Consórcio de caminhão 2 eixos. Veja as vantagens!

09/05/2022

Imagem blog

Consórcio de caminhão 2 eixos. Veja as vantagens!

Neste artigo, vamos te mostrar quais são as vantagens de fazer um consorcio de caminhão 2 eixos. Se este assunto te interessa, este é o lugar certo!

Existem vários tipos de caminhões no mercado, cada um servindo a um propósito - uma boa maneira de entender para que serve cada caminhão é observar os tipos de eixo.

O eixo conecta pelo menos um par de rodas de caminhão. Por exemplo, um carro comum tem apenas dois eixos e quatro rodas.

Por serem veículos maiores com usos que vão desde rotas urbanas (os chamados veículos urbanos de carga, ou VUCs) até o transporte motorizado (caminhões cegonhas), os caminhões vêm em uma variedade de tipos de eixos.

Antes de comprar um veículo deste porte, é importante saber qual o tipo certo para seus objetivos. O motivo está no fato de que o tipo de eixo determinará o peso máximo que seu caminhão pode carregar, quanto pedágio ele pagará e, certamente, as necessidades de manutenção de aspectos como pneus e suspensão. 

Confira as vantagens de entrar no consórcio de caminhão 2 eixos

O que é um Caminhão 2 eixos? 

O eixo é onde as rodas do veículo são montadas. É o eixo responsável pelo equilíbrio do caminhão, ligando os pneus de um lado aos pneus do outro. Eles podem ser de diferentes tipos e configurações.

Quais são os tipos de eixos?

Basicamente, os eixos podem ser simples, duplos ou triplos - o nome se deve ao número de eixos que são colocados juntos em uma estrutura.

Existem diferentes combinações de pneus e o peso máximo que pode ser suportado varia de 6 a 30 toneladas.

Caminhão 1 Eixo (eixo simples)

Como o nome sugere, eles são simples - ou melhor, únicos.

Eles são mais adequados para transporte leve e são amplamente utilizados em veículos urbanos de carga (VUCs) para atividades como entrega e manuseio comercial.

Existem dois tipos principais de eixos simples, divididos pela forma como operam.

Na verdade, rodagem é o nome do número de pneus que serão colocados no eixo. No caso de um único eixo, os tipos são os seguintes:

  • Rodagem simples: Existe um pneu em cada extremidade do eixo da roda simples, que pode transportar uma carga máxima de 6 toneladas;
  • Rodagem dupla: Dois pneus em cada extremidade, podem transportar até 10 toneladas. Lembre-se de que os pesos aqui são distribuídos ao longo do eixo.

Portanto, um caminhão com dois eixos simples tem um peso máximo de 12 toneladas; um com dois eixos duplos tem uma carga máxima de 20 toneladas.

Caminhão 2 Eixos (eixos duplos)

Os eixos duplos também estão disponíveis em vários tamanhos diferentes, dependendo de uma característica muito importante: tandem.

Ele chamou um eixo com rodas contínuas, sem espaçamento. Assim, um eixo duplo pode ser:

  • Eixo tandem: sem espaçamento entre os eixos;
  • Eixos não tandem: pode haver duas rodas com espaçamento de 2 m ou mais entre os eixos.

Além disso, os eixos duplos podem ter eixos simples (2 pneus) e eixos duplos (6 pneus no total). A presença de tandem altera o peso máximo que os eixos podem suportar.

Um eixo dupla em tandem com rodagem simples e dupla traz mais segurança, mas pode carregar menos peso, com limite de carga que varia de 9 toneladas a 13,5 toneladas. 

Se os dois eixos tiverem rodagem dupla, o peso máximo pode variar entre 15 e 20 toneladas, dependendo da distância entre os eixos. 

Observação: o tipo de eixo interfere no valor do frete. 

Consórcio de caminhão 2 eixos. Veja as vantagens!

Consórcio de caminhão 2 eixos: conheça as vantagens!

Para entrar no consórcio de caminhão, basta ser maior de idade e ter seus documentos pessoais em mãos. Isso significa que, do ponto de vista burocrático, não há maiores restrições, sobretudo, se comparado ao financiamento.

No geral, os consórcios são indicados para quem deseja adquirir um caminhão, renovar ou ampliar a frota, mas tem um prazo maior para isso, ou ainda, para quem tem um montante para oferecer como lance durante as assembleias, já que terá mais chances de antecipar a contemplação e o respectivo acesso à carta de crédito.

O consórcio de caminhões não é diferente de outros tipos de consórcio. Ele segue a mesma linha: é um investimento seguro e econômico que oferece muitas vantagens aos consumidores interessados em adquirir um bem ou um serviço.

Ao entrar no consórcio, a administradora ficará responsável por reunir um grupo de pessoas com um objetivo em comum, nesse caso: comprar um caminhão. Ao completar o grupo, o sistema de compra parcelada se inicia, com a definição do crédito, do número de parcelas e do valor das prestações.

1) Não precisa dar entrada para comprar caminhão 2 eixos

O consórcio é muito mais justo para quem quer comprar um caminhão, ampliar ou trocar a frota de veículos, em especial, porque não há a necessidade de uma grande quantia de dinheiro para validar o processo. Além disso, o consorciado faz o investimento de acordo com o seu planejamento, visto que as prestações serão definidas de acordo com a sua possibilidade financeira.

2) Não há cobrança de altas taxas de juros

Entre tantos benefícios do consórcio, a ausência das altas taxas de juros (evidentes, sobretudo, no financiamento de caminhão) torna o investimento mais econômico e atrativo.

Não à toa, o consórcio é a melhor escolha de compra no momento de crise e incertezas, porque essa modalidade torna possível que os participantes não gastem quantias excessivas para além do valor do que será adquirido.

O valor total do crédito, adquirido através da carta de crédito, será disponibilizado quando o cliente for contemplado ou após as quitações das parcelas do consórcio, evitando que a operadora corra riscos, disponibilizando o capital de forma antecipada.

No consórcio, a única despesa para além das parcelas é a taxa administrativa, mas não costuma ser muito elevada. É uma forma simples e certeira de investir com segurança. 

3) Prazos maiores e parcelas menores

Ainda é possível contar com um prazo bastante flexível para o pagamento das parcelas de consórcio, porque as administradoras tendem a facilitar a quitação, diluindo as prestações em muitos meses. Dessa maneira, o consorciado pode alcançar o objetivo de adquirir o seu bem sem que sejam necessários os grandes sacrifícios de todo mês, que, normalmente, prejudicam a estabilidade financeira.

4) Possibilidade de antecipar o crédito 

Ser contemplado no consórcio de caminhão é uma das maiores ambições dos participantes de um consórcio. E é possível tanto por meio dos tradicionais sorteios mensais, em que qualquer participante do grupo pode ser sorteado, quanto com a opção de antecipar a contemplação através dos lances.

Ao oferecer um lance, o consorciado aumenta suas possibilidades de acesso à carta de crédito naquele mês, lembrando que ele precisa ser o mais alto da assembleia.

5) Disciplina financeira

O consórcio para comprar caminhões é a modalidade ideal para os profissionais do ramo, que não têm muita facilidade em poupar dinheiro, ou gastam mais do que ganham. A questão é: se você não tem a obrigação de realizar uma reserva financeira, certamente, haverá um motivo para despender a quantia poupada.

Por outro lado, quando existe um compromisso mensal a ser cumprido, o consorciado passa a desenvolver uma disciplina financeira, e o consórcio te ajuda nisso! Afinal, se as parcelas não forem pagas, além de você retardar o alcance da carta de crédito, também prejudicará outros participantes. 

O consórcio de caminhão 2 eixos funciona como um autofinanciamento de um grupo com o mesmo objetivo. Faça sua simulação aqui no UP Consórcios e inicie sua jornada rumo à conquista dos seus objetivos, com as melhores condições do mercado e sem dor de cabeça.