Consórcio Contemplado: quais os proximos passos

21/06/2022

Imagem blog

Consórcio Contemplado: quais os proximos passos

Consórcio contemplado, o que fazer agora? Se você foi contemplado e não sabe como proceder com os trâmites, leia o texto completo que te contaremos tudo!

Essa é uma dúvida comum após a emissão da carta de crédito, afinal, chegou o bom momento (tão esperado) para receber seu bem. Melhor dizendo, a carta de crédito que dá acesso ao seu bem. Para isso, deve-se ter o cuidado de garantir que todo o processo seja realizado corretamente.

Em primeiro lugar, mantenha a calma e não se apresse para escolher. Muitas vezes, a ansiedade pode atrapalhar sua tomada de decisão e até mesmo a organização das etapas que você deve seguir para aproveitar a conquista.

Na verdade, o ideal é seguir alguns passos para tirar o máximo proveito da sua carta de crédito e fazer a melhor escolha. Descubra quais são neste artigo!

Consórcio Contemplado: quais os proximos passos

Passo a passo do consórcio contemplado

Faça boas escolhas quando for contemplado no consórcio. Selecione seus bens a partir do valor da carta de crédito após a contemplação. 

Não há necessidade de fazê-lo da noite para o dia. Sua decisão será mais rápida e precisa se você já tiver iniciado essa pesquisa durante o pagamento das parcelas do consórcio.

Informe o administrador quando decidir a melhor opção. Como tal, serão feitas medições para confirmar se a mercadoria está em conformidade com as regras de aquisição.

Antes de ter a carta de crédito em mãos, é preciso fazer a comprovação de alguns documentos para a liberação do valor.

Se ainda tiver com mensalidades a quitar, deve oferecer garantia. Por isso, a administradora realiza uma análise cadastral automática. Essa medida assegura que a contemplação não prejudique os demais integrantes do grupo de consórcio.

Depois dessa etapa, o UP pede alguns documentos pessoais de comprovação:

● Cópia do RG ou CNH;

● Cópia do CPF ou, se o contemplado for uma empresa, cópia do CNPJ;

● Comprovante de residência atualizado e em nome do contemplado;

● Comprovante de renda (holerites, extratos bancários etc).

Na contemplação, é preciso estar com o nome regularizado em instituições de crédito e com as mensalidades do consórcio em dia. Do contrário, você perde a chance de receber a carta contemplada.

Como utilizar o Consórcio Contemplado

Após a etapa de aprovação de documentos, finalmente você pode utilizar a sua carta de crédito.

Vale lembrar que ela só pode ser utilizada para o bem que você selecionou. Por exemplo, se você investiu em um consórcio de serviços, não pode utilizar a sua carta para a compra de um automóvel ou imóvel, por exemplo.

A carta é transferida diretamente da administradora de consórcio para o proprietário do bem ou quem executa o serviço que você selecionou.

Se você investiu em um consórcio de automóveis, deve informar o modelo, ano, valor e a concessionária ou proprietário, para que o valor seja repassado.

Vale o mesmo para as demais categorias: você indica a agência de viagens ou universidade, no caso de serviços, ou o dono de uma casa ou terreno, no consórcio de imóveis.

A grande vantagem é que a carta contemplada dá poder de compra à vista, garantindo ampla margem de negociação. Se o valor do bem que você selecionou for inferior à sua carta, pode usar o valor restante para documentações (contanto que não ultrapasse 10% do total da carta) ou para quitar as parcelas que faltam do consórcio.

Mas, se o bem tiver valor superior à sua carta, fique tranquilo: é possível completar o valor com os seus próprios recursos.

Caso as opções de valor da carta sejam insuficientes para o bem que deseja comprar, converse com os especialistas do UP. Você pode investir, ao mesmo tempo, em mais de uma cota de consórcio e conquistar o seu objetivo realizar o seu sonho, não importa o tamanho dele!

Aliás, o que significa Consórcio Contemplado?

O principal objetivo de um consórcio é a contemplação, uma vez que é a partir dela que o consorciado tem acesso à carta de crédito, que possibilita a aquisição do bem ou serviço.

Temos que ressaltar também que, para ter acesso efetivo à carta de crédito, o consorciado precisa atentar aos detalhes do processo que se inicia após a contemplação. Vamos falar mais sobre isso abaixo. 

Como posso ter o Consórcio Contemplado?

Todos que começam a pagar as mensalidades serão contemplados.

No entanto, nenhuma administradora de consórcio pode garantir a data que essa contemplação acontecerá. Pode ser no primeiro, no segundo, no último mês…

Isso porque o consorciado, ao investir em uma carta, participa de um grupo com diversos outros consorciados interessados em bens semelhantes.

Todos os meses são realizadas assembleias para divulgar os contemplados de acordo com o sorteio da Loteria Federal. 

Se você for sorteado, é contemplado com a carta de crédito. Porém, existe outra forma que pode garantir a contemplação de forma mais rápida – ou de acordo com o que você tiver planejado: a oferta do lance.

Como funciona o Consórcio Contemplado por Lance?

Quem deseja antecipar a aquisição do bem, pode optar pelo lance.

Funciona da seguinte forma: até o dia anterior à Assembleia, você pode enviar uma mensagem com o valor da sua oferta de lance. Essa oferta pode ser realizada até às 23h59 do dia anterior à assembleia, por e-mail, aplicativo ou central telefônica.

Para definir o valor do lance, você pode fazer este cálculo pela quantidade de parcelas que deseja quitar da sua carta ou acompanhar os valores ofertados ao longo das assembleias, ofertando um percentual da sua carta de crédito.

Vale lembrar que registrar a oferta do valor antes da assembleia não significa que ele é debitado antes do sorteio. Somente após a contemplação e a etapa de comprovação de documentos que o valor é debitado para a administradora do consórcio.

Portanto, fique tranquilo: se você oferecer o lance, e não for contemplado, não vai perder nada!

Após esse artigo, tenho certeza que você não perderá mais tempo, é hora de começar a tirar os seus planos do papel! No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Faça uma simulação e compare!