Como frear o consumo na quarentena

17/03/2022

Imagem blog

Como frear o consumo na quarentena

A atual realidade econômica brasileira é que, em novembro de 2019, o total de inadimplentes no Brasil, pessoas com contas em atraso, ficou em 63,8 milhões. Não é à toa que renegociar dívidas é um dos temas de finanças mais buscados na internet hoje. 

A pandemia do novo coronavírus agravou ainda mais esse cenário e o planejamento financeiro se tornou uma ação importante pra todo mundo. Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que o número de famílias com dívidas em cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro alcançou 66,6%.

Trata-se este de um novo recorde, o maior percentual desde janeiro de 2010. Diante disso, é essencial realizar um planejamento antecipado do orçamento familiar neste período de quarentena. E colocar as finanças pessoais na ponta do lápis, principalmente diante da ameaça de retração econômica. Confira este artigo! 

Como frear o consumo na quarentena

Confira algumas ações que podem ser colocados em prática no dia-a-dia e que ajudam (e muito!) a dar uma economizada durante a quarentena. 

Não deixe o carregador ligado

Ninguém tira o carregador da tomada, essa é uma verdade. Mas, o que eu posso te adiantar é que, sob hipótese nenhuma deixe o carregador de celular, nem qualquer outro, na tomada sem o que aparelho esteja carregando. Fique atento ao momento que o aparelho carregar completamente e desligue em seguida. Essa ação é significativa quando você quer reduzir o gasto com energia e evita acidentes domésticos, como choques.  

Escolha lâmpadas LED

Faça trocas de suas lâmpadas antigas pelas de LED. Além de durar mais, as lâmpadas de LED consomem até 80% menos do que as convencionais. Esse investimento pode ser mais caro, porém, vale a pena a médio prazo. 

Evite as funções standby e tire o aparelho da tomada

Aparelhos  na função “standby” - o modo espera - além de tenderem a ficar obsoletos mais rápidos, ocasiona gastos desnecessário. Se você não utiliza o equipamento eletrônico, não há motivo para deixá-lo ligado. O mais aconselhado é tirar o eletrodoméstico da tomada quando não estiver em uso - como aparelhos de som. 

A função “timer” é uma aliada da economia

Se você gosta de dormir com o barulhinho da televisão, a forma mais adequada de evitar gastos desnecessários de energia é utilizar a função timer, que irá especificar em quanto tempo o aparelho será desligado. 

Regule o ar condicionado

Sim! É possível utilizar de o ar-condicionado e, mesmo assim, ser econômico. A dica é deixar o aparelho em uma temperatura estável, entre 23ºC e 25º. 

Se não for usar o computador, desligue

Se você passar mais de uma hora longe do computador, é muito recomendado ligá-lo e desligá-lo de acordo com o uso. O monitor, além disso, pode ser desligado sempre que o usuário estiver ausente. O uso de laptops, se possível, é mais recomendado. 

Aproveite a luz natural e seja criativo

Tente aproveitar a iluminação natural da casa e só faça uso de luz elétrica quando necessário. Se for possível, que tal re-arranjar o posicionamento de alguns móveis para melhorar o aproveitamento de luz natural? São mudanças que além de reduzirem os gastos elétricos, dão uma nova aparência para a casa.

Confira a potência do aparelho

É possível verificar a eficiência dos aparelhos antes de finalizar as compras. Só é preciso que você olhe o selo Procel da eficiência energética. Estude o manual e tire dúvidas com vendedores antes de escolher o equipamento. Isso poderá ajudar, e muito, na redução de consumo de energia.

Nós do UP Consórcios estamos lado a lado com você nesta crise econômica, pode contar com a gente para conquistar seu primeiro imóvel, investir com consórcio, comprar um carro, dar um UP na sua casa com uma reforma e muito mais. 


Até a próxima!