Qual a vantagem de fazer um consórcio de imóvel?

17/03/2022

Imagem blog

Qual a vantagem de fazer um consórcio de imóvel?

O modelo de consórcio é bastante popular no Brasil. Sendo que o consórcio de imóvel nada mais é do que uma modalidade de compra na qual um grupo de pessoas se reúne com o mesmo objetivo de compra, e paga parcelas mensais a uma administradora de consórcio, que é responsável por fazer a gestão do grupo e dos recursos.

Sem entrada e sem juros, com o  pagamento do consórcio sendo feito por boleto bancário, com parcelas escolhidas por você. Nesta modalidade de compra é mais fácil incluir esse valor nas suas finanças mensais. E a cada mês que passa,  é um passo a mais do seu objetivo do imóvel próprio.

Preparamos para você as principais vantagens e como fazer para entrar em um consórcio de imóveis.

5 vantagens de fazer um Consórcio de Imóvel 

O consórcio de imóvel é uma estratégia que tem ajudado muito na organização pessoal, afinal tem muita gente que  não tem disciplina para juntar o dinheiro para adquirir certos bens de maior valor. Além da flexibilidade, ausência de burocracia e possibilidade de utilização do FGTS. Vamos analisar de perto os 5 principais benefícios. 

Qual a vantagem de fazer um consórcio de imóvel?

1) Sem entrada e sem juros

No consórcio de imóvel  não é necessário dar entrada, o valor total do imóvel é dividido em parcelas iguais. É possível fazer uma simulação do valor de parcela que quer pagar por mês, sem se preocupar com as taxas de juros.

Com as taxas de juros elevadas, o financiamento se torna uma opção cada vez mais cara para o bolso do brasileiro. Dando espaço para que o consórcio, que já é visto como a melhor opção para crédito, e não à toa, já que não há cobrança e juros sobre o valor contratado.

Sem dúvidas este é o grande diferencial do consórcio: Sem Juros! Existe apenas uma taxa administrativa que é diluída no total de parcelas.

Cada membro do consórcio paga parcelas mensais e assim participa dos sorteios que ocorrem diretamente pela loteria federal. Nessas reuniões, o contemplado é determinado e adquire  a carta de crédito para aquisição do seu apartamento ou casa, por exemplo, antes da conclusão do consórcio.

2) Flexibilidade na escolha de imóveis

Há várias opções de compras com o consórcio de imóvel. Independente de qual seja o objetivo com o imóvel: morar no lugar adquirido, alugar ou fazer um investimento, enfim... o consórcio é a escolha perfeita. Cada categoria tem as suas vantagens e separamos algumas delas abaixo:

Comprar casa: significa mais espaço para crianças e bichos de estimação, uma casa também é sinônimo de mais privacidade e liberdade. 

Comprar apartamentos: você tem aquela sensação de tranquilidade, é possível contar com serviços e praticidades de condomínio, que trazem maior comodidade no dia a dia. 

Comprar terrenos: mais recomendado para as pessoas que querem acompanhar de perto o nascimento do seu imóvel próprio. Você pode fazer a casa do jeito que sempre sonhou, também é possível contar com a valorização da região, o que pode trazer um excelente retorno de investimento em poucos anos.

Comprar imóveis na planta: utilizar sua carta de crédito em um imóvel na planta pode ser uma boa opção, afinal você garante o valor no lançamento que, normalmente, é menor do que o praticado nos imóveis prontos para morar.

Comprar espaço comercial: para quem quer ter o próprio negócio, ou até mesmo alugar, este tipo de investimento é aberto para diversas possibilidades. Isso ocorre pois é possível adquirir espaços para lojas, restaurantes, escritórios ou salas comerciais. No UP Consórcios, fazer um consórcio é muito mais vantajoso. Para resumir, alguns de nossos principais diferenciais são (Anota aí!): 

  • Zero taxa até a contemplação;
  • Lance contemplado sem taxa; 
  • Menor lance contemplado do segmento;
  • Muito mais facilidade para contratar. 

3) Usar FGTS para Consórcio de Imóvel 

No consórcio de imóvel pode-se utilizar o FGTS para lance, amortização ou quitação das parcelas. Dessa forma, você consegue oferecer um valor maior e antecipar sua carta de crédito.

Investimento para o futuro

Além de uma ótima forma para aquisição de terreno, o consórcio é também um investimento seguro para seu futuro. Até porque, nos últimos anos ele tem sido uma grande concorrência para a previdência privada, porque com a rentabilidade do aluguel você cobre a parcela do consórcio e ainda ganha uma renda extra.

4) Possibilidade de alcançar carta de crédito mais rápido

Aqueles que desejam antecipar a aquisição de imóvel têm a opção de oferecer lance.

Funciona assim: até o dia anterior à assembleia, você pode enviar uma mensagem com o valor do seu lance. Esta oferta pode ser trocada por e-mail, aplicativo ou telefone até as 23h59 do dia anterior à reunião.

Para definir o valor do lance, você pode calcular o valor da parcela para quitar a carta ou fornecer um percentual da carta de crédito com base no valor oferecido durante a reunião.

Vale lembrar que registrar uma oferta de valor antes de uma assembleia não significa que ela deva ser paga antes do sorteio. Somente após consideração, em até 5 dias úteis, a oferta deverá ser paga ao administrador do consórcio.

5) Poder de compra à vista

Um dos grandes benefícios do consórcio de imóvel é que, apesar de parcelar o produto, o pagamento do bem será à vista.

Isso é possível, uma vez que, quando chegar a sua vez de ser contemplado, a carta de crédito – valor a ser resgatado, conforme combinado em contrato – será entregue integralmente.

Dessa maneira, quando o consorciado for contemplado e chegar a hora de comprar o produto, ele terá à disposição o valor integral sem altos juros e com a possibilidade de obter desconto na negociação.

Como entrar no consórcio de imóvel

Confira o passo a passo:

1. entre na página do simulador de consórcio de imóvel;

2. clique sobre a opção Simule agora e selecione a modalidade de consórcio de imóvel;

3. preencha os campos com seus dados no formulário que será aberto;

4. escolha a opção “Imóveis” para fazer a simulação do consórcio de imóvel;

5. arraste a barra de valores até o local desejado;

6. clique em “Avançar”;

7. tenha acesso ao resultado da simulação de consórcio;

8. prontinho! Nem será preciso aguardar o contato de um especialista. Aqui no UP Consórcios, tudo é feito em apenas um clique, sem enrolação! As informações sobre o consórcio de imóvel são imediatas! 

9. escolha o plano que melhor atenda ao seu perfil e clique em “Contratar”.

Ao usar o simulador de consórcio de imóvel, você descarta aquelas opções que não têm nada a ver com seus objetivos nem com o seu orçamento. A partir de resultados específicos para as suas preferências, será muito mais fácil alcançar seu principal objetivo: construir a própria casa.

Chega de perder tempo, tire o seu imóvel da ponta do lápis, Simule e compare, e dê aquele UP.