Qual a diferença entre consórcio e financiamento de carro?

17/03/2022

Imagem blog

Qual a diferença entre consórcio e financiamento de carro?

Comprar um carro está na lista de objetivos de muitos brasileiros. Atualmente, o consórcio tem sido uma das alternativas mais escolhidas para aqueles que querem alcançar essa meta. Para ser mais exato: 2 a cada 5 automóveis são comprados pelo consórcio. Porém, ainda podem existir algumas dúvidas sobre como fazer isso acontecer. Pensando nisso, resolvemos esclarecer aqui alguns questionamentos mais comuns sobre:

Consórcio ou Financiamento de carro, qual a diferença entre as modalidades? 

Qual a diferença entre consórcio e financiamento de carro?

Como funciona o consórcio?

O consórcio nada mais é que uma modalidade de compra na qual um grupo de pessoas se reúne e paga parcelas mensais a uma administradora de consórcio, responsável por fazer a gestão do grupo e dos recursos. Nesse caso, a empresa é responsável por reunir indivíduos que desejam comprar um carro, considerando uma faixa de valor específica.

A contribuição de todas as mensalidades deve ser o suficiente para comprar, no mínimo, um bem por mês. Existem consórcios com grande número de participantes, em que várias pessoas podem ser contempladas em um mesmo mês.

Mensalmente  acontecem os sorteios, realizados durante as Assembleias. Em cada evento, um participante é sorteado e  recebe sua carta de crédito de acordo com o valor contratado . O consorciado então continua pagando as parcelas até o fim do prazo do plano.

Além de ser contemplado por sorteio, também dá pra obter a carta de crédito antes do final do prazo ao ofertar lances, que são valores proporcionais a uma parte do bem. Dessa forma, é importante ressaltar que algumas administradoras têm várias modalidades de lance. Aqui também não podemos nos esquecer que os percentuais variam conforme as regras da administradora do consórcio.

Em resumo, ao ofertar um lance, o consorciado define o percentual que deseja oferecer. Para que ele seja contemplado, é fundamental que o seu lance seja um dos maiores do grupo. Você pode adiantar a sua contemplação e garantir a compra do seu carro. O valor referente ao lance será pago apenas se o consorciado foi contemplado, se não for o caso, é só tentar no mês seguinte. Se for contemplado, o valor pago como lance vai ser abatido do seu saldo devedor, diminuindo assim o prazo do seu plano ou o valor das parcelas.

Se você é do tipo apressado e que entrar no consórcio ofertando um lance logo de cara, é importante pedir pelo histórico de lances contemplados nas últimas assembléias do seu grupo, assim poderá se planejar melhor com valores que sejam competitivos para contemplação.

Como funciona o financiamento de carro?

Trata-se aqui de uma modalidade de compra parcelada, disponibilizada pelos bancos, e que ocorre por meio da liberação de recursos para a aquisição do carro, mediante uma  análise detalhada de crédito e cobrança de juros.

Quem contrata o financiamento recebe o bem e assume esse empréstimo, realizando pagamentos de parcelas mensais durante um período determinado, que pode ser de muitos anos. O valor que o banco disponibiliza varia conforme o perfil financeiro de cada cliente, assim como as taxas de juros.

As parcelas mensais variam de acordo com a negociação feita com a instituição bancária. Cumprindo toda a burocracia e preenchendo os requisitos importantes e  obrigatórios (que não são poucos), os valores são liberados.

Quais são as desvantagens do financiamento?

No primeiro momento, bem de início, vai ser preciso enfrentar a burocracia do processo e entregar documentos que comprovem sua renda, além de apresentar um histórico de crédito impecável.

Os interessados em um financiamento podem procurar os bancos em que já são clientes para agilizar os trâmites, mas nem isso garante a liberação do recurso. 

Ao superar as burocracias, vai ser preciso lidar com as altas taxas de juros cobradas. Elas podem fazer o valor final pago pelo carro crescer muito. Isso só piora nos momentos em que a economia está instável, afinal, os bancos se tornam mais criteriosos em disponibilizar crédito, como forma de proteção contra a inadimplência.

Considere que o Brasil disputa colocação entre as dez piores taxas de juros do mundo. Portante, acredite, não é normal pagar por 2 carros ao banco quando você comprou apenas 1. A verdade é que isso já faz parte da nossa cultura e simplesmente não ficamos chocados com isso, mas definitivamente não é justo!

Por último, pode ser que seja necessário apresentar pelo menos um avalista, que ‘’irá arcar’’ com o crédito caso você não o faça. Há também a possibilidade de devolução do carro, em caso de impossibilidade de quitação do saldo devedor.

Consórcio ou Financiamento de carro? Qual a melhor opção?

É chegado o momento que você deve estar se perguntando qual opção escolher, Consórcio ou Financiamento, certo? 


Tudo depende do seu cenário atual:


Não tem uma entrada? O Consórcio é a melhor solução, afinal enquanto faz suas economias e se planeja, já concorre aos sorteios podendo antecipar a conquista!


Tem uma entrada? É suficiente para contratar um financiamento? Neste caso pesquise, muito. Procure uma administradora com boas taxas de administração e boas condições de contemplação e aí sim compare com o financiamento. Se colocar Na Ponta do Lápis as  parcelas e prazos, sem dúvida vai optar pelo consórcio. Ai fica a insegurança da contemplação. Para isso peça informações. Veja histórico de assembléias anteriores e saiba: com um pouquinho de planejamento sempre vale a pena esperar mais um pouco para manter o seu bolso em ordem!

Levando em conta somente os valores envolvidos em ambas as opções, fazer consórcio é mais vantajoso. Não há cobrança de juros, que, nos financiamentos, podem ser exorbitantes e sempre muito maiores que as taxas exigidas em um consórcio. A burocracia no consórcio também é menor e não há necessidade de arcar com valores para entrada.

Dica final: Faça um UP Consórcios!


O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança. 

Com o UP Consórcio você pode adquirir bens (carros e imóveis) e serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, entre outros), com planos de 20 a 180 parcelas. A fintech é administrada pela Embracon, que é fiscalizada e regulamentada pelo Banco Central. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão, fundo reserva e administrativa até a contemplação.

Entre em contato conosco, estamos ansiosos por sua parceria! 

Até a próxima!