Dificuldades de pagar as parcelas do consórcio? Vamos te ajudar!

17/03/2022

Imagem blog

Dificuldades de pagar as parcelas do consórcio? Vamos te ajudar!

Antes de qualquer coisa, quero te desejar tranquilidade para encarar os desafios das crises econômicas. Não está fácil para ninguém, acredite.  Sabemos que mesmo com todo o planejamento financeiro e cuidado, algumas vezes pode acontecer aquelas dificuldades de pagar as parcelas do consórcio


Atrasar parcelas de consórcio significa que aquela conquista que está nos seus planos  será pausada por tempo indeterminado. Mas da mesma forma que acidentes acontecem e pessoas optar por pausar o pagamento de  seus consórcios por um tempo, também ocorre dos problemas serem resolvidos. E queremos que todos os seus problemas sejam resolvidos! Acompanhe este conteúdo com informações valiosas para você não ter dificuldades de pagar as parcelas do consórcio

Como se planejar para pagar as parcelas do consórcio

Se o seu momento atual é de atraso de parcelas do consórcio, o primeiro passo é entrar em contato com o UP para negociar as parcelas atrasadas.

Prezamos pela renegociação pelo seguinte motivo: caso o atraso seja superior a 2 meses, o participante corre o risco de ser excluído do grupo, além disso, também é acrescentado juros e multa de acordo com seu contrato. E mais, algumas penalizações entram em jogo, afinal, outras pessoas são afetadas com o atraso do pagamento de parcelas do consórcio


Não se sinta mal se esse for o seu caso, mas excluído é o termo oficial utilizado pelo Sistema de Consórcios. Excluídos são os participantes que deixaram de fazer parte de um grupo de consórcio. Há duas maneiras de se tornar um excluído. A primeira e mais correta é o consorciado, identificando os problemas financeiros, pede à administradora que o exclua do grupo. A segunda, e esta é mais problemática e danosa, é a exclusão em decorrência de inadimplência.

Ter um planejamento financeiro pode ser o primeiro passo para mudar a situação das suas finanças e acabar de vez com a dor de cabeça causada pela falta de segurança financeira. Um bom planejamento financeiro começa por entender como funcionam suas finanças pessoais e pela definição de objetivos financeiros. 

Se durante o consórcio você  ficar ainda apertado, é possível tentar renegociar com a administradora o valor da carta de crédito. E assim, você pode ter uma redução no valor das parcelas mensais.


Por outro lado, está sentindo que não vai dar realmente para pagar as mensalidades do consórcio? Você pode repassar a cota do consórcio para outra pessoa. Mas vamos a dicas para você não ter dificuldades de pagar as parcelas do consórcio:

Organize as dívidas sem se preocupar

Você não precisa desistir do consórcio porque está com dificuldades financeiras. Pois, seu crédito não será analisado enquanto você não for contemplado. O fundamental é que você mantenha seus pagamentos em dia e tente lidar com as demais despesas da melhor maneira possível. Cada pessoa possui uma maneira própria de consumir e organizar o seu dinheiro. Enquanto alguns têm facilidade para poupar, outros sempre cedem às compras por impulso e ficam no vermelho antes mesmo do mês acabar. Para montar um bom planejamento financeiro pessoal, é necessário compreender a forma como você lida com o dinheiro e como funcionam suas finanças pessoais. Você gasta mais do que ganha? Tem reserva de emergência? Tem dívidas? São questões importantes neste momento. 


Se você receber a carta de crédito somente ao final do prazo do consórcio, ela poderá ser utilizada para a quitação do que restar. Entretanto, vale destacar que por mais que você esteja com dívidas, cancelar um consórcio no meio nunca é a opção mais interessante. Até porque o valor não é devolvido imediatamente e há a cobrança de multas por desistência..

Se organize para fugir de dívidas: o consórcio te apoia nisso!

Para não ter o nome sujo, ser aprovado em análises de crédito e ter uma vida mais tranquila, é fundamental seguir alguns passos básicos de educação financeira. O primeiro passo é conhecer todos os seus débitos, ou seja, saber onde e o que está devendo. Faça essa lista facilmente com apoio de planilhas disponíveis na internet. Feito isso, você vai precisar organizar as finanças: cortar gastos desnecessários e planejar o que será pago de maneira mais rápida.


Você pode entrar em contato com as empresas credoras e tentar fazer uma negociação dos débitos. É bem provável que uma proposta seja passada para que esse pagamento seja quitado. Negocie bem e se prepare para começar a pagar — pode ser que leve alguns meses, porém com disciplina e controle sobre o dinheiro você consegue pagar as parcelas do consórcio com tranquilidade.

Poupança com retorno 

Poupar dinheiro é o caminho para o sucesso desde quando minha avó era menina. Quando seu nome estiver limpo, com saldo positivo, que tal criar o hábito de poupar todos os meses?

Comece assim que possível, mesmo que seja uma pequena quantia. Todo o dinheiro que você poupar pode se tornar uma reserva de emergência para que você possa pagar as parcelas do consórcio e lidar com imprevistos.

Aprender a poupar dinheiro começa por ter em mente um objetivo muito simples: você precisa gastar menos do que ganha. Pode parecer muito óbvio, mas muitos não conseguem atingir este objetivo dentro de um planejamento financeiro e se perdem. Resultado: ficam sempre no vermelho e precisam recorrer a empréstimos e afins para cobrir os rombos na conta. Aprender a poupar dinheiro exige avaliar as despesas de maneira objetiva, ter metas realistas e, sobretudo, determinação e persistência para mudar hábitos e economizar um pouco a cada mês até atingir seus objetivos financeiros.

O consórcio é um investimento mais que seguro, do tipo ideal para quem não tem disciplina na hora de economizar. Além disso, é perfeito para quem tem um bom capital em mãos e busca aumentar seu patrimônio a custos baixos.


Faça simulação de consórcio aqui no UP e se prepare para tirar os planos do papel com total segurança e tranquilidade!