UP Consórcios: o novo consórcio

17/03/2022

Imagem blog

UP Consórcios: o novo consórcio

Antes de explicar o que é o UP Consórcios, vale a pena voltar um pouquinho lá no passado. Quando o primeiro grupo de consórcio foi criado, nos anos 1960, a ideia era sustentar um fundo coletivo para a aquisição do que se tornaria uma paixão nacional dali em diante: o tão sonhado automóvel.

Para garantir rentabilidade, esse fundo era aplicado em investimentos, dando maior segurança ao grupo.

Como muitas pessoas contribuíam para um mesmo fundo, nada mais justo do que sortear quem ganharia o primeiro carro. Então, surgiram as assembleias mensais.

Não demorou para que o consórcio se tornasse um sucesso, e logo os grupos se tornaram cada vez maiores. Com o passar dos anos, os responsáveis pelos grupos passaram a cobrar valores como taxa de administração e fundo de reserva, para evitar ‘surpresas’ caso algum integrante se tornasse inadimplente. E, naturalmente, outros produtos passaram a ter a própria carta de crédito do consórcio, como automóveis, imóveis e, mais tarde, serviços como viagem, estudos, reformas, cirurgia, festas e até casamento.

UP Consórcios: o novo consórcio

É em busca de inovar ainda mais no segmento que entra o UP, pronto para atender ao perfil do consumidor informado, ultraconectado, de espírito empreendedor e que está disposto a fechar um bom negócio para fazer com que o seu dinheiro seja valorizado.

Com o UP, o cliente contrata o valor da carta de crédito e seleciona o número de parcelas sem pagar o valor da taxa administrativa - que costuma ser diluída nas mensalidades em uma modalidade convencional de consórcio.

Essa taxa só passa a ser cobrada após a contemplação. Outra vantagem é que o UP não faz cobrança do fundo de reserva, taxa cobrada pelas administradoras para impedir que seja afetado por inadimplência dos consorciados. Ou seja, antes de ser contemplado, se um consorciado quiser investir em uma carta de crédito de R$ 100 mil, dividido em 100 parcelas, paga o valor integral de R$ 1.000 por mês.

Como contratar o UP

A contratação do UP é feita online, sem a necessidade de intermediação de um especialista. Basta fazer uma simulação no site, selecionar o valor total da carta de crédito, ver se a quantidade de parcelas está de acordo com o que você planeja, e confirmar a ‘compra’.

O site fornece todas as informações para ajudar durante esse procedimento. Mas, se ainda assim você tiver dúvidas, não se preocupe. Ao desistir da aquisição do UP no carrinho, um especialista da equipe SuperUP estará à disposição para responder às suas dúvidas.

Como funciona a contemplação no UP

É possível investir em uma carta de crédito pelo UP em todos os produtos: automóveis, imóveis e serviços, com exceção apenas de consórcio de motos.

Todas essas vantagens fazem do UP a opção ideal para quem quer investir em um consórcio, mas não se preocupa em ter o imóvel, automóvel ou serviço na mesma hora. Ou seja: o UP é a evolução do consórcio porque atende a quem, realmente, deseja planejar a compra.

Isso porque as mensalidades que abastecem o fundo comum dos grupos devem ficar aplicadas por mais tempo, para gerar maior rentabilidade e garantir o equilíbrio financeiro. Esse fundo é corrigido pela inflação anual e juros de investimento, para que os clientes adquiram o valor integral da carta de crédito com segurança quando contemplados.

Ah, e por falar em contemplação, existe outra diferença importante entre o UP e o consórcio comum. Como a ideia é realizar um compra planejada - e por não cobrar taxas até a contemplação, vale a pena esperar para ser contemplado. Outra possibilidade é a descontemplação: quem for sorteado, pode solicitá-la e, assim, evitar o pagamento de taxas por mais tempo.

Por isso, se a ideia é ter o automóvel, imóvel ou serviço o quanto antes, talvez valha a pena considerar uma modalidade comum de consórcio.

Gostou de conhecer as vantagens do UP? Faça uma simulação no nosso site e invista no UP Consórcios: o novo consórcio.