Como fazer um Consórcio de Carros usados?

17/03/2022

Imagem blog

Como fazer um Consórcio de Carros usados?

Precisa de ajuda para comprar carros usados? Você está no lugar certo. 

Neste artigo, destacamos quase todos os aspectos da compra de um carro usado. Confira também como entrar no consórcio de carros usados para obter muitas vantagens de compra. 

Cuidados antes de entrar no Consórcio de Carros usados

1. Quanto você pode pagar pelo carro usado?

A situação financeira de todos é diferente, mas uma boa regra para um orçamento de carro usado é que seu pagamento mensal não deve ser superior a 10% do seu salário líquido. 

Você não quer ir além disso, porque também terá que levar em consideração os custos de combustível e seguro, que muitas pessoas tendem a ignorar. Estimamos esses custos em mais 7% do seu salário líquido. Então, tudo somado, você está olhando para um orçamento total de carros usados ​​que é inferior a 20% do seu salário líquido mensal.

Como fazer um Consórcio de Carros usados?

2. Encontre/Escolha o Carro Certo

Ao ponderar sobre qual modelo de veículo comprar, pense nas principais razões pelas quais você o usará. Você tem um longo trajeto para o trabalho? 

Considere algo eficiente em termos de combustível. Você precisa rebocar um trailer de vez em quando? Olhe para caminhões e SUVs maiores. Em geral, você descobrirá que os veículos mais populares tendem a manter seu valor melhor, o que significa que os preços serão mais altos do que aqueles com os quais eles competem. Portanto, se você deseja economizar, compre mais de uma marca. Sugerimos fazer uma lista de três carros que atendam às suas necessidades e se enquadrem no seu orçamento. A lista de "melhores carros populares" da UP Consórcios é um ótimo lugar para começar a busca.

3. Encontre o preço que você deve pagar

Você precisará saber o valor de mercado do carro, a fim de determinar o preço certo a pagar. Use a ferramenta de valores de carros usados para inserir as opções que seu veículo em potencial tem e, em seguida, dê uma olhada no preço de varejo do revendedor ou no preço de particular, dependendo de quem o está vendendo. 

Quando você estiver no inventário de carros usados​, verá que a maioria dos preços são rotulados como Justo, Bom ou Ótimo. Esses rótulos são baseados na porcentagem do valor de mercado, o que facilita a identificação rápida das melhores ofertas.

4. Verifique o histórico do veículo

Obter um relatório do histórico do veículo é um passo importante a ser dado antes de avançar na compra de um carro usado. Ele contém informações sobre quantos proprietários o veículo teve, de onde veio e, o mais importante, se foi em um acidente. Use esses relatórios para filtrar rapidamente os veículos com títulos de salvamento ou inconsistências no odômetro. 

Qualquer relatório do histórico do veículo pode ajudá-lo a ter a certeza de que o carro que você está prestes a comprar foi mantido adequadamente e não sofreu um acidente horrível. Algumas concessionárias fornecerão um relatório gratuito em seu site. Caso contrário, você terá que pagar por eles. 

5. Entre em contato com o vendedor

Se você planeja comprar de um vendedor particular, ligue para eles antes de marcar qualquer horário para um test drive. Você poderá estabelecer um relacionamento com o vendedor e verificar as informações sobre o carro. Além disso, certifique-se de perguntar por que eles decidiram vendê-lo ou se ele tem algum problema mecânico. 

Se você tiver uma sensação estranha, como a pessoa que não sabe sobre o histórico de seu carro, pode ser uma bandeira vermelha e pode ser melhor passar para outro veículo. E se você estiver comprando em uma concessionária, um telefonema (ou texto) é a melhor maneira de garantir que o carro ainda esteja em estoque.

6. Faça um Test Drive

Testar um carro usado é a melhor maneira de saber se ele atenderá às suas necessidades e atenderá às suas expectativas. Você também poderá avaliar a condição deste carro em particular. Há uma série de coisas a serem consideradas em um test drive , mas no geral você deve avaliar o conforto do veículo, a facilidade de visualização e se o motor tem potência suficiente para suas necessidades.

7. Negociando o Melhor Preço

É um pouco mais difícil negociar um carro usado, pois os níveis de condição - e os preços - podem variar muito de um carro para outro. Dito isso, negociar não precisa ser uma experiência traumática e prolongada. Se você evitar fazer ofertas "lowball" irreais e tiver um plano, é provável que você possa fazer um acordo com bastante rapidez e facilidade.

Decida com antecedência quanto você está disposto a gastar para comprar o carro, mas não revele esse número em sua discussão. Faça uma oferta inicial que seja inferior ao seu preço máximo, mas no estádio com base em sua pesquisa de preço médio pago. Explique que você pesquisou os valores, então você tem fatos para apoiar sua oferta. Se você e o vendedor chegarem a um preço que lhe pareça bom e esteja próximo do preço médio pago, você provavelmente estará em boa forma.

Consórcio de Carros usados: como fazer?

Veja como funciona o consórcio de carros usados: um administrador autorizado pelo banco central é responsável por agrupar as pessoas interessadas em comprar um carro usado - lembre-se, deve haver um número mínimo de pessoas no grupo para o sorteio mensal.

Somente quando o grupo atingir esse número é que os integrantes começam a pagar as mensalidades, sorteiam pelo menos um integrante por mês e recebem uma carta de crédito para a compra do carro.

Além disso, você pode oferecer lances que são uma forma de conquistar seu carro usado sem esperar pelo sorteio.

Para que os membros obtenham a carta de crédito a ser emitida em assembleia, deverão pagar em dia uma mensalidade de acordo com o prazo e valor acordado com a administradora.

Após atingir esta importante conquista, o consorciado poderá obter o carro que sempre quis conquistar ou, se desejar, poderá resgatar seu dinheiro ao final do grupo.

A UP se propõe a ser uma forma de compra moderna, prática e simples, adequada para você que precisa cuidar melhor do seu dinheiro. 

Não necessita de intermediários, tem simplicidade e autonomia na escolha do seu plano e não tem burocracia: está tudo na Internet. Não perca mais tempo Faça sua simulação aqui no UP Consórcios!