Consórcio de caminhão usado - Saiba quais são as vantagens!

25/04/2022

Imagem blog

Consórcio de caminhão usado - Saiba quais são as vantagens!

Hoje selecionamos alguns pontos estratégicos para que você saiba o que analisar antes de comprar um consórcio de caminhão usado. Boa leitura!

Comprar um caminhão usado é uma decisão muito importante para quem passa a maior parte do tempo dirigindo, carregando ou pegando cargas. Afinal, trocar um modelo antigo por um novo pode trazer vantagens associadas a zero quilômetro.

Isso porque, além de ser mais fácil de obter, sem burocracia, usando o poder de compra à vista fornecido pela carta de crédito, é possível encontrar caminhões em bom estado no consórcio de caminhão usado.

No entanto, não se deve comprar o mais barato por capricho: é preciso saber a procedência para comprar um veículo usado com segurança sem arriscar prejuízos futuros.

Consórcio de caminhão usado: principais dicas para comprar seu semi-novo!

O primeiro passo é conferir o preço médio do caminhão para não ser enganado por algumas ofertas subvalorizadas que podem mascarar o problema, ou um valor acima do mercado. Como referência, utilize a tabela FIPE para pesquisar os preços dos caminhões usados ​​para ter uma ideia do valor como é praticado no mercado.

Siga os próximos passos tornando sua compra mais segura, pois é um investimento valioso em seu futuro financeiro e, se planejado adequadamente, contando com um consórcio de caminhão usado. E seguindo todas as dicas você garantirá a redução do risco de ser parado na estrada. Assim, será mais fácil completar sua jornada mesmo diante de longos quilômetros de entregas importantes.

Consórcio de caminhão usado - Saiba quais são as vantagens!

1. Verifique a lataria

Inspecionar o exterior de um caminhão é uma maneira de detectar defeitos que podem indicar um acidente ou mau reparo ou pontos de ferrugem. Nesse caso, inspecione a carroceria, bem como o para-choque e os para-lamas quanto a amassados, diferenças de tom de pintura e possíveis ondas.

Usar um ímã pode ajudar a determinar se um caminhão foi revisado com massa plástica. Basta embrulhar em flanela e passar pelo corpo: se a peça estiver solta em algum lugar, pode haver um pedaço de plástico.

No entanto, essa análise só pode ser feita durante o dia, pois é difícil obter uma boa inspeção em locais com pouca luz.

2.Verifique os detalhes mecânicos

Outro aspecto importante a analisar antes de comprar um caminhão usado são os detalhes mecânicos. Isso ocorre porque a falta de manutenção adequada pode danificar esses componentes.

Com o motor funcionando, por exemplo, pode-se garantir que não haja muita fumaça ou qualquer ruído perceptível que indique mau desempenho do pistão, eixo e biela - ou mesmo a necessidade de retificação futura.

Além disso, a suspensão também requer atenção especial. Isso porque qualquer tipo de desgaste excessivo nas molas e articulações pode indicar uso intenso e falta de manutenção, fazendo com que o veículo fique instável durante a condução.

Idealmente, observe o pistão e a mola quanto a qualquer tipo de corrosão ou rachaduras, ou se o batente e o para-choque não estiverem secos. Balançar o caminhão de um lado para o outro também é uma forma de verificar se a suspensão está mantendo o veículo firme.

Se balançar muito, cerca de duas ou mais vezes, o amortecedor da cabine pode estar com defeito. Na dúvida, peça a um mecânico de sua confiança que ateste que o veículo está em boas condições.

3. Verifique os pneus

Como os pneus de caminhão são alguns dos mais caros do mercado, os atuais proprietários podem estar usando alguns modelos que não são compatíveis com o veículo ou que não possuem manutenção. No entanto, isso pode significar que os pneus perdem estabilidade e tração.

Nesse caso, vale olhar os sulcos da banda de rodagem e os sulcos do pneu para analisar se não são carecas. Todo o comprimento do pneu também deve ser inspecionado quanto a qualquer tipo de rachadura ou bolhas de ar, pois esses pontos não oferecem segurança suficiente para o percurso, pois podem levar a rasgos e estouros.

4. Verifique o interior da cabine

O interior da cabine também é um item propenso ao descuido, pois é onde o motorista passa a maior parte do tempo. Portanto, é necessário verificar se o interior e os bancos, bem como os painéis e manopla de câmbio estão bem conservados.

Para maior comodidade do motorista, os controles internos, como luzes, botões e reguladores dos vidros, também precisam estar em boas condições de funcionamento. Ainda na cabine, vale a pena levantar o tapete, pois a umidade e a ferrugem sugerem que a água penetre pelas janelas, portas ou buracos no piso, que precisa ser reformado para manter a cabine confortável.

5. Test-drive

Além de verificar o estado de um veículo parado antes de comprar, vale a pena fazer um test drive, se possível, para verificar como ele se comportará em uso. Dessa forma, é possível analisar se as luzes do painel estão funcionando corretamente ou indicando sinais de alerta, como temperatura e nível de óleo, em determinado ponto do veículo.

O desempenho do motor e a precisão do engrenamento das engrenagens também podem ser observados neste momento. Basta fazer um teste na ladeira para analisar se o motor está produzindo força suficiente para mudar de marcha com suavidade enquanto se certifica de que as marchas engrenam com facilidade ou apresentam dificuldade e ruídos estranhos.

Quando já estiver descendo, você pode verificar se os freios estão bem aplicados e as rodas não estão travadas. Além disso, não há vibração e atrito de metal (muito alto), seja uma frenagem suave ou forte. Caso contrário, o revestimento e a almofada precisarão ser substituídos.

Outro ponto a ser verificado é se o modelo do caminhão oferece a ergonomia e o conforto necessários para o trabalho. Para isso, é necessário analisar se o assento e a posição de dirigir proporcionam suporte adequado ao corpo, e se a cabine contém itens essenciais para a viagem.

6. Verifique os documentos

Após toda a inspeção, é imprescindível verificar se os documentos estão em dia antes de adquirir um caminhão usado. Devem ser apresentados comprovantes de pagamento de IPVA, seguro obrigatório (DPVAT) e vistoria veicular, bem como comprovante de habilitação e matrícula do veículo.

Os números nas placas de identificação do chassi, cabine e motor devem ser claramente visíveis e consistentes com os números do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo). Se tudo estiver bem e o caminhão estiver do seu agrado, você pode transferi-lo para o seu nome sem problemas.

Agora que você já conhece os pontos mais importantes para comprar um caminhão usado, chega de perde faça uma simulação aqui no UP encontre as melhores condições e tire seus objetivos do papel.