Dicas para comprar carro com reserva de emergência

17/03/2022

Imagem blog

Dicas para comprar carro com reserva de emergência

Se você  entrar no consórcio para comprar carro, saiba que nele é possível utilizar sua reserva de emergência para adquirir o automóvel que sempre quis ter. 

Sabe aquele dinheiro que você guardou a fim de um dia usá-lo para algo que REALMENTE importa? 

Então, essa hora chegou! O consórcio é um facilitador para bens de alto valor, tanto é verdade que você pode simplesmente utilizar a reserva de emergência para alcançar um grande objetivo! 

Gostou né? Então vamos te mostrar como isso é possível! 

Comprar carro com Reserva de Emergência: como funciona? 

Primeiramente, é necessário entender que existem duas formas de ser contemplado no consórcio: sorteio e lance. Primeiro, os membros do grupo participam da assembleia de consórcio, local onde os participantes são escolhidos para receber cartas de crédito.

Porém, para algumas pessoas, a contemplação pode tardar um pouco, por isso, existe a opção de ser contemplado mais rápido, por meio da oferta de lance. Então, para quem está com pressa, essa pode ser uma excelente opção. 

Nesse caso, esse valor se refere ao adiantamento das parcelas futuras. Que tal usar a reserva de emergência para ser contemplado mais rápido?

Reserva de emergência é um termo amplamente utilizado nos mercados financeiros, por isso você já deve ter ouvido falar inúmeras vezes. Representa uma das principais estratégias para proporcionar conforto e tranquilidade em todos os momentos, mesmo os mais inesperados.

No consórcio, sua reserva de emergência pode também ser utilizada para pagar parcelas.  Assim, em um momento de desafios, você não irá precisar desistir do seu investimento, e melhor, você não vai acabar se endividando. 

Confira abaixo mais informações sobre a contemplação por lance, excelente maneira de usar sua reserva de emergência! 

dicas-para-comprar-carro-com-reserva-de-emergencia

Oferta de lance: em quanto tempo serei contemplado?

A forma mais comum de ser contemplado é por meio do sorteio. Todos os consorciados que pagam as parcelas em dia estão envolvidos. Todos eles têm a mesma chance de ganhar. 

Para ser contemplado neste formato, os participantes frequentam a assembleia, onde são realizados todos os meses sorteios para anunciar os que receberão a carta de crédito.

Portanto, quem está com pressa e possui uma reserva de emergência pode dar um lance. Esse recurso pode ser usado como uma previsão do valor que ainda será pago e ajuda a prever suas considerações. Quanto maior o valor do lance vencedor, maior a chance de receber a carta de crédito para comprar carro.

Todos que começam a pagar as mensalidades serão contemplados. No entanto, nenhuma administradora de consórcio pode garantir a data que essa contemplação acontecerá. 

Pode ser no primeiro, no segundo, no último mês… Isso porque o consorciado, ao investir em uma carta, participa de um grupo com diversos outros consorciados interessados em bens semelhantes.

Contemplado por lance

Quem quiser ser contemplado mais rápido, pode oferecer um lance. O princípio de funcionamento é o seguinte: até 24 horas antes da assembleia, pode fazer uma oferta pelo valor desejado.

Para definir o valor do lance, você pode calculá-lo com base no valor da parcela que deseja pagar na carta ou calculá-lo com base no valor esperado durante toda a assembleia, e fornecer uma determinada porcentagem da carta de crédito.

Lembre-se: registrar uma oferta de lance para comprar carro antes do encontro não significa que ela será deduzida antes do sorteio. Só depois de considerar que o valor deve ser pago à administradora do consórcio.

O que acontece em caso de empates de lance?

No modo clássico, é contemplado por lance aquela pessoa que oferece o maior valor pelo bem em uma determinada assembleia. Porém, como existem diferentes tipos de lance, é necessário explicar como funciona o critério de desempate entre cada um deles. Então vamos lá!

Desempate pelo lance livre

Por ser uma forma de lance em que o consorciado determina o valor que quer oferecer, dificilmente ocorre caso de empate. Porém, como a administradora utiliza critérios que analisam o percentual que falta pagar, com base nas mensalidades já pagas, é possível que aconteça empate de lances.

Caso aconteça empate, a administradora utiliza como critério o sorteio da Loteria Federal. Quem estiver mais próximo da cota sorteada, que representa o contemplado pelo sorteio, leva o bem.

Desempate pelo lance quitação e antecipação

Se o seu grupo dá a possibilidade de quitar ou antecipar as parcelas, pode acontecer de nem ser necessário participar dos sorteios. Aqui, segue como critério de desempate o maior percentual de valor ofertado. Dependendo das regras do grupo, podem haver outras condições para o desempate desses tipos de lance.

Agora que você está por dentro do assunto, não perca mais tempo e faça uma simulação de consórcio aqui no UP!  E se prepare para tirar os planos do papel com total segurança e tranquilidade