O que devo fazer para alcançar a independência financeira?

03/06/2022

Imagem blog

O que devo fazer para alcançar a independência financeira?

Quer alcançar a independência financeira, mas não sabe por onde começar? Aqui preparamos um artigo com dicas bem legais para você conquistar a sua!

O aumento dos níveis de endividamento e o aumento dos preços dos imóveis levaram muitos brasileiros a repensar seus planos de longo prazo. Hoje, muito mais do que se aposentar, a juventude tem pensando em como alcançar a independência financeira aos 20 ou até 30 anos. Pode parecer uma coisa impossível de fazer, mas as pessoas fizeram isso, e você também pode.

O que é independência financeira?

Em um sentido tradicional, independência financeira significa ter renda passiva suficiente para pagar todas as suas despesas de vida. A maioria das pessoas que buscam esse estilo de vida não quer depender de estar empregada ou dependente de outras pessoas. Portanto, a renda passiva é necessária para financiar seu estilo de vida, portanto, gerar esse fluxo de renda é uma prioridade.

Embora a independência financeira tenha começado como uma forma de se aposentar mais cedo, o significado mudou ao longo dos anos e pode significar várias coisas. Agora existem diferentes tipos de independência financeira que podem ser adequados para pessoas de qualquer idade.

O que devo fazer para alcançar a independência financeira?

1. Conquistando a independência financeira saindo por conta própria

Você poderia argumentar que o significado original de independência financeira se refere a crianças que saíram da casa da família. A ideia é que agora você possa ganhar dinheiro suficiente para conseguir sua própria casa e pagar todas as suas próprias contas sem depender do apoio de familiares ou amigos.

2. Quebrando o ciclo de salário a salário

Mesmo se você mora sozinho, pode não se sentir financeiramente independente se viver de salário em salário . É certo que quebrar esse ciclo nem sempre é fácil, pois há muitas despesas que você pode cortar. Você pode ter que pensar em começar uma atividade paralela ou um emprego de meio período para aumentar sua renda.

3. Independência financeira, aposente-se cedo

Independência financeira, aposente-se cedo”  tornou-se um objetivo importante para algumas pessoas, pois permitirá que deixem seus empregos e vivam de seus ativos geradores de renda, como aluguel de imóveis.

Claro que chegar a este ponto não é fácil. Geralmente, exige que você pague dívidas , corte despesas, economize e invista agressivamente o mais rápido possível. Também pode exigir que você se mude para uma área com um custo de vida mais baixo para ajudar a reduzir suas despesas. Confira abaixo outras dicas para você alcançar sua independência financeira. 

Passo a passo para conquistar sua independência financeira

Descobrir como se tornar financeiramente independente sempre será a parte mais difícil de alcançar seus objetivos. Algumas pessoas têm a sorte de se formar sem dívidas com empregos bem remunerados, então alcançar a independência financeira se torna um pouco mais fácil. Independentemente do seu nível de renda, existem algumas coisas que você pode fazer para aumentar seu patrimônio líquido e apoiar sua jornada para a independência financeira.

Corte suas despesas

Se você levar a sério a independência financeira, precisará cortar muito mais do que apenas seu café diário. Pense desta forma: cada dólar que você economiza o aproxima da aposentadoria. Alternativamente, cada dólar que você gasta o afasta ainda mais da aposentadoria precoce.

Se o seu objetivo é conquistar bens e viver independente financeiramente, você precisa reduzir todas as despesas possíveis e orçar de acordo. Suas contas mensais são uma boa maneira de começar. Dê uma olhada nos seus planos de celular e internet para ver se consegue renegociar um preço menor. Cozinhar mais refeições e não desperdiçar comida é outra maneira fácil de cortar custos, especialmente se você estiver encontrando maneiras de economizar dinheiro em mantimentos. Você também pode considerar reduzir bastante seu orçamento de entretenimento e se concentrar em coisas gratuitas para fazer.

Invista no UP Consórcios para conquistar sua independência financeira!

Para qualquer tipo de plano, você precisará se familiarizar com os conceitos básicos de investimento para que possa começar a obter renda com seus investimentos. Já que você já cortou suas despesas, você deve pegar esse dinheiro e investir em produtos que possam gerar renda. Aprenda a investir em ações , especialmente aquelas que pagam dividendos ou fundos de índice.

Normalmente, as pessoas investem com a mentalidade de que se aposentarão aos 65 anos. Se seu objetivo é se aposentar mais cedo, você precisa saber quanto precisará se aposentar e garantir que seus investimentos durem mais quando você começar a sacar deles. Isso pode exigir que você aumente seu fluxo de caixa e economize mais ou continue investindo mesmo depois de se aposentar.

O consórcio de imóvel, por exemplo, é ideal para jovens que querem a tão almejada independência financeira. Não à toa, essa modalidade de compra se consolida como uma alternativa interessante para quem não se enquadra ou não quer arcar com os juros altos de um financiamento imobiliário.

Há alguns anos, melhor do que ter um carro ou uma casa, era investir o dinheiro para ter rendimento que pagasse o aluguel e ainda pudesse nos remunerar. Tudo isso mudou. Primeiro, vale considerar que brasileiro percebeu que o milagre da multiplicação não existe, principalmente porque hoje é reconhecido que o que mais importa é a segurança e o conforto de um lar. Nossos hábitos de consumo mudaram (estamos bem mais atentos), assim como nossas prioridades. Agora, busca-se mais do que nunca estabilidade e conforto. E é neste contexto que, mais uma vez, o consórcio de imóvel é a solução ideal na crise econômica. Afinal, reúne em um único produto: ferramenta de poupança, modalidade de crédito e produto de investimento.

UP para alcançar a independência financeira na crise! 

Nunca é demais lembrar: ao contratar um consórcio, você passa a fazer parte de um grupo que possui  um objetivo em comum, forma uma poupança coletiva, um autofinanciamento destinado à compra de um bem definido previamente. 

A situação econômica atual torna o consórcio uma modalidade de compra mais segura. No UP Consórcios você pode contratar online e tem acesso a vários diferenciais. A administradora também é responsável por organizar as assembleias mensais, momento em que ocorrem as contemplações, via sorteio ou lance. 

Que tal começar por uma simulação de consórcio?  No UP Consórcios você encontra os planos com  as menores parcelas e chances reais de contemplação. Não perca mais tempo e invista na sua independência financeira!