Você sabe quais práticas estão atrapalhando sua vida financeira? Conheça 5 hábitos para retirar do seu dia a dia. Continue nos acompanhando!
Como anda a sua vida financeira? Você consegue se manter em dia com as suas contas fixas e variáveis? Se a sua resposta foi negativa, saiba que existem alguns hábitos comuns que costumam atrapalhar a sua vida financeira.
Sendo assim, é de suma importância explorar essas práticas e o que deve ser evitado a fim de ter uma boa vida financeira. Aproveite a leitura!
A importância de ter uma boa vida financeira
Você realmente sabe a importância de ter uma boa vida financeira? Com certeza o sonho de muitos é possuir uma renda considerada estável e realizar sonhos de aquisição, como a compra de um veículo, imóvel ou viagem, por exemplo. Porém, isso só é possível com um bom planejamento financeiro.
Na verdade, você deve ter em mente que uma boa vida financeira é pautada por conhecimento, prática e muita paciência. Você não vai aprender a gerir, da melhor forma, o seu dinheiro de um dia para o outro.
Essa relação saudável com o dinheiro é fruto de bons comportamentos e ações simples que valorizam os seus ganhos. Por isso, com o tempo, você perceberá como o seu dinheiro renderá e todos os seus objetivos serão mais fáceis de alcançar.
Quais hábitos devo evitar para ter uma boa vida financeira?
Alguns hábitos seus podem estar sendo responsáveis por prejudicar a sua vida financeira. E como eles são tidos como comuns, você nem percebe como essas práticas podem ser prejudiciais. Dito isso, hoje nós trouxemos 5 hábitos que você deve evitar se quer ter uma boa vida financeira.
1- Não acompanhar a evolução da fatura do cartão de crédito
Um dos hábitos mais comuns hoje em dia é encontrar pessoas que gastam durante todo o mês no cartão de crédito e não acompanham a evolução da fatura. Ou seja, realizam diversas compras usando o limite do cartão, mas não veem como a fatura está crescendo. Assim, no dia do vencimento, raramente tem o dinheiro para quitar a dívida.
O que fazer para resolver esse problema?
A melhor forma de resolver esse tipo de problema é se planejar antes mesmo de usar o cartão de crédito. Isto é, antes de fazer uma compra usando esse limite, você deve conferir no app do banco como está a fatura atualmente e fazer uma projeção de aumento.
2 - Não formar uma reserva de emergência
Outro hábito que pode prejudicar a sua vida financeira é não formar uma reserva de emergência. Afinal, no dia a dia, é cada vez mais comum se deparar com algum imprevisto ou situação totalmente inesperada.
Se você não tem um fundo de emergência, provavelmente, diante de alguma urgência, você pode comprometer o único cartão de crédito que tem e prejudicar totalmente a sua vida financeira.
O que fazer para resolver esse problema?
Comece com pouco! Muitos se enganam quando pensam que o fundo de emergência já deve começar com um valor alto. Inicie essa reserva com o pouco que tem, mas comece. O importante é ter algum valor guardado para quando uma conta chega de modo inesperado, o gás de cozinha acaba ou você precisa comprar algo com uma certa urgência, por exemplo.
3 – Desperdiçar o seu dinheiro
Quando falamos em desperdício de dinheiro, automaticamente a maioria das pessoas pensa em gastos com lazer. Porém, a diversão é algo natural e necessário para a vida de todos. O desperdício é algo além do que precisa, ou seja, fazer todas as refeições fora de casa, sair todos os dias da semana e não haver nenhum controle sobre tudo isso.
O que fazer para resolver esse problema?
Para ter uma boa vida financeira, selecione as suas prioridades e veja o que pode ser cortado ou não. Por exemplo, se você gosta de almoçar fora, prefira fazer isso uma vez na semana, ao invés de 3 vezes. Antes de sair, escolha um dia na semana para fazer isso. Aqui, a palavra-chave é a concessão.
4 – Não ter objetivos bem definidos
Você precisa ter bem definido na sua vida quais são os seus objetivos. De nada adianta juntar dinheiro, por exemplo, se não tem uma meta para isso, seja uma compra ou um investimento. No final das contas, esse dinheiro será destinado para algo que não tem necessidade. Além disso, destaca-se que esses objetivos devem ser de curto, médio e longo prazo.
O que fazer para resolver esse problema?
Elabora uma lista de metas pessoais. A fim de resolver este problema, você deve estabelecer as suas metas a curto, médio e longo prazo. Afinal, é necessário decidir qual o destino do seu dinheiro antes mesmo de guardá-lo. Além disso, coloque em prática a organização do seu dinheiro, separando a quantia exata das contas fixas (gás, luz, água etc.) e do seu lazer.
5 – Não se planejar
Por fim, o último hábito que pode prejudicar a sua vida financeira é a falta de planejamento. Ou seja, se você tem o costume de realizar compras sem se planejar antes, saiba que isso impede a sua evolução financeira. É necessário ter um olhar crítico para esse tipo de prática.
O que fazer para resolver esse problema?
Antes de alguma aquisição, pesquise as modalidades de compra mais agradáveis a longo prazo. O consórcio é um ótimo exemplo disso, pois permite que você se planeje e compre um bem ou serviço de alto valor sem comprometer muito a sua renda mensal. Se você deseja investir em um consórcio, saiba que o UP Consórcios é a melhor opção.
O consórcio UP é um modo de antecipar a sua aquisição de bens ou serviços de uma forma muito segura e simples. Dito isso, saiba que o UP Consórcios é o consórcio ideal para todos que desejam flexibilidade e um aliado para o dia a dia. Faça uma simulação e dê aquele UP!