Se você está precisando de dicas para não errar no planejamento financeiro pessoal, chegou ao local certo! Continue nos acompanhando.
Ter um planejamento financeiro pessoal depende de diversos fatores, porém, esse controle está se tornando, cada vez mais, um desejo das pessoas. Afinal, ter controle financeiro é o primeiro passo para conseguir adquirir um apartamento, um veículo ou realizar a viagem dos sonhos.
Desse modo, destaca-se que a consciência financeira não é algo imediato, pois você precisa sempre estimular e colocar em prática esse pensamento. Logo, o planejamento financeiro pessoal traz consigo os hábitos que você tem com o seu dinheiro, desde o pagamento de contas mensais até o lazer.
Esse planejamento é o primeiro passo para alcançar a independência financeira. Pensando na dificuldade que a maioria das pessoas têm, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar a ter um melhor planejamento financeiro pessoal. Boa leitura!
O que é um planejamento financeiro pessoal?
Inicialmente, é importante trazer o que é um planejamento financeiro pessoal, para que serve e qual a sua relevância atualmente. Destaca-se, então, que você deve se preocupar com a forma a qual lida com as suas finanças.
Isso porque, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 8 em cada 10 famílias têm dívidas. De acordo com um levantamento recente feito pelo órgão, cerca de 78% das famílias no país estão endividadas e 29% com contas em atraso.
Isso demonstra como a nossa população precisa, urgentemente, de uma educação financeira. Logo, ter um planejamento financeiro pessoal significa organizar a sua receita, junto às despesas, mensalmente, levando em consideração as suas despesas gerais e fixas.
Com esse hábito, você sabe quanto precisa para pagar todas as dívidas em dia e quanto sobra para o lazer. Desse modo, é possível evitar o descontrole financeiro. Por incrível que pareça, muitos desconhecem quanto ganham, e por isso gastam a mais do que deveriam.
É possível organizar as finanças?
É possível sim organizar todas as suas finanças e obter o controle que tanto deseja. Mas, para isso, é necessário ter paciência. Além disso, seguindo as nossas dicas você pode obter êxito no planejamento financeiro pessoal. Confira a seguir.
Priorize o pagamento de dívidas
A primeira parte do seu planejamento financeiro pessoal é, na verdade, priorizar o pagamento das dívidas antigas. Você não tem como avançar sem antes resolver essa pendência. Portanto, anote em um papel, ou onde preferir, todas as dívidas que têm atualmente.
Ter alguma conta atrasada significa que você lidará com juros no futuro, logo, mais dinheiro ainda. Uma possibilidade interessante é tentar uma negociação ou parcelamento da dívida.
Conheça a sua renda mensal
Conheça, de verdade, a sua renda mensal, após os descontos de plano de saúde, vales, impostos e demais questões. Tenha em mente o seu salário líquido – aquele que entra na sua conta após todos os descontos.
Caso você possua outros recebíveis no mês, inclua-os na sua renda. Porém, se você recebeu um valor de uma venda, esse custo não deve ser incluído na renda, tendo em vista que ele não é algo frequente.
Tenha noção do seu custo e estilo de vida
Tenha noção de tudo aquilo que você consome no dia a dia e o que precisa ser pago sem falta todo mês. Neste momento, entram algumas contas como luz, água, telefone, internet e outros. O valor médio dessas contas resulta no seu custo de vida.
Portanto, consequentemente, o valor restante é o disponível para custos variáveis, lazer, investimentos ou uma reserva financeira.
Categorize os seus gastos
Os seus gastos devem ser categorizados. Isto é, divida os gastos de casa, lazer, saúde, supermercado, aluguel etc. Você precisa saber exatamente o que está sendo gasto e para onde o seu dinheiro está indo. Essa é uma maneira muito comum de controlar os gastos.
Porém, não pare nos gastos rotineiros. Inclua absolutamente tudo que você compra, desde roupas novas e calçados, até lanches no final de semana e saídas com os amigos. Essas categorias permitem que você também reflita sobre tudo que faz, se está saindo muito, se precisa diminuir o plano de internet ou se precisa negociar o valor do aluguel.
Realize aquisições por meio de modalidades benéficas
Se você pretende se planejar para adquirir um bem com valor alto, como um veículo ou um apartamento, saiba que a melhor opção é um consórcio – principalmente se você ainda está se livrando de algumas dívidas.
Não é interessante, para aqueles que querem ter um planejamento financeiro pessoal, investir em um financiamento, por exemplo. Isso porque você vai sair de algumas dívidas e entrar em outra.
O empréstimo e o financiamento costumam envolver uma taxa muito alta de juros, o que não ocorre, por exemplo, no consórcio. Essa é a melhor opção para comprar o carro dos sonhos ou o imóvel que tanto desejou.
Conte com o UP Consórcios, a melhor opção para você
Você está em busca de uma administradora de consórcio de confiança, qualidade e que te ajude a alcançar os seus objetivos de aquisição? Conte com o UP Consórcios. Essa é a solução de melhor consórcio que você pode encontrar, pois oferece ótimas condições para participar dessa modalidade de aquisição e conquistar o seu carro ou casa, por exemplo.
O consórcio UP é um modo de antecipar a sua aquisição de bens ou serviços de uma forma muito segura e simples. Dito isso, saiba que o UP Consórcios é o consórcio ideal para todos que desejam flexibilidade e um aliado para o dia a dia. Faça uma simulação e dê aquele UP!