5 Motivos para NÃO fazer um financiamento de caminhão

17/03/2022

Imagem blog

5 Motivos para NÃO fazer um financiamento de caminhão

Nem sempre é possível adquirir um caminhão pagando à vista, afinal, trata-se de um investimento de alto valor. Diante disso, muitas pessoas optam por adotar o financiamento. O financiamento de caminhão é uma modalidade de compra que empresta um valor de crédito e permite a entrega do item de maneira rápida, com o pagamento sendo feito em prestações. No entanto, investir a partir dessa solução pode comprometer o orçamento familiar. 

Por outro lado, o consórcio de caminhão é a solução mais segura e confiável de investimento. Isso porque, através dele é possível adquirir um novo bem de forma mais econômica e menos burocrática, principalmente quando comparamos ao financiamento de caminhão.

Os empecilhos colocados no mercado, ainda mais com a crise financeira, são motivos para que as pessoas desistam do que querem conquistar. As opções como financiamentos ou empréstimos bancários, por exemplo, são consideradas alternativas inviáveis devido às altas taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras. Além disso, os trâmites para financiamento de caminhão são complexos, haja burocracia… Enquanto isso, o consórcio oferece recursos mais práticos e acessíveis.

5 Motivos para NÃO fazer um financiamento de caminhão

1. Taxas de juros altas

Se você quer fugir de taxas abusivas de juros, não faça um financiamento de caminhão! No financiamento, apesar da possibilidade do valor das parcelas ser fixo, nelas são aplicados juros elevados, considerando o valor do bem no momento da compra. 

Essa condição faz com que os recursos aplicados durante o financiamento de caminhão sejam maiores do que no consórcio, afinal, no financiamento, ao final do acordo de pagamento você poderia ter comprado 3 caminhões (ou mais).

2. Financiamento é mais burocrático!

Apesar do poder de compra imediato do financiamento, as instituições financeiras exigem diversos documentos para aprovar o crédito. Isso significa que você precisa estar muito atento para seguir as regras e obter o dinheiro do financiamento. Do contrário, qualquer equívoco com documentação, poderá atrasar o negócio e fazer com que haja mais demora na aquisição do bem. 

Diferente do que acontece no consórcio, certo? 

As burocracias são bem menores para participar de um grupo e iniciar o pagamento das parcelas para conquistar seu caminhão

3. Risco maior de perder o bem

Quem é que gosta de perder dinheiro?

Acho que ninguém vai levantar a mão para isso…

No entanto, se o investidor não pagar as parcelas do financiamento de caminhão em dia, corre o risco de ter como obrigação devolver o bem adquirido para quitar as dívidas com a instituição financeira. Além dessa situação ser constrangedora, você ficará sem o bem - até então - adquirido, que muitas vezes também é o seu instrumento de trabalho. 

5-motivos-para-nao-fazer-um-financiamento-de-caminhao

4. Mais chances de ficar com o nome sujo

As parcelas do financiamento de caminhão podem afetar o orçamento do investidor por conta dos juros. Isso é muito triste, porque é muito difícil alcançar bens de alto valor com pagamento à vista em meio a instabilidades econômicas, os juros altos atrapalham ainda mais e é um aspecto que eleva também o risco de inadimplência. 

Infelizmente, alcançar o objetivo de comprar um caminhão pode se transformar em uma dívida bem complicada de ser quitada. Quanto mais se demora para pagar as parcelas, maiores são as chances de o investidor ficar com o nome sujo e ter mais dificuldades para se livrar do endividamento.

5. Desvalorização do seu dinheiro

Os valores aplicados durante o financiamento serão superiores ao do bem adquirido no momento da compra. Daí voltamos novamente para o motivo… os juros do financiamento! Para ser direta, acaba que você perdeu dinheiro e oportunidades de usá-lo para fazer atividades que proporcionam momentos únicos, como viagens, jantares, investimentos, entre outros. 

Consórcio de caminhão: investimento seguro mesmo na crise

O consórcio de caminhões e veículos pesados não é diferente de outros tipos de consórcio. Ele segue a mesma linha: é um investimento seguro e econômico que oferece muitas vantagens aos consumidores interessados em adquirir um bem ou um serviço.

Ao entrar no consórcio, a administradora ficará responsável por reunir um grupo de pessoas com um objetivo em comum, neste caso: comprar um caminhão. Ao completar o grupo, o sistema de compra parcelada se inicia, com a definição do crédito, do número de parcelas e do valor das prestações.

A única regra do consórcio de caminhão é estar com os pagamentos em dia, assim, todos os participantes do grupo contribuem para a formação de uma poupança conjunta e concorrem aos sorteios mensais nas mesmas condições. Lembrando que, no consórcio de auto, é possível ser contemplado de duas formas: pelo sorteio ou por lance.

Após ser contemplado, o consorciado tem a sua carta de crédito liberada e pode, enfim, adquirir o caminhão desejado. O consórcio de caminhão é uma alternativa econômica e acessível para profissionais de todo o Brasil que estão em busca de investir em seus negócios.

1.  A opção de parcelas que melhor se adapta ao seu orçamento

Comprar um caminhão a partir de um consórcio tem essa flexibilidade: você pode procurar uma opção que se adapte às suas finanças no momento. É importante não esquecer que o valor das parcelas deve caber à vontade no seu orçamento mensal e é conveniente que você tenha uma reserva que permita pagar duas a três parcelas, de maneira tranquila, caso ocorra alguma eventualidade.

2.  É possível optar por qualquer modelo ou marca

É comum que o consórcio esteja relacionado ao valor do veículo que você pretende adquirir e não propriamente ao modelo ou marca do automóvel. Diante disso, você pode fazer um planejamento  e uma pequena lista do modelo de caminhão que você deseja e se organizar para adquiri-lo com tranquilidade.

3.  As administradoras de consórcios são devidamente fiscalizadas pelo Banco Central

Esse é um ponto fundamental a ser verificado no momento de contratar seu consórcio. Todas as administradoras de confiança precisam ser autorizadas pelo Banco Central. Você pode consultar na internet a lista de administradoras autorizadas através do site do Banco Central.

O UP surgiu para se tornar um modalidade de compra moderna, prática e facilitada para você. Não é o tipo de negócio para te dar dor de cabeça, é para quem quer cuidar melhor do dinheiro. Ele pode ser contratado online, sem intermediários e com simplicidade, autonomia na escolha do plano e sem burocracia: é tudo pela internet. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Faça sua simulação aqui no UP Consórcios e inicie sua jornada rumo à conquista dos seus objetivos!