Qual é o carro certo para você? 5 dicas que podem te ajudar!

17/03/2022

Imagem blog

Qual é o carro certo para você? 5 dicas que podem te ajudar!

Muita gente pensa que escolher o carro certo é fácil, mas estamos aqui para comprovar que toda ajuda é bem vinda nesse processo. Aliás, comprar um carro é uma grande coisa, que normalmente compromete boa parte do orçamento mensal, afetando diretamente a maneira de como se leva o dia-a-dia. Diante disso, é importante conciliar as vontades e necessidades com responsabilidade para tomar a melhor decisão possível.

5 Dicas para escolher o carro na hora de comprar um!

1. Leve em conta seu orçamento hoje

O primeiro passo para boas compras é avaliar seu orçamento pessoal antes de qualquer coisa. Geralmente, o interesse está por um carro que oferece o que há de melhor nos quesitos conforto e tecnologia. Afinal, um acabamento de primeira, sistemas multimídia, rodas, teto e até bancos inteligentes causam uma impressão muito boa.

Entretanto, é importante levar em consideração cada item que um concorrente oferece de diferente do outro. Assim, quando menos perceber, você poderá estar deixando de lado os valores que realmente pode pagar. Não deixe isso acontecer: mantenha-se firme às suas condições, faça uma projeção de quanto tem para investir e respeite a sua realidade financeira. Só assim conquistar seu objetivo sem atrapalhar o seu bolso será possível. 

2. Faça um consórcio de carro

Não é por nada não, nem estou querendo puxar sardinha, mas o consórcio é a melhor modalidade de compra, hoje, no Brasil. Quer apenas um motivo? Crise econômica. Por causa dela, fazer uma compra planejada, respeitando suas finanças, é fundamental. 

Como sabemos, o sistema de consórcio funciona como uma espécie de economia colaborativa. Ou seja, um grupo de pessoas se reúnem a fim de alcançar um objetivo em comum: a compra de um carro.. 

No consórcio de carros, é necessário que o grupo esteja interessado em comprar um automóvel do mesmo valor e número de parcelas. Para alcançar tal objetivo, cada pessoa do grupo assina um contrato no qual se compromete a contribuir com um valor mensal. 

No caso, o UP Consórcios é responsável por acompanhar os pagamentos e andamento do consórcio no geral.

Mas voltando, se você já contratou o seu consórcio de carro, parabéns! Esta é uma das melhores opções para comprar carro e moto, sem comprometer o seu orçamento com o pagamento de juros. Mas a regra é a seguinte: para conquistar a compra do automóvel, é necessário adquirir a carta de crédito. Isso significa ser contemplado no consórcio. Ao optar pelo consórcio de automóvel, você também se livra da entrada e de diversas burocracias. São várias opções de créditos, prazos e parcelas. E depois de contemplado você pode escolher a marca e modelo que quiser, seja ele novo ou seminovo.

qual-e-o-carro-certo-para-voce-5-dicas-que-podem-te-ajudar

3. Quantas pessoas usarão o carro? 

Ter essa estimativa é importante, pois se não for um carro pessoal (individual), e você vai dividir com pais, irmãos ou colegas, levar os filhos para a escola, e afins, um modelo de carro muito pequeno provavelmente significará desperdício de peso e espaço. Deve-se ficar atento ao fato de que carros mais robustos têm um consumo maior de combustível e podem exigir mais cuidados com sua manutenção.

Por outro lado, uma rotina de uso predominantemente por 1 ou no máximo 2 pessoas, pode ter muito conforto em um carro sem espaço de sobra nos bancos traseiros e no porta-malas, por exemplo. Assim, economiza-se nos gastos cotidianos de carro. 

4. Preveja a rotina de uso do carro

Puxando esse link de cima. Reflita também qual o objetivo de ter o carro, por exemplo, se for para  ir e voltar do trabalho ou da faculdade todos os dias, ou seja, fazer trajetos bem curtos, é mais que suficiente um modelo econômico e compacto. Do contrário, se o uso é para fazer viagens, talvez seja interessante buscar um pouco mais de espaço e um automóvel mais robusto. Que tal uma caminhonete ou algum outro modelo com espírito aventureiro, que tenha acessórios muito úteis para esses trajetos?

Porém, apesar dessas diferenças, é claro: é possível ter um carro que atenda essas duas rotinas, ou seja, o equilíbrio perfeito para a vida na cidade e nas estradas — de terra ou de asfalto. Para isso, é fundamental dar a devida importância a esse aspecto na hora de escolher o carro certo para você!

5. Avalie novos e seminovos

Pensando no seu bolso, faça sempre um comparativo entre um modelo zero quilômetro e o mesmo carro, com alguns anos de uso. Isso porque, se tratando de carro, é possível conseguir um excelente negócio, você pode encontrar um carro com o mínimo de desgaste e até ainda dentro da garantia.

Ao comparar modelos iguais, com as mesmas características e opcionais, será mais fácil entender que vale a pena comprar um seminovo por um preço muito abaixo do praticado no mercado. 

Sem dúvidas, não podemos esquecer que os carros usados, mesmo os com pouca quilometragem, exigem um cuidado ainda maior relativo à documentação, à manutenção e ao nível de preservação. Além disso, o cuidado também deve estar na hora de escolher o vendedor certo.

Além dessas dicas, é essencial fazer o test drive antes de comprar um carro, toda oportunidade de conhecer melhor um produto antes de efetivamente comprá-lo parece uma ótima pedida, certo?  

Ouça também seu coração, é uma compra muito especial, e seguir suas vontades é a melhor decisão. Agora, para uma compra sem erros, vai de UP Consórcio de carro que é sucesso! Simule e compare