É possível vender um consorcio em andamento?

31/03/2022

Imagem blog

É possível vender um consorcio em andamento?

Será possível vender um consórcio em andamento? Se por qualquer motivo você pensou em vender seu consórcio, saiba que é possível. Continue lendo o artigo que preparamos!

O consórcio em andamento está relacionado ao número de parcelas que o cliente conseguiu pagar, neste caso quanto mais parcelas o cliente pagar, ou seja, quanto menor o saldo devedor, maior será o valor que ele receberá pela proposta. 

Confira as principais informações sobre o consórcio em andamento.

Entenda o que é consórcio em andamento

Um consórcio em andamento é aquele em que um certo período de tempo se passou desde que o grupo foi formado.

Pode representar uma grande oportunidade de negócio para quem pretende vender a ação e para quem pretende comprá-la.

O motivo é o seguinte: quando se inicia um novo grupo de consórcio, todos os membros têm a mesma chance de serem sorteados. A diferença é que, no início do consórcio, geralmente são oferecidos lances mais altos.

Portanto, quem não tem tantos recursos para investir em primeiro lugar precisará pensar com cuidado no sorteio ou esperar um pouco até que o valor do lance fique mais acessível.

É possível vender um consorcio em andamento?

Como é definido o valor da proposta do consórcio em andamento?

As relações de compra e venda de cartas de consórcio em andamento (situações de cancelamento, atrasos, novas propostas, etc.), independente da situação, estão intimamente relacionadas à situação econômica do país, pois quando o país está em uma condição econômica ruim, a oferta de cartas aumenta muito, em neste caso, o valor da proposta tende a diminuir. 

O contrário pode ser verdade, mas nem em todos os casos os investidores irão alocar seu capital para outros investimentos, reduzindo a demanda. Assim, independentemente da sazonalidade, os clientes que optam por vender um consórcio podem obter ofertas em partes do país que não são suas.

Por que vender um consórcio em andamento?

O consórcio é uma forma de contratação para planejamento de médio e longo prazo. Por isso, às vezes, a situação dos consorciados muda completamente, sendo necessário optar pela venda do consórcio em andamento.

Seja por dificuldades financeiras, dificuldade para pagar as mensalidades em dia, ou outros motivos, vender um consórcio é sempre viável para quem quer vender ou comprar.

A venda de cotas é uma opção segura, desde que o cotista faça negócios com uma empresa respeitável que possa fornecer garantias adequadas.

Além disso, também é possível transferir parte de um consórcio em andamento para outra pessoa.

Nesse caso, o interessado em assumi-lo precisa avaliar a qualidade da equipe, pois será ele o responsável pela continuidade do negócio.

Afinal, vale a pena entrar em um consórcio em andamento?

No quesito contemplação, o primeiro pensamento no sorteio já acontece quando você entra em um consórcio em andamento. Isso significa que menos pessoas estarão competindo com novos stakeholders.

Por outro lado, há um prazo menor para fechar um grupo, o que significa que o valor da mensalidade aumenta. Afinal, quanto menor o prazo de pagamento, maior o valor da parcela.

No entanto, em um consórcio em andamento, a oportunidade de consideração aumentou, já que o lance mais alto geralmente é feito.

Outra vantagem é que já existe um histórico do valor ofertado nos lances, o que permite um cálculo mais preciso dos lances necessários para ter mais sucesso nessa estratégia.

Por isso, quem precisa vender um consórcio em andamento não terá dificuldade em encontrar interessados ​​em sua cota.

Principais vantagens de vender o consórcio em andamento

Quando um consorciado encontra algum tipo de dificuldade financeira, a venda de um consórcio em andamento o impede de sofrer a penalidade de ser excluído de sua cota por decisão voluntária ou inadimplência.

Nesses casos, pode levar muito tempo para recuperar seu dinheiro se você acabou de sair do negócio. Isso porque os clientes têm que esperar para serem excluídos do sorteio e/ou até o final do grupo.

Vale lembrar que o valor a ser reembolsado virá com o devido desconto de taxa e eventuais multas por inadimplência.

Vender um consórcio em andamento é uma das formas mais rápidas de recuperar seu dinheiro com urgência. Por isso, é necessário conhecer empresas conceituadas que possam ajudá-lo a encontrar compradores interessados ​​em sua cota.

Um fato interessante é que pode não ser tão favorável não pagar as parcelas. Como resultado, além das chances de ser contemplado serem bloqueados - seja por sorteio ou lance - os inadimplentes prejudicaram a saúde financeira do grupo.

Quem compra consórcio contemplado?

Por fim, não podemos deixar de destacar que as pessoas que comprar um consórcio contemplado, ou em andamento, tem as seguintes condições:

  • Pressa na aquisição do bem;
  • Ele não quer enfrentar o interesse do financiamento;
  • A análise de crédito para este financiamento não foi aprovada.

Às vezes, conseguir alcançar a carta de crédito pode não ser tão vantajoso porque há uma negociação flexível (o valor adicional é colocado no valor total).

Em muitos casos, o valor pode até ser bastante alto devido à natureza da oportunidade.

Outra questão a ser avaliada é a análise de crédito feita quando se utiliza uma carta de crédito conjunta.

Qualquer pessoa com restrições de nomes deve considerar isso antes de comprar um consórcio em andamento para evitar perder o negócio.

Gostou do conteúdo? 

Aqui no UP Consórcios você encontra as melhores condições do mercado para que você tire seus objetivos do papel sem precisar ter toda aquela dor de cabeça. Então não perca mais tempo: simule, compare e compre. E dê aquele UP