Tipos de apartamento: saiba diferenciar e escolher a melhor opção

25/01/2023

Imagem blog

Tipos de apartamento: saiba diferenciar e escolher a melhor opção

Você deseja comprar um imóvel para morar, mas não sabe qual é a melhor opção? Conheça os principais tipos de apartamento e saiba como diferenciá-los.

Os imóveis, no geral, costumam ser os bens de maior valor das pessoas, ocupando a maior parte do patrimônio de alguém. Por isso, a sua aquisição precisa ser muito pensada, pois o custo não é baixo e você pode manter esse imóvel por muitos anos.

Então, se você deseja comprar um imóvel, antes de fazer essa escolha tão importante, é necessário saber diferenciar os principais tipos de apartamento, e é sobre isso que falaremos a seguir.

Principais tipos de apartamento

Para saber como diferenciar os principais tipos de apartamento, primeiro é necessário entender sobre cada um deles, e é o que faremos abaixo.

Kitnet

O primeiro tipo de apartamento que trouxemos é o kitnet, que tem como principal característica um tamanho reduzido. Por isso, o indicado é que morem apenas pessoas sozinhas ou um casal sem filhos, pois o espaço desse imóvel é menor.

No geral, os cômodos do kitnet são embutidos em uma área útil e não há nenhum tipo de divisão específica. Inclusive, a sua metragem média é de 40 m². A única divisão aparente costuma ser a do banheiro.

Loft

Outro apartamento que vale a pena conhecer é o loft, que se trata de uma tendência na área imobiliária. Não necessariamente o loft é pequeno, pois o intuito dele é justamente trazer à tona uma sensação de aumento do espaço.

Como o loft não possui nenhum tipo de divisão nos seus cômodos, ele tem uma excelente circulação de ventos e os seus projetos podem incluir um mezanino (com uma cama, por exemplo).

Por esse motivo, o loft pode abrir famílias pequenas e até mesmo pets, como gatos e cachorros. Além disso, o loft costuma ser mais moderno que o kitnet, por exemplo.

Studio

O studio, assim como o loft e o kitnet, não possui divisão de ambientes. E a principal diferença é que o studio é menor que o loft, porém, ele traz como característica marcante a praticidade. Ou seja, o studio tende a ser mais funcional para o seu dia a dia. Novamente, este é um imóvel destinado a casais sem filhos ou uma única pessoa.

Apartamento padrão

Como o nome já nos propõe, dentre os tipos de apartamento existentes no mercado, o padrão é o mais conhecido. Neste imóvel, temos de dois a três quartos, cozinha, sala e banheiro: todos devidamente separados. Por esse motivo, esse apartamento costuma ser muito buscado.

Inclusive, pessoas sem cônjuge e sem filhos também desejam esse tipo de imóvel, já que ele é mais amplo e possui divisão de ambientes. Tenha em mente que ele é mais caro que os outros modelos apresentados acima.

Duplex

Outro tipo de apartamento é o duplex, que basicamente é composto por dois andares. Assim, este é um investimento indicado para aqueles que desejam um luxo maior em suas residências.

No geral, o duplex tem mais de dois dormitórios, e todos os cômodos são mais amplos. Logo, ele abriga grandes famílias, com até 2 ou 3 filhos, por exemplo. Além disso, ele costuma ficar na cobertura dos prédios, nos últimos andares, mas isso não é uma regra.

Triplex

Assim como o duplex, o triplex possui três andares para os seus moradores. No terceiro andar, é comum ter uma sacada ampliada ou uma área de lazer, que pode ter piscina e churrasqueira. Este é um investimento muito alto, portanto, você pode precisar de uma modalidade de crédito, como o consórcio.

Cobertura

Dentre os principais tipos de apartamento, a cobertura é um dos imóveis de luxo mais desejado do país, pois ela está no topo de um prédio, permitindo que você tenha uma visão privilegiada da cidade que mora, além da sua metragem ser maior do que o comum. A cobertura costuma unir a tecnologia e a modernidade em um só imóvel, e também tem um valor alto de compra.

Garden

O Garden fica localizado no térreo e dá ao morador a opção de ter o seu próprio jardim ou um pequeno quintal. Por isso, os moradores costumam gostar do Garden por permitir um acesso fácil à casa e ter um valor menor de compra – sendo um investimento mais acessível que o triplex ou que a cobertura, por exemplo.

Flat

Por fim, trouxemos o flat, ou seja, apartamentos que ficam nos prédios que oferecem serviços de hotelaria, a exemplo de serviço de quarto, limpeza, refeitório e lavanderia. No geral, os flats são construídos visando o uso misto, isto é, por moradores fixos e aluguéis temporários.

Como escolher entre os melhores tipos de apartamento?

Agora que você sabe como diferenciar os principais tipos de apartamento no mercado imobiliário, saiba como escolher o ideal para o seu caso. Cada tipo traz a quantidade de cômodos, tamanho e especificidades que os diferenciam. Desse modo, adquira o imóvel que melhor atende às suas necessidades.

E se você está com o orçamento apertado este mês, recorra ao consórcio, a melhor opção de compra de bens ou serviços de alto valor. Como o consórcio não inclui taxa de adesão ou taxa de juros, o valor das parcelas mensais é muito mais justo do que o financiamento e o empréstimo, por exemplo. Para isso, conte com o UP Consórcios!

Com o UP Consórcios, você participa de um consórcio 100% digital e com o pagamento da taxa de administração apenas quando for contemplado! Acesse o nosso site oficial e confira todas as soluções que oferecemos a você!