Planejamento financeiro para como comprar carro à vista

17/03/2022

Imagem blog

Planejamento financeiro para como comprar carro à vista

A decisão de comprar carro à vista deve ser feita a partir de um bom planejamento financeiro, em vez de ser uma decisão tomada da noite para o dia. 

Uma das nossas leitoras, a Sra. Solange e seu marido se viram em profundos problemas financeiros, apenas 3 meses depois de comprar um automóvel de luxo. Embora marido e mulher estejam trabalhando, é uma noção errada de que, se marido e mulher estão trabalhando, eles podem gerenciar bem as finanças após a compra de um carro de alto valor. 

Ela se aproximou do UP Consórcios em busca de uma melhor modalidade para compra de automóvel a partir de um bom planejamento financeiro, mas já era tarde demais. Eles compraram sob pressão da família e dos colegas sem planejamento financeiro adequado.

O planejamento financeiro é muito importante, especialmente se você quer comprar um carro à vista. Nós listamos as principais dicas para um bom planejamento financeiro antes de comprar um carro da lista de desejos.

Principais dicas de planejamento financeiro para comprar carro à vista

1. Despesas Familiares Mensais

Para qualquer família de classe média no Brasil, comprar um carro é um grande esforço financeiro (eles percebem isso depois de algum tempo). Por outro lado, considerando os altos preços dos carros nesta crise, ninguém pode comprar um carro hoje sem esforço financeiro. 

Com base no estudo de vários casos, em média, você precisa cortar as despesas domésticas para fazer uma compra deste aspecto. A melhor dica para quem quer ter boas práticas de finanças é manter de lado pelo menos 6 meses de despesas domésticas como reserva para atender a qualquer déficit financeiro futuro.

2. Valor do Consórcio para comprar carro

Atualmente, o consórcio para comprar carro é uma das melhores modalidades de compra. Simplesmente, aqui no UP Consórcios você encontra o melhor estímulo para alcançar este objetivo: a compra com planejamento financeiro

Ter uma vida financeira equilibrada repercute em diversas vantagens para a vida cotidiana, e ainda mais para quem entrou num grupo de consórcio. Tornando possível ter uma vida bem educada, com um estilo de vida mais tranquilo e, consequentemente, aproveitando as chances de fazer seu dinheiro se multiplicar com segurança e praticidade.

3. Passivos dos próximos seis meses

É importante fazer uma lista das responsabilidades dos próximos 6 meses, como recursos financeiros para crianças ou de seguro. Esse valor deve ser mantido reserva para cumprir essas responsabilidades em tempo hábil.

4. Empréstimos/Dívidas Existentes

Você deve limpar todos os seus empréstimos ou dívidas existentes, como empréstimos pessoais, para ter um planejamento financeiro consistente e, então, alcançar a compra do seu carro. 

5. Fonte de Renda Regular

Na ausência de uma fonte de renda regular, todo o planejamento financeiro pode dar errado. Se você está trabalhando em um setor que é afetado pela recessão, é uma decisão sábia adiar a compra da casa até ter certeza de estabilidade no emprego.

Mas não se preocupe, também temos um conteúdo exclusivo para quem é autônomo e quer elaborar um planejamento financeiro

6. Fundo de Emergência

Por último mas não menos importante. A vida é incerta e ninguém pode prever despesas inesperadas como despesas de saúde, função familiar, perda de emprego etc. O planejamento financeiro está incompleto até que você tenha 6 meses de despesas domésticas em seu fundo de emergência. 

Após isso, você pode investir esse valor nos lances do consórcio para ser contemplado mais rápido e alcançar sua carta de crédito para comprar carro à vista. 

Lembre-se: comprar carro deve ser uma experiência agradável e não um pesadelo financeiro. Os pontos acima mencionados ajudarão no melhor planejamento financeiro e o isolará das incertezas da vida. 

Planejamento financeiro: equilíbrio e vida saudável com o UP Consórcios!

Para concluir, quando você passa a entender as vantagens e as dificuldades de planejar o consumo, entende também a importância do hábito de poupar como forma de melhorar e obter qualidade de vida. Dicas de planejamento financeiro para controlar orçamento:

  • Faça anotações sobre todos os gastos e despesas diariamente; 
  • Pague as contas em dia, assim você vai se livrar de multas e juros; 
  • Evite fazer compras com esses sentimentos: estresse, ansiedade, cansaço ou com fome; 
  • Gaste somente o que ganha, mas nunca comprometa 100% da sua renda; 
  • Pesquise preços e faça as contas antes de comprar bens, sobretudo, os de alto valor, que podem desequilibrar seu orçamento a médio e longo prazo; 
  • Faça listas com todos os itens que precisa antes de comprá-los, seja no supermercado ou no shopping. Planeje, reflita e decida, afinal, é muito difícil ganhar dinheiro para gastar com produtos desnecessários; 
  • Se possível, reserve 5% da sua renda para investir em você mesmo. Sim, isso é muito importante. 

Planejamento financeiro com consórcio

O consórcio é o tipo de modalidade que te auxilia no planejamento financeiro, afinal, é possível fazer uma compra programada, em que as parcelas pagas mensalmente são estipuladas em contrato. 

Nesse tipo de sistema, um grupo de pessoas se reúne em busca do mesmo objetivo, de modo que todos assumem o compromisso de pagar as parcelas, mensalmente, para não prejudicar os demais participantes. 

O UP Consórcios é a melhor opção para quem almeja comprar carro à vista sem passar por sufocos. 

Quer saber mais? Faça sua simulação aqui no UP Consórcios, conheça todas as vantagens e inicie sua jornada rumo à conquista dos seus objetivos! de um UP