Financiar caminhão ou Consórcio?

09/05/2022

Imagem blog

Financiar caminhão ou Consórcio?

Se você está considerando uma carreira como motorista, pode estar se perguntando sobre os benefícios de seu próprio caminhão. Você tem a opção de trabalhar diretamente para uma empresa como motorista ou como proprietário-operador.

No entanto, comprar um caminhão é uma grande decisão financeira, por isso é melhor avaliar todas as possibilidades. Financiar caminhão ou comprar através do consórcio qual a melhor opção?

Elaboramos este artigo com os benefícios de ter seu próprio caminhão sobre qual a melhor forma de compra para sua realidade.

Boa leitura!

Financiar caminhão ou Consórcio: principais benefícios de investir em caminhão

Antes de destacar qual a melhor maneira de comprar um caminhão (financiar caminhão ou entrar no consórcio), vamos destacar os benefícios de fazer esse investimento! 

Um dos benefícios de trabalhar para uma transportadora como proprietário-operador é possuir seu próprio caminhão que lhe dá uma sensação de liberdade. 

Você pode fazer sua agenda, escolher seus empregos e escolher as empresas com as quais trabalhar. Você pode começar a alugar para uma determinada operadora, o que lhe permite alguma estabilidade com o trabalho, enquanto ainda tem a liberdade de ser seu próprio patrão.

Além disso, como proprietário-operador, você pode planejar quanto tempo deseja trabalhar. Por exemplo, você pode contornar obrigações familiares ou considerações de saúde a serem cumpridas. Ter um equilíbrio entre trabalho e vida é muito mais fácil quando você planeja sua agenda. Você pode trabalhar em roteiros que envolvam visitar amigos e familiares em outras partes do país, ou até mesmo fazer uma viagem paralela para conhecer algo novo. 

Se você está altamente motivado e deseja ganhar o máximo possível, pode se concentrar em criar uma conta bancária.

Financiar caminhão ou Consórcio?

Liberdade de tomar suas próprias decisões

Possuir seu próprio caminhão também significa que você está livre de ter que compartilhá-lo. Muitas vezes, os veículos não são limpos antes que o próximo motorista chegue para um transporte, tendo que enfrentar qualquer bagunça que o motorista anterior deixou. No entanto, você evita o incômodo ao possuir o seu próprio, porque sempre sabe o que esperar quando está no banco do motorista.

Negociação de Tarifas e Planejamento de Transportes

Se você tem alguma experiência em dirigir um caminhão, sabe como calcular o custo por quilômetro e os tempos de carregamento. Quanto mais conhecimento você tiver sobre direção, melhor poderá exigir o preço certo para o trabalho que você concorda em transportar. Como proprietário-operador, você tem a liberdade de se posicionar para o próximo transporte, para que possa planejar uma série de transportes que atendam às suas necessidades. Os proprietários-operadores geralmente recebem uma taxa melhor por quilômetro em comparação com os motoristas da empresa.

Ter um senso de orgulho de possuir o seu próprio

Além disso, há um sentimento de orgulho em cumprir o desafio de se tornar um proprietário-operador. Esta carreira é um investimento financeiro e pessoal que lhe permite construir confiança e gerir o seu negócio.

Como você possui seu caminhão, você é responsável por todas as despesas. Se quebrar ou precisar de combustível, você deve lidar com isso. Embora possa parecer uma tarefa árdua investir tanto tempo em um caminhão, há orgulho nesse negócio. Afinal, seu investimento lhe dá escolha e oportunidade.

A demanda por motoristas é alta

Há uma demanda por motoristas agora devido à falta de motoristas qualificados na indústria. Isso é significativo porque os caminhoneiros praticamente movimentam todos os alimentos e itens de varejo. À medida que a escassez de motoristas piora, as taxas de envio continuam a subir. Com a segurança do trabalho disponível devido a essa demanda, este é um ótimo momento para se tornar um operador-proprietário e construir seu negócio de caminhões.

Agora sim estamos preparados para o que vem a seguir: a melhor maneira de comprar um caminhão. Confira: 

Financiar caminhão x Entrar no Consórcio

Financiar caminhão é um meio de compra bastante comum, no entanto, apesar do poder de compra direto do financiamento, as instituições financeiras exigem diversos documentos para aprovação do crédito. Isso significa que você precisa ter muito cuidado ao seguir as regras e obter financiamento financeiro. Caso contrário, quaisquer erros na documentação podem atrasar os negócios e resultar em atrasos na obtenção das mercadorias.

Ao contrário do que acontece no consórcio de caminhão, esta última é mais rápida e prática.

No consórcio, você se junta a um grupo e começa a pagar parcelado para conquistar seu caminhão com muito menos burocracia!

Financiar caminhão: mais cuidado para não ‘’sujar o nome’’

As parcelas de financiamento de caminhões podem impactar bastante no seu orçamento devido aos juros. Isso é muito triste porque sabemos que com toda a instabilidade econômica que estamos passando, é muito difícil pagar à vista mercadorias de alto valor, sem falar que os juros altos dificultam ainda mais.

Infelizmente, atingir suas metas de compra de caminhões pode se tornar uma dívida difícil de pagar. Quanto mais tempo demorar para pagar em parcelas, maior a probabilidade de os investidores ficarem com o nome sujo e acharem mais difícil sair das dívidas.

A vantagem do UP Consórcio de caminhão é que você não paga altos juros para alcançar seu objetivo. Aliás, muito pelo contrário. O que acontece é que você escolhe as parcelas que cabem no seu bolso e ainda tem o incentivo de outros participantes do seu grupo para conquistar seu caminhão! 

Não perca mais tempo. Faça sua simulação aqui no UP Consórcios e inicie sua jornada rumo à conquista dos seus objetivos!