Maneira segura de contratar um consorcio de imovel

25/08/2022

Imagem blog

Maneira segura de contratar um consorcio de imovel

Você pesquisou muito, entendeu suas demandas e avaliou as condições das diferentes formas de comprar o que deseja. Ao final, concluiu que um consórcio é a melhor opção para suas necessidades. Ótimo! Você está no lugar certo. 

Essa é uma excelente notícia, pois o consórcio permite a compra planejada de imóveis, veículos e serviços sem pagar altos juros, resultando assim em uma economia significativa. 

Quer contratar um consórcio de imóvel de maneira segura? Destacamos como contratar um consórcio da forma mais tranquila possível. 

Qual a maneira segura de contratar um consórcio de imóvel?

Maneira segura de contratar um consorcio de imovel

1. Pesquisa sobre a reputação da empresa 

A partir do momento em que você entra no consórcio de imóvel, o participante passa a ter um relacionamento de longo prazo entre o administrador de sua escolha. Portanto, a empresa deve ser robusta, ter boa reputação no mercado e ter sua total confiança.

Para verificar esses requisitos, procure orientação entre colegas e familiares, pesquise na internet e veja se os administradores estão autorizados pelo banco central a atuar no setor.

2. Compreenda bem o que diz o contrato

Os contratos são mais do que apenas uma formalidade, ainda mais em negócios de alto valor. Leia todos os termos com atenção, da primeira à última página. Se houver dúvidas, erros ou inconsistências, notifique o administrador e não assine até que o problema seja resolvido.

3. Entenda quais são os prazos, taxas e reajustes

Prazos, taxas e ajustes exigem atenção especial, sobretudo quando se trata de compras de alto valor. Esse período varia de acordo com o item escolhido: quanto maior o valor, maior a validade do consórcio de imóvel.

Uma taxa de administração é adicionada à parcela para pagar pelos serviços do administrador. Além disso, alguns sindicatos cobram os valores necessários para formar fundos de reserva e adquirir seguro prestamista.

Por fim, são feitos ajustes regulares para garantir que os recursos arrecadados sejam suficientes para que todos os consorciados recebam cartas de crédito com valores atualizados com base na inflação do período. Os indicadores utilizados neste cálculo devem ser claramente identificados.

4. Na hora de contratar um consórcio de imóvel, não caia em promessas de contemplação rápida

Se você for contemplado logo na primeira assembleia, saiba que a sorte está com você, mas é normal que o processo demore um pouco. Portanto, sempre seja cético em relação a compromissos que envolvam períodos muito curtos de contemplação.

Além do sorteio, também é possível esperar receber uma carta de crédito por meio da oferta de lances. No entanto, mesmo esse mecanismo, quando você contratar um consórcio de imóvel, tem suas próprias regras bem estabelecidas que determinam como deve ser feito.

5. Cotas contempladas merecem cuidado redobrado

Se sua opção for comprar cotas que foram consideradas, existem algumas outras áreas nas quais você deve se concentrar. Embora esse tipo de transação seja permitida, deve-se tomar cuidado para não ser enganado.

Verifique primeiro se a cota é real, pois vender cotas inexistentes é um golpe muito comum. Em seguida, consulte a autorização do administrador para transferir o titular para ver quais são as condições para utilização da carta de crédito.

Essas são apenas algumas dicas para contratar um consórcio de imóvel com segurança, mas ignorá-las traz muitos riscos. Portanto, sempre considere-os para evitar surpresas.

Por que o UP é a melhor empresa para contratar um consórcio de imóvel?

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Contratar um consórcio de imóvel é voltado para as pessoas que pensam no futuro e para as que querem se planejar e, também, ter agilidade, conforto e segurança. Quem opta pela UP Consórcios  tem a possibilidade de comprar pelo celular com total autonomia e poder escolher livremente os planos. É para você que sabe o que quer e não precisa de alguém fazendo pressão ou  dizendo o que você precisa comprar.

Um consórcio digital de alto padrão que traz muita facilidades e liberdade aos clientes. Todas as fases do processo – desde compra, acompanhamento de status e assembleias até a contemplação – são totalmente digitais, feitas pela plataforma online do UP Consórcios.

Como contratar um consórcio de imóvel UP: simular consórcio de imóvel

Basicamente, não tem segredo. O simulador de consórcio de imóvel do UP Consórcios, além de confiável, é super descomplicado. Confira o passo a passo:

  1. entre na página do simulador de consórcio de imóvel;
  2. clique sobre a opção Simule agora e selecione a modalidade de consórcio de imóvel;
  3. preencha os campos com seus dados no formulário que será aberto;
  4. escolha a opção “Imóveis” para fazer a simulação do consórcio de imóvel;
  5. arraste a barra de valores até o local desejado;
  6. clique em “Avançar”;
  7. tenha acesso ao resultado da simulação de consórcio;
  8. prontinho! Nem será preciso aguardar o contato de um especialista. Aqui no UP Consórcios, tudo é feito em apenas um clique, sem enrolação! As informações sobre o consórcio de imóvel são imediatas! 
  9. escolha o plano que melhor atenda ao seu perfil e clique em “Contratar”.

Ao usar o simulador de consórcio de imóvel, você descarta aquelas opções que não têm nada a ver com seus objetivos nem com o seu orçamento. A partir de resultados específicos para as suas preferências, será muito mais fácil alcançar seu principal objetivo: conquistar a sua casa.

No UP Consórcios, você encontra as melhores parcelas com os menores lances contemplados do mercado. Simule, compare e compre, e tire seu imóvel do papel com o UP.