Já ouviu falar em saúde financeira? Saiba a importância

18/04/2022

Imagem blog

Já ouviu falar em saúde financeira? Saiba a importância

Como anda sua saúde financeira? Saiba que é de extrema importância se atentar as suas finanças. Preparamos um artigo falando sobre isso especialmente para você!

Apesar de sua importância na vida de todos, a saúde financeira é muitas vezes algo que muitos não conseguem aprender, ou mesmo cuidar, ao longo da vida. A saúde financeira é a capacidade de colocar em prática uma compreensão prática e teórica de todos os diferentes aspectos da gestão do dinheiro.

Um bom senso de educação financeira inclui compreensão em todas as diferentes maneiras que o dinheiro desempenha em nossas vidas. Isso inclui questões pessoais de gerenciamento de dinheiro pessoal, com orçamento, investimento e economia. Essas habilidades financeiras pessoais são incrivelmente importantes para tomar decisões bem informadas com seu dinheiro em todas as áreas da vida. Aqui reside a importância da saúde financeira, pois criar metas monetárias e aprender diferentes métodos de orçamento o mais cedo possível torna mais provável que eles se manifestem em uma boa situação econômica.

A educação financeira também deve incluir uma visão geral dos conceitos mais importantes quando se trata de dinheiro e do estado geral da economia. Conceitos como recessão, inflação, deflação e bolhas de mercado pertencem à macroeconomia, mas podem ter um efeito importante em questões financeiras pessoais.

Confira as 5 principais razões pelas quais a saúde financeira é tão importante para alcançar grandes objetivos! 

5 motivos para cuidar da saúde financeira 

1) Será mais fácil entender as suas possibilidades financeiras atuais!

Com todas as mudanças na cultura e na tecnologia, a maneira como usamos e gastamos dinheiro está evoluindo em um ritmo cada vez mais rápido. 

Muitos dos sistemas de compra e venda que usamos surgiram apenas nas últimas décadas, e o cenário da economia continua a evoluir. Desenvolver uma consciência dos sistemas econômicos o mais cedo possível torna muito mais fácil manter-se atualizado com essas tendências em rápida mudança. Compreender conceitos como moeda e negociação significa que você não correrá o risco de ser arrastado por novas possibilidades, como bancos online e criptomoedas. Aqui mesmo que mora a importância da educação financeira nas escolas quando se trata de educação financeira que dura para a vida toda. 

2) A educação financeira permite que você aproveite ao máximo as tendências 

Receber uma educação completa em questões de dinheiro e economia coloca você como indivíduo em posição de tirar o máximo proveito de quaisquer tendências que estejam ocorrendo na economia. Saber identificar situações econômicas como a inflação ou a existência de uma bolha de mercado pode fazer toda a diferença nas decisões financeiras ruins que mudam a vida. Comprar ou vender ativos importantes quando a economia está em um estado particularmente volátil pode resultar em grandes perdas no futuro. Antes de investir em algo tão importante como uma casa ou um carro novo, é aconselhável considerar o estado da economia. Saber o que você pode fazer para alinhar sua gestão de dinheiro pessoal com tendências econômicas mais amplas é um dos elos mais importantes entre educação financeira e educação.

3) Aprenda a evitar golpes de dinheiro

Um dos elementos mais importantes de uma boa educação financeira é a capacidade de entender quando um investimento de dinheiro está fadado ao fracasso. Existem muitas dicas e truques que todos devem aprender para reconhecer termos ruins para investimentos ou esquemas potenciais de captura de dinheiro. Ser capaz de reconhecer investimentos insalubres e cortar o jargão da indústria que os golpistas usam para enganar as pessoas pode potencialmente salvá-lo de desventuras monetárias catastróficas. 

4) O controle financeiro permite que você faça metas de longo prazo

Com uma sólida formação em finanças, você pode facilmente acumular o conhecimento e as habilidades necessárias para atuar como seu próprio consultor financeiro. Quanto mais cedo tiver acesso a essa educação, mais cedo poderá começar a colocar em prática a sabedoria adquirida, desenvolvendo metas financeiras de longo prazo. Claro, quanto mais cedo você puder montar um plano de longo prazo para seus empreendimentos fiscais, mais tempo você terá para realizá-los! A diferença de metas que se pode desenvolver em função da idade é um dos principais motivos de tanta importância para trabalhar com educação financeira desde os tempos de escola.

5) A saúde financeira prepara você para situações de emergência

Questões de dinheiro, assim como a própria vida, podem ser altamente imprevisíveis. Mesmo os melhores financistas não podem ver tudo o que virá em seu caminho. Felizmente, aprender os meandros das finanças é uma ótima maneira de se proteger contra ser pego de surpresa por quaisquer circunstâncias financeiras imprevistas. Aprender como fazer um orçamento para emergências pessoais e como reagir quando forças maiores no mercado se comportam de forma imprevisível pode fazer toda a diferença quando se trata de uma situação de crise. Como é o caso de qualquer educação completa, a educação financeira decente aumenta as habilidades de pensamento crítico para que você possa ter certeza de sair de qualquer situação difícil que possa encontrar!

Estas são apenas cinco das principais razões pelas quais uma educação financeira completa é tão importante para todos. Uma sólida saúde financeira não apenas aumenta sua capacidade de gerenciar com sucesso suas finanças pessoais, mas também contribui para uma economia geral mais saudável e com mais dinheiro! 

Quer saber como investir com segurança? 

Faça uma simulação aqui no UP Consórcios e invista seu dinheiro com segurança, desenvolvendo cada vez mais sua saúde financeira