Consórcio de veículos x financiamento: qual a melhor opção?

17/03/2022

Imagem blog

Consórcio de veículos x financiamento: qual a melhor opção?

No Brasil, alguns modelos de compra surgiram nos últimos anos para promover a aquisição de bens e a contratação de serviços de alto valor, como consórcio de veículos e financiamentos.

Mas como avaliar qual é a melhor opção para seu perfil e para seus objetivos? Ou, considerando a economia nacional, qual é a opção mais vantajosa? 

São questões muito comuns, afinal as instituições financeiras e alguns portadores de informações especializadas ora afirmam que são bons, ora tributam soluções como inimigas dos orçamentos pessoais, certo?

Então, como saber qual a melhor maneira de alugar produtos de crédito e atingir seus objetivos de maneira viável e econômica?

Depois de entender o consórcio de veículo e o mecanismo de financiamento, os fatores que afetam seu custo, sua aplicação e regras, você pode tomar uma decisão com base em seus próprios padrões e prioridades.

Consórcio de Veículos ou Financiamento: qual a melhor opção para seus objetivos? 

Já existe muito espaço para financiamento no mercado de investimentos. No entanto, os tempos mudaram e os consórcios tornaram-se a forma mais inteligente para comprar bens de alto valor.

Em primeiro lugar, é importante observar que ao entrar em um consórcio, você entra em um grupo no qual pessoas com os mesmos interesses se reúnem para comprar seus produtos. O contratante adquire ações do grupo, que é administrado por uma empresa de consórcio.

Na comunidade e nas novas conquistas em energia, todos os integrantes do consórcio formam uma caderneta de poupança para custear a compra de automóveis. Dessa forma, o consórcio ajuda a atingir a meta de comprar carros em parcelas menores e com a melhor parte do que outras modalidades de crédito, sem a cobrança de altos juros.

Por outro lado, o financiamento de veículo exige taxas de juros muito altas ao longo do processo de compra. É hora de mudar completamente seu pensamento sobre o lugar certo para investir. Você está pronto?

Uma coisa é certa: quem contrata o financiamento recebe o bem e assume esse empréstimo, realizando pagamentos de parcelas mensais durante um período determinado, que pode ser de muitos anos. O valor que o banco disponibiliza varia conforme o perfil financeiro de cada cliente, assim como as taxas de juros.

As parcelas mensais variam de acordo com a negociação feita com a instituição bancária. Cumprindo toda a burocracia e preenchendo os requisitos importantes e obrigatórios (que não são poucos), os valores são liberados. Mas aí entram as desvantagens. 

Desvantagens do financiamento de veículo

O primeiro passo no financiamento de veículos é resolver as questões burocráticas do processo, fornecer documentos que comprovem sua renda e fornecer um histórico de crédito impecável. Aqui, vale a pena deixar algumas horas de dedicação diante de todas as burocracias. Os interessados ​​no financiamento de veículos podem encontrar bancos que já são clientes para simplificar os procedimentos, mas mesmo isso não garante a liberação dos recursos.

No quesito burocracias, você terá que lidar com as altas taxas de juros cobradas. Elas podem aumentar muito o valor final pago pelo carro. Isso só vai piorar quando a economia estiver instável. Afinal, os bancos se tornaram mais espertos na concessão de crédito como forma de prevenir a inadimplência. Pense na posição do Brasil entre as dez piores taxas de juros do mundo. Então, acredite, quando você compra apenas 1 carro, não é normal pagar 2 carros ao banco. O fato é que isso já faz parte da nossa cultura, apenas não ficamos chocados com isso, mas não é justo!

Por fim, pode ser necessário fornecer pelo menos um fiador; caso contrário, ele "receberá" o crédito. Existe também a possibilidade de devolução do carro caso o saldo devedor não possa ser quitado.

Consórcio de veículos: muito mais vantagens!

Para possuir seu imóvel por meio de consórcio, o planejamento é essencial. Com a promessa de pagamento mensal, o contratante está contribuindo para o fundo mútuo. Ele financiará os ativos de todos os membros do consórcio do grupo.

A mensalidade do consórcio inclui a taxa de administração, fundo mútuo e fundo de reserva do consórcio, e é cobrada em proporção fixa. Esses itens são calculados uma vez e diluídos em todo o plano.

Como os membros do consórcio pagam em prestações, é formado um fundo mútuo. Mensalmente, são realizadas reuniões para apuração do vencedor por meio de sorteio e lances. Os vencedores receberão uma carta de crédito e o valor será descontado do fundo. Em média, as compras do consórcio são 10 vezes mais baratas do que o financiamento das compras porque as taxas de juros do consórcio não são altas.

Ao escolher o consórcio de veículos, você também se livra da entrada e de algumas burocracias. Existem várias opções de crédito, prazos e parcelas. Depois de ganhar, você pode escolher a marca e o modelo que deseja, seja novo ou usado. Além disso, você também pode realizar uma simulação de consórcio de automóveis, inserir o valor do ativo e o valor do parcelamento que deseja pagar.

Para veículos, o plano é de até 80 meses. As cotas são distribuídas nas assembleias todos os meses e variam de acordo com o quanto o saldo do grupo permite.

No UP Consórcios você encontra as melhores condições do mercado. Então não perca mais tempo Simule, compare e compre.E tire seus objetivos do papel.