Como saber se a empresa de consórcio é confiável?

02/05/2022

Imagem blog

Como saber se a empresa de consórcio é confiável?

Neste artigo, nós trouxemos as melhores dicas para você saber identificar se a empresa de consórcio é confiável para você investir sem dores de cabeça! Saiba mais!

Participar de um consórcio é uma decisão importante para quem o faz, pois precisa ser feito com muita segurança.

Por se tratar de uma decisão muito importante, você precisa saber se o administrador do consórcio que você está participando é confiável. Afinal, é uma parceria que pode durar anos e, na maioria das vezes, representa a realização de uma grande conquista. Nesta etapa, a pesquisa é a melhor amiga para evitar as inúmeras fraudes que infelizmente acontecem por aí.

3 Dicas para saber se a empresa de consórcio é confiável

1. Pesquise sobre a empresa de consórcio 

Leia o contrato com atenção. Tenha cuidado ao comprar uma carta de crédito que já foi contemplada. Primeiro, o administrador precisa ser autorizado pelo banco central, que é o órgão fiscalizador de todos os consórcios do país.

Encontrar essas informações é tão simples quanto visitar o site do banco central. Na seção Perfil de Cidadania, você encontra o tópico Consórcios e Administradores com uma lista de empresas por segmento de mercado.

Se a instituição que você procura não aparece nesta lista, significa que nada foi feito e não está autorizado a funcionar.

Se estiver na lista, fique atento a informações importantes, como taxas de administração, para ver se a empresa oferece vantagem sobre seus concorrentes, mas também certifique-se de cumprir as taxas de inadimplência para garantir a saúde financeira do consórcio. Além desta pesquisa, é aconselhável verificar se a empresa possui muitas reclamações, entre em contato com o Procon da região.

Como saber se a empresa de consórcio é confiável?

2. Leia o contrato minuciosamente

Quer saber se uma empresa de consórcio é confiável? Por favor, leia todos os termos cuidadosamente antes de assinar o contrato de adesão.

A taxa de administração deve ser bem clara, o número total de parcelas e as regras a serem consideradas.

Se houver outras taxas, tente ser claro, pois os administradores não podem cobrar taxas de associação. Não leve suas dúvidas para casa.

Muitas vezes, o consorciado vencedor decide transferir a carta de crédito para outra pessoa pelo dinheiro.

Os especialistas não recomendam essa prática, pois aumenta as chances de ser enganado, mas se a pessoa ainda decidir fechar a transação, deve redobrar os cuidados acima, entrar em contato com o administrador para confirmar a autenticidade da carta de crédito, caso seja realmente considerado.

Com o contrato em mãos, identifique as parcelas em falta e as taxas de transferência, se houver, verifique quem é o responsável pelo pagamento das taxas.

3. Compare empresas de consórcio 

Para fechar nossas dicas, compare se um novo consórcio teria uma vantagem de segurança ou mesmo financeira.

É por todos esses motivos que é imperativo escolher o administrador de um consórcio que você está contratando.

Priorize empresas combinadas que tenham um legado no campo e que possam lhe dar toda a confiança necessária para alcançar suas realizações.

Por que fazer um UP Consórcios? 

O consórcio é um investimento seguro, regulamentado pelo Banco Central. O importante é certificar-se de que a administradora está credenciada para realizar o negócio (no próprio site do Banco Central).

Por conta da desvalorização da caderneta de poupança, o consórcio tornou-se a maneira mais segura de poupar e aumentar seu patrimônio. O dinheiro fica bem guardado durante todo o processo, passa por reajustes e, ao final, o consorciado vai receber sua recompensa na forma do bem almejado.

Outra questão a considerar é que a carta contemplada, porém não utilizada, fica em um fundo de investimento de curto prazo, oferecendo rendimentos mensais. A grande sacada aqui é que o consorciado tem rendimentos sobre o crédito contratado, ou seja, se ele foi contemplado em uma carta de 200 mil, por exemplo, e pagou apenas 40 mil reais, ainda assim os rendimentos são sobre o crédito disponível. Imagine tirar aqueles 40 mil investidos em um fundo, usar como lance em uma carta de 200 mil e passar a receber rendimentos sobre os 200 mil? Ainda acha que consórcio não é investimento?

Dessa forma, o que acontece no consórcio é isso: é possível poupar e receber o dinheiro poupado ao final de tudo, seja na forma de um bem, seja na forma de dinheiro (apenas a taxa administrativa não é devolvida).

UP Consórcios é ideal para suas conquistas!

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da poupança. 

Com o UP Consórcios você pode adquirir bens (carros e imóveis) e serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, entre outros), com planos de 20 a 180 parcelas. 

No UP Consórcios você tira seus objetivos do papel sem nenhuma dor de cabeça, tudo de forma simples e rápida. Simule e comprove