpo, é muito importante que indique de forma clara e direta quais serviços foram cancelados e o porquê, sem deixar margem para dúvidas.

Informar com exatidão que esta carta tem a finalidade de cancelar o serviço ou contrato.

Passo 4: Assine a carta e envie-a para a empresa de consórcio que presta o serviço de cancelamento

Depois de redigir o formulário de cancelamento do contrato de serviço, assine-o e envie-o à empresa ou pessoa física que presta o serviço de cancelamento.

Lembre-se sempre de verificar, depois de um tempo, se o contrato realmente foi cancelado!

Por que uma carta de cancelamento de consórcio acontece?

Agora que você já entendeu como fazer para escrever a carta de cancelamento de contratos, saiba que você não está sozinho. Se precisar cancelar o consórcio, conte com o UP, pois entendemos os desafios que a crise econômica coloca para o dia-a-dia. 

Como mencionado anteriormente, imprevistos podem acontecer até mesmo com as pessoas mais organizadas do mundo. E quando isso acontece na parte financeira, tudo fica mais difícil. Então, é hora de cortar custos e se recuperar. Automaticamente, os grupos de consórcio são a forma ideal de entrar na lista.

Vale ressaltar que, até lá, é importante encontrar administradores responsáveis, tentar chegar a um acordo e investir. Se ainda assim não funcionar, existem duas situações que farão com que a cota seja cancelada:

  • Quando a cota está em dia mas você quer sair do consórcio: você deve entrar em contato com a administradora de consórcio e fazer um pedido
  • Quando a motivação é de consórcio cancelado por falta de pagamento: neste caso a administradora faz a suspensão do serviço imediatamente, tudo conforme o descrito no contrato.

Existe a possibilidade de resgatar o dinheiro?

Essa é uma pergunta muito recorrente quando falamos em cotas de consórcio cancelado. Se sim, é possível resgatar o dinheiro investido? A resposta é sim.

Os consorciados que cancelarem sua cota terão direito ao reembolso do valor pago em dois casos: quando for considerada a exclusão da cota por desistência ou após o encerramento do grupo.

Assim, a partir do momento em que a cota é retirada, ela passa a integrar o rol de cotas excluídas, normalmente contestadas em reuniões mensais de consideração para restituição do valor pago, sempre por sorteio.

Ao considerar a seleção de cotas ou após o encerramento do grupo, o valor reembolsado será baseado em um percentual do total dos fundos mútuos pagos pelos consorciados antes do cancelamento das cotas para cálculo do valor do crédito correspondente. A partir da data de deliberação da assembleia, a multa contratual será deduzida da assembleia nos termos da legislação em vigor.

O valor do reembolso calculado aumentará a receita financeira líquida proporcional ao momento da solicitação, desde a data fornecida ao consorciado cancelado até a data da utilização.

Após a contemplação, os consorciados receberão comunicados avisando os programas solicitando valores disponíveis, por isso é importante manter seu cadastro sempre atualizado. É melhor se comunicar por e-mail registrado. 

O UP é uma Fintech da Embracon, a maior administradora de consórcio do Brasil. Aqui você tem  as melhores condições do mercado para que você possa fazer um ótimo investimento sem nenhuma dor de cabeça. 

Quer saber mais? Faça sua simulação aqui no UP Consórcios tire suas dúvidas e dê aquele UP em seus objetivos.