Financiamento de imóvel: desafios e benefícios do Consórcio

25/04/2022

Imagem blog

Financiamento de imóvel: desafios e benefícios do Consórcio

A casa própria é algo que está na lista de desejos de milhares de brasileiros. Esse é o pensamento dos jovens recém-casados ​​e daqueles que procuram sair do aluguel, por exemplo, tem que comprar seu primeiro imóvel. Ter um lugar para morar, trabalhar e descansar é, de fato, uma das principais prioridades de quem se casa ou se muda da casa dos pais.

Morar de aluguel nem sempre é uma boa opção devido à volatilidade do negócio. Infelizmente, comprar imóveis com dinheiro nem sempre é viável. Por conta disso, muitos brasileiros consideram o financiamento de imóvel como a melhor opção. Mas, além do financiamento, existe a opção de comprar um imóvel com segurança e sem pagar juros altos: um consórcio

Nos destacamos para você  as principais vantagens em entrar no consórcio e abandonar a ideia de financiamento de imóvel!

Muito além do financiamento de imóvel: principais desafios e benefícios do Consórcio 

1. Taxa administrativa inferior aos juros do financiamento de imóvel

A taxa de administração trata-se do valor cobrado pela empresa responsável pela gestão do consórcio. Em geral, costuma ser menor do que a taxa de juros cobrada para o financiamento de imóvel. Desta forma, o custo final do imóvel adquirido através do consórcio será inferior ao custo final do imóvel financiado.

Observação: para comparar esses valores, basta solicitar o custo final do consórcio e o CET do financiamento de imóvel.

Financiamento de imóvel: desafios e benefícios do Consórcio

2. Ausência de valor de entrada

Ao contrário do que acontece no financiamento de imóvel, não há necessidade de adiantamento para o consórcio. Isso significa que o consorciado não precisa possuir uma parte do preço de compra para participar do grupo. Seu compromisso se aplica apenas às parcelas mensais.

3. Menos burocracia em comparação ao financiamento de imóvel

O financiamento de imóvel exige comprovação de renda mensal via folha de pagamento/extrato bancário e condições irrestritas. O consórcio de imóvel é o oposto, com muito menos burocracia. Pessoas negativadas podem até se envolver, pois sua situação só será analisada após o recebimento da carta de crédito. Os consorciados cadastrados no SPC/Serasa/SCPC terão mais tempo para normalizar sua situação.

4. Escolher o prazo e o parcelamento do consórcio 

Esse período pode ser de até 15 anos (180 meses). Ou pode durar um período menor, dependendo do plano escolhido (de 60 a 180 meses).

A flexibilidade do consórcio de imóvel é uma grande vantagem. Os membros do consórcio podem ir pagando as parcelas sem se preocupar com juros a pagar, e pegar o valor de crédito antecipadamente quando contemplando, o que pode ocorrer a qualquer momento. Isso beneficia quem consegue economizar mais dinheiro e pode se inscrever em um consórcio.

Por outro lado, se o participante estiver se sentindo apertado, poderá transferir o consórcio para outra pessoa.

5. Muitos sorteios para ser contemplado

A adesão a um consórcio é caracterizada por sorteios frequentes. Isso significa que, embora geralmente seja uma compra de longo prazo, nada impede que os membros do consórcio retirem seus prêmios em curto prazo.

6. Ofertar lances

Durante o processo do consórcio, os membros podem oferecer pagamentos antecipados em parcelas, os chamados lances. Depois que o lance for aceito, ele poderá receber a carta de crédito sem esperar ser sorteado no consórcio.

7. Usar o FGTS

A lei permite a utilização do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para oferecer lances. Isso aumenta muito as chances dos membros do consórcio retirarem seus bens antes do término do pagamento das parcelas. O FGTS pode ser usado para oferecer lances ou completar valores de crédito para compra de imóveis de maior valor.

8. Optar por outro imóvel

O consórcio também permite que os titulares de uma carta de crédito optem pela compra de outro imóvel. Pode até ter um valor diferente:

  • Caso o preço seja menor, o participante pode utilizar o valor remanescente da carta de crédito para alienar o imóvel e liquidar outros processos relacionados (ou até mesmo quitar as parcelas do próprio consórcio);
  • Se o atributo selecionado tiver um valor maior, o membro do consórcio poderá completar a diferença.
  • Em alguns casos, é até possível comprar imóveis em segunda mão. É importante ler as regras do contrato para avaliar as possibilidades.

9. Em caso de desistência

Se um consorciado decidir abrir mão da cota, ele poderá recuperar parte dos fundos de investimento. O contrato estabelece uma compensação por desistências ou exclusões após o encerramento do grupo. Vale lembrar que pode haver descontos, como multas e taxas administrativas, que devem constar no contrato.

10. Poupar

Essa é uma das vantagens mais destacadas de um consórcio, diferentemente do financiamento de imóvel. O consórcio incentiva hábitos financeiros saudáveis ​​de poupança para o futuro. Os participantes têm o compromisso de depositar uma determinada quantia a cada mês, que será retirada em benefício próprio. Ele terá que economizar uma parte de sua renda para cumprir suas obrigações com o consórcio e corre o risco de ser punido se não o fizer. Dessa forma, ele terá em seu cotidiano educação financeira e poderá saber como organizar melhor suas finanças.

Ainda não tem sua casa própria e deseja comprar um imóvel? 

Então chega de perder tempo, Faça uma simulação no UP Consórcios que você vai encontrar as melhores condições com as melhores parcelas do mercado, chegou a hora de dar aquele UP e retirar o objetivo do papel.