Saiba como planejar a compra do seu primeiro carro

17/03/2022

Imagem blog

Saiba como planejar a compra do seu primeiro carro

Um carro na garagem é sonho que vem de criança para muitas pessoas. Ele representa independência e, ao mesmo tempo, responsabilidade. Você sabe que precisa cuidar muito bem dele para que jamais te deixe na mão, mas para isso é fundamental planejar a compra do seu carro.

A conquista do primeiro automóvel é um passo importante em nossas vidas. Mesmo quando se trata de motivos profissionais, carro tem a ver com gosto pessoal.

Com as montadoras investindo cada vez mais em categorias diferentes, o mercado de automóveis continua ampliando, em busca de atender às muitas necessidades de compra dos consumidores.

Na hora da compra, porém, é preciso ter calma e levar em consideração várias variáveis, dentre elas, optar por carro zero ou seminovo. A pressa não é inimiga somente da perfeição; ela pode ser inimiga do seu bolso, se você optar por um modo de compra que, no final, vai fazer com que gaste mais.

Não caia na armadilha do financiamento

Na ansiedade de ter o carro que sempre quis o mais rápido possível na garagem de casa, muitas pessoas recorrem ao financiamento.

Funciona da seguinte maneira: o interessado vai a uma instituição financeira e solicita uma permissão do gerente para que o banco compre o carro da concessionária (ou do proprietário). O banco efetua a compra e deixa a dívida no seu nome.

A felicidade de ter o automóvel pouco após obter a aprovação de crédito - que passa por uma longa burocracia, vale salientar - costuma ser mais curta do que você imagina.

As instituições costumam cobrar valor de entrada: quanto menor o valor, maior será o percentual de juros cobrado.

Na empolgação, muitos consumidores se esquecem que a opção do financiamento é embutida de alto valor de juros. Tanto que é comum muitos se arrependerem, dizendo que, com o dinheiro investido, poderia ter comprado dois automóveis.

Qual a melhor forma de investir no primeiro carro?

A não ser que você tenha o valor à vista - algo muito difícil, principalmente quando se trata do primeiro automóvel - certamente a melhor opção é o parcelamento.

Porém, você não precisa ficar preso ao financiamento. Felizmente existe uma modalidade que permite que você parcele o valor total do carro, sem juros e sem precisar pagar valor de entrada.

É aí que entra o consórcio de veículos. Além de se livrar de toda a burocracia de aprovação de crédito, o consórcio permite que você ajuste o valor das parcelas de acordo com o seu orçamento familiar (o ideal, porém, é que as mensalidades não ultrapassem os 30% da sua renda mensal).

Você escolhe o valor total da carta de crédito, de acordo com o valor do carro que deseja comprar.

Pelo UP, é possível fazer todo esse procedimento online, de forma rápida. Após definir o valor da carta e das mensalidades, um especialista UP passa as informações necessárias para que você prossiga.

Depois disso, você entra em um grupo, com outros consorciados que têm interesse semelhante ao seu.

Todos os meses são realizadas assembleias para sortear o bem. Se você for o sorteado, conquista o carro. Se quiser antecipar a compra, pode fazer a oferta de um lance, que deve ser registrado antes da realização da assembleia.

Pelo UP você começa pagando o valor integral da carta de crédito. Só após a contemplação as mensalidades passam a ser cobradas com o valor da taxa de administração, que representa, no máximo,15% do bem e é diluído nas parcelas restantes.

Quer saber mais sobre como o consórcio pode te ajudar na compra do primeiro carro? Baixe o nosso e-book “Consórcio de carro: saiba por que vale a pena”.