Dicas de como escolher o melhor consórcio

21/03/2023

Imagem blog

Dicas de como escolher o melhor consórcio

Antes de adquirir um bem de alto valor, é importante avaliar as principais opções de pagamento. As mais comuns são financiamento e empréstimo, no entanto, ambas trazem taxas muito abusivas de juros, tornando o valor da mensalidade alto.

Por isso, o consórcio se mostra como uma opção mais viável, sem taxa de juros, de adesão e sem nenhuma burocracia.

Essa variedade de opções é o que torna o consórcio uma modalidade de crédito tão aceita pelos brasileiros, pois ele pode ser usado nas mais diversas compras. No geral, é difícil ter o valor à vista para comprar um imóvel ou um veículo, por exemplo, mas como o consórcio funciona como uma poupança coletiva, ele torna seus sonhos realidade.

Dessa maneira, confira a seguir algumas dicas para escolher o melhor consórcio e não ter dor de cabeça.

Principais fatores a se considerar antes de escolher o melhor consórcio

Para decidir qual o melhor consórcio que vai ajudar na realização dos seus sonhos, é necessário levar em consideração alguns fatores. Conheça abaixo alguns desses elementos que podem te ajudar na hora de escolher uma empresa administradora de consórcio.

Busque quais são as administradoras autorizadas pelo Banco Central

O primeiro passo para descobrir qual o melhor consórcio é buscando quais as empresas são autorizadas pelo Banco Central. Isso porque o BC é responsável por regular e fiscalizar as administradoras deste segmento, sendo uma forma de agregar segurança aos grupos de consórcio.

Você pode pesquisar na internet cada administradora de consórcio e saber a sua reputação. Esteja atento às avaliações, pois algumas são pessoais e outras de fato profissional. Não se deixe levar por comentários individuais, afinal, nenhuma empresa conseguirá agradar todos os consumidores.

Uma dica importante ainda neste passo inicial é entrar em contato com todas as administradoras que estão no seu radar. Assim, você estará testando os canais de comunicação da empresa e poderá conferir como ocorre o atendimento (se é acessível, simples ou complexo).

Entenda como é feita a contemplação

Outro fator importante a ser considerado na hora de decidir pelo melhor consórcio é como é realizada a contemplação da administradora. No geral, os consorciados são contemplados por meio de sorteio e lances que ocorrem todo mês.

Os lances variam de acordo com a empresa em questão, já que este lance pode ter, porcentagens máximas e mínimas, além da possibilidade de ser embutida. Todos esses fatores devem estar bem descritos no contrato do consórcio.

Outra informação que merece destaque é se o lance, quando não for aceito, pode servir como adiantamento de parcelas. Isso interfere bastante na decisão de oferecer um lance ou aguardar pelo sorteio.

Busque administradora que oferecem parcelas e taxas vantajosas

Dentre as principais opções de crédito disponíveis hoje, o consórcio é o único que não cobra taxa de juros, o que é um diferencial excelente para o seu bolso.Isso não significa dizer que a modalidade não inclui outras taxas.

Além do valor do bem ou serviço, você precisa considerar para as suas parcelas mensais o valor da taxa de administração e do Fundo Reserva. A primeira se refere à remuneração da administradora no consórcio e a segunda é usada em casos de inadimplemento de algum consorciado.

O melhor consórcio é aquele que facilita o pagamento dessas taxas. Um exemplo disso é o UP consórcios, que só cobra taxa de administração a partir da sua contemplação.

Quais são os prazos de pagamento?

O consórcio é uma modalidade de crédito geralmente escolhida por pessoas que desejam adquirir bens ou serviços de alto valor. Você precisa de um período longo para realizar o pagamento dessa compra.

Dessa forma, você deve buscar administradoras que ofereçam planos especiais para o pagamento do seu bem ou serviço, como é o caso do UP consórcio, que oferece planos de até 80 meses para a compra do seu imóvel ou veículo! Este é um período excelente para quitar as parcelas do seu consórcio.

Confie no UP Consórcios, o melhor consórcio digital

Como ficou comprovado, o consórcio é a melhor maneira de adquirir um bem ou serviço de alto valor, como a compra de um veículo, imóvel, máquinas agrícolas, viagens, cirurgia plástica e muito mais após receber a sua carta de crédito contemplada.

Você já sabe qual a administradora ideal para ter como aliada? Confie no UP Consórcios.

O UP Consórcios é 100% digital, economizando seu tempo e agilizando a sua participação em um grupo. Além disso, nós oferecemos condições especiais, como taxa zero de administração até a contemplação e sem juros. Então, acesse o nosso site oficial e saiba como é possível comprar o seu novo bem ou serviço dos sonhos!