Entenda como é feita a correção do valor de crédito do consórcio

02/09/2022

Imagem blog

Entenda como é feita a correção do valor de crédito do consórcio

Elaboramos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre a correção do valor de crédito do consórcio. Continue lendo e saiba como funciona.

Uma correção do valor da carta de crédito nada mais é do que um reajuste feito pela administradora seguindo as métricas previamente definidas no contrato. Para garantir que cada consorciado terá o valor necessário para concluir a compra do ativo da forma que foi originalmente planejada.

Correção do valor de crédito do consórcio 

É sabido que a inflação é um problema, influenciando nas  mudanças de preços. Então, digamos que uma pessoa se junte a um consórcio de um carro que vale inicialmente 50.000 reais. Então, 2 anos depois, essa pessoa foi contemplada. No entanto, neste momento, o carro já vale 56 mil reais.

 Nesse caso, a carta de crédito deve corresponder ao valor presente do carro, concorda?  Portanto, correções precisam ser feitas ao longo do tempo para garantir o poder de compra de cada participante.

Entenda como é feita a correção do valor de crédito do consórcio

E como funciona a carta de crédito no consórcio? 

A  carta de crédito é o documento que concede ao consorciado  beneficiário a utilização do valor. Portanto, se um consorciado for sorteado ou conseguir fazer o lance mais alto da sessão, ele tem direito a uma carta de crédito. No entanto, antes do desembolso, o administrador fará uma avaliação para confirmar se o beneficiário pode realmente garantir que as demais parcelas do consórcio serão pagas após a retirada do prêmio.

Mas cuidado: as cartas de crédito representam dinheiro, mas na verdade não correspondem a dinheiro. Depois de selecionar o item que deseja comprar, o administrador pagará ao vendedor diretamente por meio de depósito em conta. 

A carta de crédito e a  correção do valor de crédito do consórcio 

Para correção do valor de crédito do consórcio, a administradora do consórcio segue um índice de preços que deve ser definido no início já no contrato. O reajuste do valor da carta de crédito geralmente é realizado 12 meses após a primeira reunião do grupo consorciado. Depois disso, as atualizações ainda são anuais - pelo menos na maioria dos casos, sempre dependendo do índice do contrato.

O controle sobre o valor financeiro da carta de crédito é dado como percentual do preço da mercadoria. Portanto, todos os créditos e débitos serão definidos como um percentual em relação ao preço do item oferecido. Um consorciado pode solicitar que o valor de sua carta de crédito seja alterado para se adequar à sua situação financeira durante o período de vigência do consórcio.

Qual o indicador mais usado para a correção do valor da carta de crédito?

Considerando um dos complexos imobiliários mais utilizados atualmente, podemos dizer que os principais indicadores utilizados para correção de cartas de crédito são:

  • Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), administrado pela Fundação Getúlio Vargas;
  • Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), também da Fundação Getúlio Vargas;
  • Custo das Unidades Básicas (CUB), administrado pelos sindicatos da construção;
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), cuja divulgação cabe ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para as auto federações, que também são populares no Brasil, os administradores costumam seguir o formulário do fabricante, mas também podem seguir o formulário FIPE, que é a sigla para Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. A tabela define o preço médio dos veículos no mercado brasileiro e fornece um parâmetro para as transações de automóveis, caminhões, ônibus e motocicletas. Sem carro como referência, os administradores ainda podem julgar pela alta ou queda do INPC ou Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que corresponde à inflação oficial.

Então, ficou mais claro como funciona a correção do valor de crédito do consórcio? Deixe um comentário aqui e compartilhe suas dúvidas e impressões conosco!

No UP Consórcios, você encontra as melhores condições e com chances reais de contemplação. Faça uma simulação, dê aquele UP!