Qual a melhor decisão: comprar caminhão novo ou usado?

17/03/2022

Imagem blog

Qual a melhor decisão: comprar caminhão novo ou usado?

Todo profissional autônomo ou gestor de frotas já se fez essa pergunta. Em meio a tantas opções é quase impossível não cair nessa questão: comprar caminhão novo ou usado? 

A principal dica é  pesquisar antes de fechar negócio, pois além de ser uma decisão que envolve administração do veículo, é preciso controlar bem os custos, pensando também na segurança e no benefício que podem estar envolvidos na escolha. 

As vendas de consórcio de caminhões no ano de 2020 somaram 108,77 mil novas cotas e apresentaram crescimento de 14,7% sobre as 94,83 mil, acumuladas de 2019. O crescimento já é visto também na participação do consórcio nas vendas do automóvel, que registrou no ano passado um índice 44,7% dos caminhões comercializados pagos com cartas de crédito de consórcio, comparados aos 37,9% do ano anterior.

Comprar um caminhão novo ou usado? Conheça as vantagens e desvantagens! 

Vantagens de comprar caminhão novo

O primeiro benefício que você tem ao escolher um veículo novo é poder sentir aquele cheirinho de algo que nunca foi usado, não é verdade? 

Ai ai, está aí uma coisa boa… Apesar do alto investimento, comprar um caminhão novo pode trazer muitas vantagens, confira! 

1) Menos despesas com manutenção

Trabalhar com caminhão é aquela história, veículo grande, em constante atividade, significa que as manutenções devem ter certa frequência. Até mesmo pela segurança de todos os envolvidos no trânsito. 

Fato é que, os custos que a manutenção de um caminhão demanda, geralmente, são altos. Esse é um dos motivos que tornam a compra de um caminhão novo tão vantajosa. Afinal, um caminhão novo não exige muitos reparos em curto prazo em relação a um usado.

Montadoras de caminhão têm o hábito de incluir na venda planos de manutenção preventiva, que acabam sendo uma ‘’mão na roda’’ para esses profissionais. Com isso, além de reduzir os custos com oficina mecânica, é possível contar com o apoio de profissionais especializados no modelo de caminhão que você decidiu comprar, ou seja, ideal para os momentos de revisão periódica.

Motores novos consomem menos diesel

Essa é uma máxima que quase todo mundo sabe, que vale inclusive para automóveis de outras categorias, como carros e motos. 

Combustível já é um dos custos mais altos quando se tem um automóvel, se tratando de caminhão, essa despesa é ainda mais elevada, em média, o combustível pode representar cerca de metade dos custos operacionais de um caminhão. 

O que isso significa? Que você irá desistir de ter um veículo e ficar em posição fetal? 

Não! 

Faça uma boa escolha! O ideal é investir nos motores modernos, que são revestidos de novas tecnologias capazes de diminuir o consumo dos caminhões.

Os novos modelos de motores são econômicos, além de cada vez mais ecológicos, uma vez que reduzir gases poluentes é uma das maiores preocupações dos fabricantes na atualidade.

Novos recursos tecnológicas 

Puxando o gancho do que foi dito aí em cima… quando falamos em novas tecnologias, também devemos lembrar que os caminhões novos estão cada vez mais equipados com recursos modernos. O resultado é mais comodidade e segurança ao motorista, que se estiver em trabalho, são questões ainda mais importantes. 

Segundo as novas tecnologias, é possível contar com transmissão automatizada, controle eletrônico de estabilidade, detector de cansaço, controle eletrônico de diversos componentes do caminhão e até um sistema de direção autônoma, além de outros recursos que podem servir de diferenciais para sua escolha sobre comprar um caminhão novo ou usado. 

qual-a-melhor-decisao-comprar-caminhao-novo-ou-usado

Livre-se do alto investimento inicial para comprar um caminhão novo! 

Se a sua indecisão sobre comprar caminhão novo ou usado estiver sob influência de questões financeiras, pode ser que a decisão pelo veículo zero fique um pouco distante, em um primeiro momento, da sua realidade . Contudo, com um planejamento financeiro eficiente, é possível se programar para conquistar a compra que sempre quis. 

Sem deixar o barato sair caro. 

A aquisição de caminhão por meio do consórcio é a melhor opção de compra do momento! Afinal, trata-se de uma compra parcelada, segura, sem burocracia. Com o consórcio para comprar caminhão seu poder de compra passa a ser sem juros altos, com parcelas que, literalmente, cabe no seu bolso. Faça uma simulação de consórcio de caminhão

Vantagens e desvantagens de comprar caminhão usado

Se mesmo assim, com a facilidade que o consórcio oferece, você prefere ter mais segurança, é possível também fazer um consórcio de caminhão usado. Optar pela compra de um veículo usado é uma excelente decisão devido aos valores mais acessíveis de compra. 

Porém, nesse caso, os cuidados na hora de pesquisar por um caminhão no mercado devem ser ainda maiores! 

1) Menor desvalorização do veículo

Escolher por comprar um veículo usado, muitas vezes, está respaldado no menor índice de desvalorização, Ou seja, ao trocar de proprietário, o caminhão usado não perde tanto valor quanto aquele que é tirado diretamente da concessionária.

Aqui vale uma reflexão: se você é gestor e o seu caso for renovar uma frota somente a longo prazo, talvez a melhor decisão seja por caminhões novos. Nesse caso, a desvalorização pode ser diluída ao longo dos anos, sendo possível alcançar melhores negócios na hora de revendê-los mais para frente.

2) Saiba a procedência do caminhão usado

Ao comprar um veículo novo, dificilmente nos preocupamos com a procedência, só vem na cabeça quantas pessoas sentaram no carro para testar o banco. Nesses casos, podemos contar com a garantia de procedência da montadora. Ao comprar um veículo usado, as coisas mudam de história… 

Por isso, não se sinta envergonhado(a) e pergunte todo o histórico do veículo usado que deseja comprar. Se você estiver olhando caminhões em lojas de usados, peça informações sobre os problemas que o veículo já teve, peças que foram trocadas, número de proprietários anteriores, entre outras. Apesar de algumas lojas também disponibilizarem a garantia, todo esse cuidado é fundamental. 

Seguro para caminhão usado é mais caro?

Vale esse ponto de atenção. Pensar em segurança no Brasil é fundamental. Andar sem seguro no automóvel é muito arriscado. Se tratando de frotas de caminhão, esses devem ser protegidos com bons seguros, principalmente para preservar o patrimônio da empresa.

Contudo, o valor do seguro para caminhão usado costuma ser mais caro do que para caminhão novo, o que  também pode ser um diferencial para sua decisão! 

O motivo disso acontecer é porque tanto a mão de obra quanto as peças para reposição de caminhões mais antigos são mais escassas no mercado. Com isso, um caminhão usado pode representar um grande risco à seguradora.

Caminhão novo ou usado? O que escolher? 

Independentemente do que você for escolher, vai de UP Consórcios que é sucesso. 

Se a principal questão que está te levando a essa indecisão for o custo, é possível fazer bons negócios optando por caminhões usados por meio do consórcio de caminhão. Contudo, é essencial seguir as orientações que passamos para você fazer uma compra segura! 

Tanto uma escolha quanto a outra te deixará no caminho do sucesso! Conte com o UP! 

 

Nova Regra para a Compra de Caminhão Usado com Consórcio

A partir do dia 01/06/2021, não serão mais aceitos:

• Veículos automotores leves ou pesados com mais de 05 anos de fabricação

• Motos com mais de 02 anos de fabricação

Independente da data de venda da cota!

Para aceite do bem como garantia, o valor avaliado deve ser igual ou superior ao saldo devedor.