Como funciona o Autofinanciamento no Consórcio?

17/03/2022

Imagem blog

Como funciona o Autofinanciamento no Consórcio?

Você quer comprar um imóvel ou atingir algum outro objetivo pessoal? Claro, que  isso depende do momento da sua vida. Talvez seja um carro, uma motocicleta ou até mesmo um caminhão. Você pode até querer viajar, fazer uma cirurgia plástica ou adquirir outros serviços.

De modo geral, economizar dinheiro para fazer uma compra de alto valor à vista não é fácil, vamos confessar né ? 

Sem falar que o crédito bancário (financiamento bancário) pode ser muito alto, principalmente em tempos de crise. Portanto, a saída mais sábia e sustentável pode ser o autofinanciamento no consórcio!

Embora seja baseado em práticas antigas, este é um conceito muito moderno. A ideia do autofinanciamento é que o próprio consumidor consiga atingir seus objetivos e economizar com outras pessoas que desejam as mesmas coisas. Além do custo bem menor, também pode trazer outras vantagens, desde que sejam tomados os cuidados necessários, como redução de burocracia e segurança.

Entenda como funciona o autofinanciamento no consórcio e conheça as melhores oportunidades!

como-funciona-o-autofinanciamento-no-consorcio

Autofinanciamento no Consórcio: entenda como funciona

Como o nome indica, o autofinanciamento é fornecer fundos para suas próprias realizações, sem a necessidade de outras pessoas ou instituições para emprestar qualquer quantia. 

No entanto, vamos lá: isso não significa arcar com todas as despesas à vista, ok? O autofinanciamento do grupo é uma das principais características do consórcio.

Imagine um grupo de 30 amigos reunidos para comprar um produto no valor de 30.000 reais cada. Todos os meses, todos vão doar mil reais para que um dos integrantes receba o dinheiro e compre suas mercadorias. 

Portanto, todo mês alguém atinge seus objetivos. Nesse ritmo, todos se beneficiarão ao final dos 30 meses. Esta é a base para o funcionamento do consórcio.

Em um consórcio, um grupo de pessoas reúne e economiza uma certa quantia de dinheiro todo mês para atingir o número ideal de meses para alcançar o valor dos bens que deseja obter. 

Principais vantagens do Autofinanciamento no Consórcio:

Quando se opta por esta modalidade de financiamento, torna-se possível fazer compras sem a necessidade de empréstimos bancários. No consórcio, alguns benefícios são:

  • Não há cobrança de altos juros;
  • Não há o pagamento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF);
  • Sem burocracia na entrega de documentos;
  • Não será necessário aguardar a análise de crédito;
  • Não precisará fornecer um valor de entrada;
  • Adeus às taxas bancárias.

Os membros do autofinanciamento no consórcio são pessoas que desejam comprar bens na mesma categoria: automóveis, imóveis ou serviços. Assim, pagam ao administrador uma taxa mensal para atingir seus objetivos. Esse dinheiro forma um fundo mútuo, que é usado para fornecer fundos auto-arrecadados para cada membro do consórcio do grupo.

UP Consórcios: como funciona o Autofinanciamento no Consórcio? 

O consórcio é o facilitador de suas conquistas, afinal, ele oferece a possibilidade de constituir patrimônio de médio a longo prazo por meio de parcelas flexíveis. 

No consórcio, outra vantagem que vale ressaltar é que funciona como forma de crédito, mas não cobra taxa de financiamento, ou seja, altos juros. Nesses tipos de negociações, no final, os juros muitas vezes dificultam a construção de ativos, especialmente para os jovens que estão começando. 

Trata-se de um sistema que funciona como uma poupança turbinada, mas com a diferença de que é bem mais segura, já que você não guarda o dinheiro por conta com o risco de precisar usar na hora do aperto. Você possibilita que a  administradora gerencie o capital e garanta sua atualização, ou seja, a carta de crédito é reajustada para garantir o poder de compra do consorciado.

Não há burocracia no momento da adesão. Durante o período de consórcio, ele poderá até trocar de carta de crédito: caso sinta que as parcelas pesam em seu orçamento, a opção é uma carta de crédito mais barata, ou se precisar  vendê-la para outro consorciado ou pessoa interessada.

Após ser contemplado, ele poderá escolher o bem que quiser dentro da categoria do grupo escolhido (imóvel ou veículo), optar por um modelo mais barato ou mais caro (completando a diferença); ou, outra opção, comprar outro tipo de veículo no lugar de um carro. Da mesma maneira, com o consórcio de imóvel: poderá comprar casa, apartamento, terreno ou chácara, em qualquer local que escolher. 

Carta de crédito no consórcio

Conquistar a carta de crédito é a parte mais esperada quando se entra no consórcio. Para consegui-lo, é preciso frequentar as assembleias, cujo objetivo é determinar quem ganha crédito pela compra da mercadoria - a loteria é realizada entre os integrantes do grupo.

Ao pagar todas as parcelas do consórcio, todos conseguem atingir seus objetivos, mas alguns podem ser contemplados mais rápido. 

Com muitas pessoas reunidas, temos equilíbrio suficiente para considerar algumas cotas, não apenas uma. Esse processo realizado durante a reunião mensal oferece oportunidades iguais para todos os participantes que pagam em dia.

Outra alternativa que pode ser considerada previsível é oferecer lances com uma porcentagem do valor do crédito.

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado e as melhores condições. Então não perca mais tempo  Simule, compare e compre