Conheça os tipos de consórcio e saiba as diferenças

28/03/2022

Imagem blog

Conheça os tipos de consórcio e saiba as diferenças

Você conhece os tipos de consórcio? Este é um método de aquisição muito útil para quem deseja investir em bens ou serviços, mas ainda não possui o capital necessário. Portanto, torna-se uma opção interessante para as pessoas atingirem seus objetivos.

No entanto, muitos consumidores têm dúvidas sobre como os contratos funcionam e o que está disponível. Conhecer as regras é fundamental para escolher as melhores opções de investimento e encontrar opções sólidas de bons investimentos.

Vamos falar sobre os tipos de consórcio mais comuns e como escolher a melhor empresa antes de entrar em um consórcio!

Conheça os tipos de consórcio e saiba as diferenças

Tipos de consórcio: o que posso adquirir?

Um consórcio consiste em um grupo de pessoas físicas ou jurídicas que são reunidas por administradores com o objetivo de adquirir bens. Dessa forma, os participantes realizam o pagamento de parcelas mensais, cujo valor será utilizado para compra de ativos no futuro.

É como se fosse uma poupança comum que será gasta aos poucos para conseguir os bens necessários para todos os envolvidos. Portanto, as mercadorias não serão enviadas após a assinatura do contrato: você precisa esperar e considerar.

Após vencer a licitação, os consorciados recebem uma carta de crédito no valor do bem objeto do contrato para efetuar a compra, ficando o gestor responsável pela intermediação da operação financeira.

Como a carta é paga em dinheiro, ela traz benefícios para o consumidor: descontos e outras condições favoráveis ​​no momento da compra podem ser muitas vezes negociados com os fornecedores.

Por meio de consórcio é possível conquistar carros, casas, fazer um intercâmbio, procedimentos estéticos, pagar um curso de graduação ou uma festa de formatura. 

Vamos falar agora sobre alguns dos tipos de consórcio mais populares.

  • consórcio de motos;
  • consórcio de carros;
  • consórcio de imóveis;
  • consórcio de serviços.

Consórcio de motos

De acordo com dados recentes divulgados pela ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), 2 a cada 3 motos comercializadas podem ter sido pelo Sistema de Consórcios. Isso significa que muitas pessoas têm conseguido adquirir sua moto através de consórcio.

Com o consórcio de motos é possível conquistar sua moto com parcelas bem baixas. Além disso, você não paga juros nem entrada e quando for contemplado terá flexibilidade para escolher o modelo, a marca e a cor, tudo de acordo com o valor da sua carta de crédito.

Lembrando que o consórcio de motos é contratado como consórcio de veículos, não há distinção. Sim, é claro que você pode comprar uma moto de 80 mil reais, por que não?

Consórcio de veículos

Entres os tipos de consórcio, o de  veículos chama a atenção por possibilitar a compra sem entrada, sem juros e sem burocracia. De acordo com o valor da carta de crédito, você poderá escolher qual veículo desejar: se novo ou seminovo, definir a cor, a marca, além de outros atributos.

Do mesmo modo que em outros tipos de consórcio, existe uma taxa administrativa, que é fixa e diluída entre as parcelas mensais. No consórcio de veículos podemos ter muitas contemplações em um mesmo mês, tudo vai depender do saldo arrecadado com o pagamento das parcelas.

Consórcio de imóveis

O consórcio de imóveis é prático e seguro, e a pessoa não precisa se preocupar em ter o dinheiro de entrada. Se tratando do consórcio de imóveis, o que chama a atenção é a possibilidade de ter um imóvel sem ter que pagar juros. Mês a mês, por meio de sorteio ou da oferta de lances, os consorciados são contemplados e recebem a carta de crédito para comprar seus imóveis.

No balanço de 2021, 1 a cada 5 imóveis teve o consórcio como modalidade de crédito utilizada para compra. Isso mostra o comportamento do brasileiro buscando uma ferramenta de compra mais justa e obviamente mais planejada.

Por isso, a cada dia cresce o número de pessoas que buscam no consórcio um meio para realizar a conquista de ter um imóvel (Isso sim que é investimento). 

Muitos recorrem ao consórcio de imóveis como uma maneira de investir para ter uma renda com aluguéis ou em busca de locais para exercer atividades profissionais. Além disso, o consórcio pode ser usado para a aquisição de uma casa na praia ou ainda para viabilizar construções e reformas.

Os planos para o consórcio de imóveis costumam variar de 60 a 180 meses. A taxa administrativa é fixa e vem diluída nas parcelas, e é possível utilizar o FGTS para o abatimento das parcelas e para dar lances. As regras para contemplação são as mesmas: o número vai seguir o saldo arrecadado com as parcelas.

Consórcio de Serviços

Entre os tipos de consórcio muitas pessoas têm buscado o consórcio para contratar serviços,  que variam de festas de aniversário, formaturas e casamentos a cursos, cirurgias estéticas, viagens, entre outros.

Funciona da seguinte maneira: primeiramente o consorciado deve ter em mente o valor que vai gastar com o serviço. Depois, ele deve adquirir a carta no valor que deseja e aguardar ser contemplado.

Os planos para consórcio de serviços variam entre R$ 350,00 e R$ 1.000,00 mensais, com prazos de 20 a 40 parcelas, e da mesma forma que os demais tipos de consórcio, não é preciso pagar juros.

Porque fazer um UP Consórcios

A ideia central do consórcio é interessante por proporcionar uma possibilidade de adquirir bens e serviços que exigem altos valores de entrada sem ter que pagá-la. Outro benefício do consórcio é a flexibilidade, já que você pode planejar e escolher uma carta de crédito de acordo com suas condições. 

Isso é muito importante, pois o valor das parcelas não pode comprometer o seu orçamento mensal. Por isso, é recomendável analisar os planos e ver qual é mais adequado para a sua situação financeira.

O UP Consórcios te dá as melhores condições de mercado. Quer saber mais? Faça a simulação e dê aquele UP!