Como funciona a contemplação no consórcio? Tudo que você precisa saber

17/03/2022

Imagem blog

Como funciona a contemplação no consórcio? Tudo que você precisa saber

Quando alguém escolhe entrar no consórcio, espera-se um momento muito especial: ser contemplado. A razão disso acontecer é um pouco óbvia, mas vamos lá: o objetivo do consórcio é trazer como finalidade a contemplação. Ou melhor, a conquista de um bem ou serviço de alto valor. 

A carta de crédito torna o acesso ao bem desejado uma conquista. É neste momento que você consegue comprar um imóvel, um carro ou utilizar aquele serviço que só você sabe o quanto deseja (fazer uma viagem, procedimentos estéticos, festa de casamento e muito mais). Ou seja, não é difícil entender porque ela é tão esperada… 

Como funciona a contemplação no consórcio? É difícil? 

Alcançar a carta de crédito exige, primeiramente, que o consorciado entenda como funciona o processo para ser contemplado no consórcio. Para isso, é importante também saber como funciona desde a liberação desse crédito até o seu uso para compra do bem desejado.

No consórcio, você adquire uma cota e a partir disso faz parte de um grupo, ali, são realizados pagamentos mensais conforme os objetivos em comum referente ao plano de consórcio. 

As assembleias de consórcio são o momento em que  acontecem os sorteios e a definição das ofertas de lances ganhadoras. São elas que permitem a contemplação de um ou mais participantes, e então recursos podem ser utilizados para comprar o bem desejado. Juntos, esses recursos são reunidos na forma da carta de crédito, trata-se do valor que um determinado consórcio oferece para a contratação do serviço ou compra do bem especificado. A carta de crédito, dessa forma, é um valor no qual é possível adquirir o bem desejado a partir do consórcio. O objetivo dela é estabelecer segurança para quem compra e também para a administradora do negócio, assim, tudo o que é previsto pode acontecer. 

Diferente do que acontece quando se faz uma compra à vista, para conseguir a carta de crédito é preciso passar por alguns procedimentos, veja só: 

Selecionar o valor da carta de crédito

A principal tarefa do consorciado para conseguir a carta de crédito é definir seu valor. Ou seja, o valor que deseja para alcançar seu objetivo de compra. Além disso, é preciso definir qual a quantia que ele pode pagar por mês.

Para ter sucesso nessa escolha, a dica é definir bem o tempo de consórcio e da renda. O mais indicado é que o valor da parcela não comprometa mais do que 30% da renda, contribuindo para a segurança financeira do participante do consórcio.

Não se preocupe, se você ainda não tem muito bem definido o valor, é possível alterá-lo quando o consórcio já está em andamento. Se no meio do andamento do consórcio, por exemplo, você não conseguir fazer o pagamento das parcelas de um determinado valor, é possível reduzir a carta de crédito para driblar as preocupações financeiras. Por outro lado, quem quiser pagar um pouco mais, pode estender o seu limite. O mais importante de tudo é sempre estar em contato com a administradora do consórcio e respeitar o que foi definido no contrato.

como-funciona-a-contemplacao-no-consorcio

Como ser contemplado?

Todos que começam a pagar as mensalidades serão contemplados. No entanto, nenhuma administradora de consórcio pode garantir a data que essa contemplação acontecerá. Pode ser no primeiro, no segundo, no último mês… Isso porque o consorciado, ao investir em uma carta, participa de um grupo com diversos outros consorciados interessados em bens semelhantes.

Todos os meses são realizadas assembleias para divulgar os contemplados de acordo com o sorteio da Loteria Federal. Como os concursos são realizados duas vezes por semana, às quartas e sábados, considera-se o sorteio mais próximo à data das Assembleias.

Se você for sorteado, é contemplado com a carta de crédito. Porém, existe outra forma que pode garantir a contemplação de forma mais rápida – ou de acordo com o que você tiver planejado: a oferta do lance.

Contemplado por lance

Quem deseja antecipar a aquisição do bem, pode optar pelo lance. Funciona da seguinte forma: até o dia anterior à Assembleia, você pode fazer  uma oferta com o valor que dispõe para pagamento do lance, por e-mail, aplicativo ou central telefônica.

Para definir o valor do lance, você pode fazer este cálculo pela quantidade de parcelas que deseja quitar da sua carta ou acompanhar os valores ofertados ao longo das assembleias, ofertando um percentual da sua carta de crédito.

Vale lembrar que registrar a oferta do valor antes da assembleia não significa que ele é debitado antes do sorteio. Somente após a contemplação que o valor deve ser pago, em até 5 dias úteis, para a administradora do consórcio.

Aquisição indireta

Já que estamos falando de aquisição, é fundamental notar que, se tratando do funcionamento, a carta de crédito promove uma aquisição indireta. Esse valor, na realidade, é utilizado pela administradora para adquirir o bem desejado. Diante disso, o valor não cai diretamente na conta do contemplado, e sim é utilizado para fazer a aquisição do que é desejado. 

Isso é importante para evitar que os recursos sejam utilizados para bens diferentes daqueles contratados — ou seja, uma carta de crédito imobiliário, por exemplo, serve para comprar bens relacionados a imóveis, dessa forma não podem ser utilizados para outros fins, como adquirir um automóvel.

Pagamento à vista

Uma coisa é certa, o contemplado não pode fazer a aquisição de forma direta do bem ou serviço, entretanto, ele ganha muito poder de negociação. Como o pagamento é realizado à vista, é possível conseguir descontos diante da liquidez da operação.

Vamos a um exemplo, se o contemplado desejar adquirir um imóvel de R$ 300 mil, mas o imóvel fica semanas no mercado e começa a indicar que vai encalhar, essa é a hora que o proprietário começa a ficar atento com a desvalorização do bem e a potencial perda de dinheiro. Diante disso, com a carta de crédito, você pode fazer uma proposta no valor de R$ 285 mil, e então pode alegar que o pagamento é feito à vista. 

Se o proprietário não aceitar a primeira oferta, é provável que o valor de venda final seja consideravelmente abaixo do valor inicial. Diante disso, como há riscos menores para quem vende, a oferta de dinheiro vivo e do valor integral à vista, geralmente, torna disponível descontos muito vantajosos, o que permite um melhor uso da carta de crédito.

Faça simulação de consórcio aqui no UP e se prepare para tirar os planos do papel com total segurança e tranquilidade!