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04/2022

Como funciona a analise de credito de um consorcio de imóvel?

Como funciona a analise de credito de um consorcio de imóvel?

O consórcio é uma alternativa mais simples que outros tipos de compras. Para que você entender melhor, destacamos as etapas mais importantes de análise de crédito.

O sistema de consórcio é uma alternativa acessível e mais simples do que outros tipos de compras. É possível que os membros do consórcio tenham o direito de utilizar a sua carta de crédito de acordo com o valor e categoria acordada. Além disso, é necessária uma análise de crédito para garantir o pagamento adequado das parcelas em aberto inerentes ao ativo e para resguardar a saúde financeira do grupo e evitar prejuízos ao grupo.

Este procedimento é realizado pelo próprio administrador e avalia todos os requisitos necessários para obtenção da mercadoria para a sua segurança e do seu consórcio. O processo inclui a verificação de uma lista completa de documentos relativos à política de crédito da Administradora.

Para que você possa entender melhor, destacamos as etapas mais importantes de análise de crédito de um consórcio de imóvel. 

Quais documentos são necessários para uma análise de crédito de consórcio de imóvel?

Para realizar este procedimento, o administrador necessita de alguns documentos específicos para conceder a carta de crédito do consorciado.

Para iniciar o processo de análise de crédito, é fundamental que o consorciado não tenha quaisquer obrigações financeiras em aberto (se houver) adquiridas no momento da adesão em razão do esquema contratual, caso essas obrigações não sejam eliminadas com a oferta. Por exemplo, podemos citar a regularização das parcelas do plano (caso estejam sendo feitas entradas em grupo) ou plano de redução  (optar por reduzir as parcelas).

No entanto, o mais indicado para agilizar o processo de revisão é que os membros do consórcio enviem todos os documentos de uma só vez. No entanto, nada impede que os administradores solicitem documentos adicionais para complementar a avaliação.

Confira abaixo alguns itens da documentação para cada etapa e qual documento deve ser fornecido para que seu processo seja analisado e aprovado!

Como funciona a analise de credito de um consorcio de imovel?

Análise cadastral

O objetivo da análise cadastral é conferir as condições de identificação e crédito do consorciado após ser contemplado. No caso de pessoas físicas, alguns documentos típicos exigidos são:

  • Formulário preenchido com a ficha de atualização cadastral;
  • Cópia do documento de identificação;
  • Cópia do CPF;
  • Cópia do comprovante de estado civil;
  • Cópia do comprovante de rendimentos;
  • Cópia do comprovante de residência atual e em nome do consorciado e 2 vias assinadas do contrato de alienação (se for consorciado de grupo de bem móvel).

Para participantes que são casados, é necessário apresentar a documentação de identificação em relação ao cônjuge, obrigatoriamente.

Além disso, há uma análise referente à capacidade de pagamento. Os documentos que são exigidos para análise de crédito de consórcio de imóvel vão variar de acordo com a condição empregatícia, então, vale a pena conferir em qual caso você se encaixa.

Para o comprovante de rendimentos, é necessário identificar qual categoria profissional é a profissão do consorciado.

Assalariado ou funcionários em empresa / órgão público

  • Cópia dos 3 últimos holerites/contracheques;
  • Cópia da carteira de trabalho (com foto, qualificação civil, contrato de trabalho, anotações gerais e alteração salarial atualizada).

Funcionário ou servidor público

  • Cópia dos 3 últimos holerites/contracheques e;
  • Cópia da Declaração de Imposto de Renda ano-base anterior, com comprovação de entrega no prazo.

Aposentado ou pensionista

  • Cópia dos 3 últimos extratos de pagamento (e valor bruto do benefício, no caso de recebimento do INSS) e/ou;
  • Cópia da Declaração de Imposto de Renda ano-base anterior e/ou;
  • Extrato bancário da conta-corrente nos últimos 3 meses, completo.

Locador

  • Cópia do IPTU pago do ano corrente em nome do garantido;
  • Cópia do contrato de locação, com no mínimo 1 ano e firma reconhecida e;
  • Extrato bancário da conta-corrente nos últimos 3 meses;

Ou;

Produtor rural

  • Cópia do cartão de produtor rural válido e com última atualização;
  • Extrato bancário dos últimos 3 meses e
  • Cópia da Declaração de Imposto de Renda ano-base anterior.

Autônomo ou profissional liberal

  • Cópia da Declaração de Imposto de Renda ano-base anterior e;
  • Extrato bancário da conta de pessoa física dos últimos 3 meses.

Ou;

  • Cópia do contrato de prestação de serviços, com firma reconhecida por ambas as partes e;
  • Extrato bancário da conta de pessoa física dos últimos 3 meses.

Ou;

  • Declaração da empresa em que presta serviço, com papel timbrado, CNPJ e assinado por contador responsável com registro ativo no CRC e;
  • Extrato bancário da conta de pessoa física dos últimos 3 meses 

Ou;

  • Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA) e;
  • Extrato bancário da conta de pessoa física dos últimos 3 meses.

Microempreendedor Individual (MEI)

  • Cópia do Certificado Condição do Microempreendedor;
  • Extrato bancário da conta de pessoa física dos últimos 3 meses e;
  • Cópia da Declaração de Imposto de Renda ano-base anterior.

Sócio ou acionista

  • Cópia do Contrato Social e Última Alteração Contratual consolidada ou toda a cadeia societária;
  • Extrato bancário da conta de pessoa física dos últimos 3 meses;
  • Cópia da Declaração de Imposto de Renda ano-base anterior

Ou;

  • Pró-labore dos últimos 3 meses, com DARF e seus respectivos pagamentos;
  • Extrato bancário da conta de pessoa física dos últimos 3 meses e
  • Cópia da Declaração de Imposto de Renda ano-base anterior.

Como ter a análise de crédito aprovada no Consórcio 

O papel do administrador do consórcio é fornecer-lhe as condições para realizar a sua tão esperada aquisição do imóvel. Por isso, vale entender o que faz uma análise de crédito de consórcio ser aprovada. Confira os 3 fatores mais importantes nesse sentido.

1. Documentação suficiente

Em cada caso, todos os documentos necessários devem ser fornecidos. Se algum documento estiver faltando, o processo de revisão não prosseguirá. Além disso, em alguns casos, a empresa pode exigir documentação adicional.

2. Capacidade de pagamento

Outro fator para aprovação é a acessibilidade. O administrador verificará sua renda e confirmará se é suficiente para cobrir a parcela. Caso não seja possível, poderão ser considerados os rendimentos do cônjuge, do participante e/ou mesmo a utilização de fiador, a pedido do administrador.

3. Baixos riscos para o grupo

O principal objetivo da análise de crédito do consórcio é evitar que o grupo assuma risco. Se o seu perfil atende aos requisitos do administrador, as chances de aprovação são maiores.

Pode acontecer de a sua análise de crédito em consórcio ser negada. Novamente, vale lembrar que o papel da administradora é viabilizar o seu caminho até a conquista do tão esperado bem.

Faça uma simulação no UP Consórcios você consegue entender como funciona a análise de crédito do seu bem. E sem contar que aqui no UP você encontra as melhores condições do mercado para conquistar seu bem.

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O sistema de consórcio é uma alternativa acessível e mais simples do que outros tipos de compras. É possível que os membros do consórcio tenham o direito de utilizar a sua carta de crédito de acordo com o valor e categoria acordada. Além disso, é necessária uma análise de crédito para garantir o pagamento adequado das parcelas em aberto inerentes ao ativo e para resguardar a saúde financeira do grupo e evitar prejuízos ao grupo.

Este procedimento é realizado pelo próprio administrador e avalia todos os requisitos necessários para obtenção da mercadoria para a sua segurança e do seu consórcio. O processo inclui a verificação de uma lista completa de documentos relativos à política de crédito da Administradora.

Para que você possa entender melhor, destacamos as etapas mais importantes de análise de crédito de um consórcio de imóvel. 

Quais documentos são necessários para uma análise de crédito de consórcio de imóvel?

Para realizar este procedimento, o administrador necessita de alguns documentos específicos para conceder a carta de crédito do consorciado.

Para iniciar o processo de análise de crédito, é fundamental que o consorciado não tenha quaisquer obrigações financeiras em aberto (se houver) adquiridas no momento da adesão em razão do esquema contratual, caso essas obrigações não sejam eliminadas com a oferta. Por exemplo, podemos citar a regularização das parcelas do plano (caso estejam sendo feitas entradas em grupo) ou plano de redução  (optar por reduzir as parcelas).

No entanto, o mais indicado para agilizar o processo de revisão é que os membros do consórcio enviem todos os documentos de uma só vez. No entanto, nada impede que os administradores solicitem documentos adicionais para complementar a avaliação.

Confira abaixo alguns itens da documentação para cada etapa e qual documento deve ser fornecido para que seu processo seja analisado e aprovado!

Como funciona a analise de credito de um consorcio de imovel?

Análise cadastral

O objetivo da análise cadastral é conferir as condições de identificação e crédito do consorciado após ser contemplado. No caso de pessoas físicas, alguns documentos típicos exigidos são:

  • Formulário preenchido com a ficha de atualização cadastral;
  • Cópia do documento de identificação;
  • Cópia do CPF;
  • Cópia do comprovante de estado civil;
  • Cópia do comprovante de rendimentos;
  • Cópia do comprovante de residência atual e em nome do consorciado e 2 vias assinadas do contrato de alienação (se for consorciado de grupo de bem móvel).

Para participantes que são casados, é necessário apresentar a documentação de identificação em relação ao cônjuge, obrigatoriamente.

Além disso, há uma análise referente à capacidade de pagamento. Os documentos que são exigidos para análise de crédito de consórcio de imóvel vão variar de acordo com a condição empregatícia, então, vale a pena conferir em qual caso você se encaixa.

Para o comprovante de rendimentos, é necessário identificar qual categoria profissional é a profissão do consorciado.

Assalariado ou funcionários em empresa / órgão público

  • Cópia dos 3 últimos holerites/contracheques;
  • Cópia da carteira de trabalho (com foto, qualificação civil, contrato de trabalho, anotações gerais e alteração salarial atualizada).

Funcionário ou servidor público

  • Cópia dos 3 últimos holerites/contracheques e;
  • Cópia da Declaração de Imposto de Renda ano-base anterior, com comprovação de entrega no prazo.

Aposentado ou pensionista

  • Cópia dos 3 últimos extratos de pagamento (e valor bruto do benefício, no caso de recebimento do INSS) e/ou;
  • Cópia da Declaração de Imposto de Renda ano-base anterior e/ou;
  • Extrato bancário da conta-corrente nos últimos 3 meses, completo.

Locador

  • Cópia do IPTU pago do ano corrente em nome do garantido;
  • Cópia do contrato de locação, com no mínimo 1 ano e firma reconhecida e;
  • Extrato bancário da conta-corrente nos últimos 3 meses;

Ou;

Produtor rural

  • Cópia do cartão de produtor rural válido e com última atualização;
  • Extrato bancário dos últimos 3 meses e
  • Cópia da Declaração de Imposto de Renda ano-base anterior.

Autônomo ou profissional liberal

  • Cópia da Declaração de Imposto de Renda ano-base anterior e;
  • Extrato bancário da conta de pessoa física dos últimos 3 meses.

Ou;

  • Cópia do contrato de prestação de serviços, com firma reconhecida por ambas as partes e;
  • Extrato bancário da conta de pessoa física dos últimos 3 meses.

Ou;

  • Declaração da empresa em que presta serviço, com papel timbrado, CNPJ e assinado por contador responsável com registro ativo no CRC e;
  • Extrato bancário da conta de pessoa física dos últimos 3 meses 

Ou;

  • Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA) e;
  • Extrato bancário da conta de pessoa física dos últimos 3 meses.

Microempreendedor Individual (MEI)

  • Cópia do Certificado Condição do Microempreendedor;
  • Extrato bancário da conta de pessoa física dos últimos 3 meses e;
  • Cópia da Declaração de Imposto de Renda ano-base anterior.

Sócio ou acionista

  • Cópia do Contrato Social e Última Alteração Contratual consolidada ou toda a cadeia societária;
  • Extrato bancário da conta de pessoa física dos últimos 3 meses;
  • Cópia da Declaração de Imposto de Renda ano-base anterior

Ou;

  • Pró-labore dos últimos 3 meses, com DARF e seus respectivos pagamentos;
  • Extrato bancário da conta de pessoa física dos últimos 3 meses e
  • Cópia da Declaração de Imposto de Renda ano-base anterior.

Como ter a análise de crédito aprovada no Consórcio 

O papel do administrador do consórcio é fornecer-lhe as condições para realizar a sua tão esperada aquisição do imóvel. Por isso, vale entender o que faz uma análise de crédito de consórcio ser aprovada. Confira os 3 fatores mais importantes nesse sentido.

1. Documentação suficiente

Em cada caso, todos os documentos necessários devem ser fornecidos. Se algum documento estiver faltando, o processo de revisão não prosseguirá. Além disso, em alguns casos, a empresa pode exigir documentação adicional.

2. Capacidade de pagamento

Outro fator para aprovação é a acessibilidade. O administrador verificará sua renda e confirmará se é suficiente para cobrir a parcela. Caso não seja possível, poderão ser considerados os rendimentos do cônjuge, do participante e/ou mesmo a utilização de fiador, a pedido do administrador.

3. Baixos riscos para o grupo

O principal objetivo da análise de crédito do consórcio é evitar que o grupo assuma risco. Se o seu perfil atende aos requisitos do administrador, as chances de aprovação são maiores.

Pode acontecer de a sua análise de crédito em consórcio ser negada. Novamente, vale lembrar que o papel da administradora é viabilizar o seu caminho até a conquista do tão esperado bem.

Faça uma simulação no UP Consórcios você consegue entender como funciona a análise de crédito do seu bem. E sem contar que aqui no UP você encontra as melhores condições do mercado para conquistar seu bem.

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