Financiamento ou Consórcio: veja os diferenciais de cada um

05/10/2022

Imagem blog

Financiamento ou Consórcio: veja os diferenciais de cada um

Você deseja adquirir um bem de alto valor? Saiba qual a melhor opção para isso: o financiamento ou consórcio. Continue nos acompanhando!

Ao decidir comprar um imóvel, veículo ou até mesmo uma viagem, sabemos que isso envolve uma quantia muito elevada de dinheiro. Por isso, é comum buscar por opções e modos de aquisição que facilitem este momento. Nesse cenário, você se depara com duas formas muito comuns: o financiamento ou consórcio.

Essas duas modalidades são as mais utilizadas hoje em dia, e merecem destaque por auxiliarem as pessoas a alcançarem os seus objetivos. No entanto, você conhece os diferenciais de cada um desses modos? Esse conhecimento é primordial para decidir qual será o caminho a ser seguido: o financiamento ou consórcio.

Confira a seguir as principais características desses modelos de aquisição e saiba qual a melhor opção para você, o financiamento ou consórcio.

O que é um consórcio?

A priori, entenda o que é um consórcio. Esse modelo de aquisição nada mais é do que um grupo de pessoas que estão no mesmo grupo com o intuito de adquirir um bem ou serviço em específico. Esse bem pode ser, por exemplo, um imóvel, carro, maquinário, viagem e festa de casamento.

A principal característica do consórcio é que todos do mesmo grupo visam um bem em específico. Assim, você não vai participar de um grupo de imóveis, em que todos pretendem comprar um apartamento, se deseja ter um veículo, por exemplo.

Como funciona na prática o consórcio?

Na prática, mês a mês, os integrantes do grupo devem realizar o pagamento de uma parcela em um fundo comum. Com isso, mensalmente, é feito um sorteio em assembleia para definir qual dos membros poderá ficar com o dinheiro e adquirir o bem.

Neste momento, estamos diante da contemplação, que é o momento em que o integrante garante a sua carta de crédito – um documento que permite a compra do item desejado. Contudo, mesmo após essa contemplação, a pessoa deve seguir com o pagamento das suas prestações restantes. Logo, ao fim deste consórcio, todos poderão ter acesso ao produto ou serviço que desejarem.

Benefícios do consórcio

O consórcio costuma ser uma opção muito atrativa hoje em dia, em razão dos seus valores mais acessíveis e que cabem no seu bolso. O principal benefício do consórcio é que não incide taxa de juros.

Por conta disso, as administradoras podem trabalhar com valores das parcelas reduzidas, quando comparamos com os empréstimos ou até mesmo as linhas de crédito. Esse é um benefício que deve ser levado em consideração

Ressalta-se que as empresas podem cobrar somente uma taxa de administração, o que varia de acordo com o tipo de consórcio. Porém, não há motivos para se preocupar, pois essas quantias extras serão diluídas nas mensalidades.

O que é um financiamento?

Por outro lado, temos o financiamento, que age como uma antecipação de crédito visando atingir uma finalidade em específico. Um exemplo disso é quando alguém deseja adquirir um imóvel, pois ele está livre para recorrer a um financiamento imobiliário. Com a liberação do crédito, o dinheiro será usado para a compra do bem dessa categoria, podendo ser uma casa, apartamento, terreno e afins.

Como funciona o financiamento?

A operação do financiamento funciona na prática como se fosse um empréstimo a juros. Após a concessão do crédito por parte da instituição, o cliente deve realizar o pagamento das prestações.

Contudo, esses valores terão correções e incidência de IOF, com base nas regras que são estipuladas contratualmente. Você pode financiar a compra dos mais variados produtos e serviços.

Garantia e valor de entrada no financiamento

Vale destacar que o financiamento é uma modalidade de aquisição que exige garantia. No geral, é comum vermos o próprio bem financiado. Isso indica que, caso você não tenha dinheiro para cumprir com o pagamento das parcelas, o banco poderá ficar com o imóvel ou o veículo.

Além disso, é primordial destacar o valor de entrada do financiamento. Apesar de algumas linhas de crédito financiarem até 100% do montante, não é comum obter um valor desse nesse patamar. Portanto, você deverá pagar uma parte desse financiamento à vista e parcelar o valor restante.

Principais diferenças entre consórcio e financiamento

A única semelhança que podemos citar entre o consórcio e financiamento são os pagamentos que ocorrem de forma parcelado. Assim, as suas principais diferenças são:

  • Aquisição do bem: no consórcio, essa aquisição não é imediata, sendo necessário aguardar a contemplação por sorteio ou lance. O financiamento permite a compra logo após a liberação do crédito.

  • Taxas: os consorciados realizam o pagamento de uma taxa de administração, que já está nas parcelas. Por outro lado, o financiamento inclui impostos e juros, e por isso o valor é muito mais oneroso.

Conte com o UP Consórcios, a melhor opção para você

Você está em busca de uma administradora de consórcio de confiança, qualidade e que te ajude a alcançar os seus objetivos de aquisição? Conte com o UP Consórcios. Essa é a solução de melhor consórcio que você pode encontrar, pois oferece ótimas condições para participar dessa modalidade de aquisição e conquistar o seu carro ou casa, por exemplo.

Dito isso, saiba que o UP Consórcios é o consórcio ideal para todos que desejam flexibilidade e um aliado para o dia a dia. Faça uma simulação e dê aquele UP!