Top 5 maiores dúvidas sobre consórcio de imóveis

28/03/2022

Imagem blog

Top 5 maiores dúvidas sobre consórcio de imóveis

Conquistar a casa própria é algo que todo mundo sonha, e comprar uma casa à vista, infelizmente, está longe de ser uma realidade para muitos brasileiros.

Mas muitas pessoas não sabem que comprar uma casa é muito mais acessível do que parece! Principalmente porque uma das formas de alcançar este objetivo é a partir do consórcio de imóveis. 

Confira as maiores dúvidas sobre consórcio de imóveis e como entrar neste sistema. 

5 principais dúvidas sobre Consórcio de Imóveis 

Nos últimos anos, muitos brasileiros encontraram em um consórcio de imóveis uma excelente oportunidade para alcançar grandes objetivos, como a casa própria.

Essa possibilidade também é possível principalmente quando o consumidor não pode comprar à vista ou não tem acesso a um bom financiamento.

No consórcio, mesmo aqueles que estão com nomes sujos podem fazer parte de um consórcio.

Dessa forma, toda a popularidade dos consórcios de imóveis se dá pela possibilidade de compra de imóveis mais fácil. Afinal, nesse tipo de compra, o imóvel pode ser adquirido por meio de planejamento cuidadoso e parcelamento.

Além disso, a flexibilidade do consórcio é uma vantagem que já auxiliou muitos brasileiros. Ainda assim, ainda há muitas dúvidas sobre como o consórcio vai operar, alienando alguns interessados.

Para superar todas as dúvidas, confira agora as principais dúvidas sobre consórcio de imóveis:

Top 5 maiores dúvidas sobre consórcio de imóveis

1. Afinal, o que é um consórcio de imóveis?

O consórcio trata-se de uma invenção brasileira, que foi popularizada na década de 60.

Na verdade, tornou-se uma possibilidade devido às limitações de empréstimos e financiamentos oferecidos pelos bancos do país na época.

Existem vários tipos de consórcios, o consórcio de imóveis e o consórcio de automóvel são mais conhecidos.

Um consórcio é um grupo de pessoas com ideias semelhantes que se juntam, ou seja, compram um imóvel, com o objetivo de angariar uma certa quantia de dinheiro durante um determinado período de tempo através das habituais mensalidades dessas pessoas.

Com o resultado desse pagamento, todo mês um integrante do grupo é premiado com uma Carta de Crédito, que será usada para a compra do imóvel.

Mais cedo ou mais tarde todos atingirão suas metas de carta de crédito e compra de imóvel ao final do período de pagamento mensal fixo.

Contratar um consórcio de imóveis tem algumas vantagens, e entendê-las bem antes de contratar é fundamental para não fazer um mau negócio.

Dentre eles, é importante destacar os seguintes pontos:

  • Sem cobrança de altos juros
  • Baixo nível de burocracia
  • Possibilidade de agilizar a contemplação de cartas de crédito

2. Não é cobrado altas taxa de juros

A ausência de altos juros é uma das grandes vantagens do consórcio de imóveis

Como a intenção é comprar o imóvel à vista com parcelamento dos consorciados, há ausência de juros.

Portanto, não há necessidade de pagar juros sobre a linha de crédito contratada, tornando-a assim uma excelente alternativa para os clientes.

Nesse sentido, o que realmente é cobrado são apenas algumas das taxas cobradas pelo administrador do afiliado. Essas taxas também incluem taxas de administração, fundos de previdência, reservas e prêmios de seguro.

3. Baixo nível de burocracia

Outro benefício muito típico de um consórcio de imóveis é que há pouca burocracia devido à sua adesão e aquisição de imóveis.

Em alguns casos, os consórcios podem ser contratados mesmo com limites de crédito, nomes sujos conhecidos ou nomes negativos.

Mas cabe ressaltar que a situação deve ser normalizada, ou seja, seu nome deve estar limpo para receber a carta de crédito.

É possível agilizar a consideração de cartas de crédito:

Você pode obter uma carta de crédito de um consórcio de imóveis por meio de lance ou sorteio.

Além disso, para quem não quiser esperar pelo sorteio, pode ser feito um lance como adiantamento do valor restante.

Se o consorciado não oferecer o lance vencedor, os integrantes do consórcio de imóveis não precisam pagar o lance, por exemplo, ele pode ser utilizado em outro lance no próximo mês.

4. Qualquer consumidor pode fazer um consórcio de imóveis?

Os consórcios de imóveis são muito mais acessíveis do que você imagina!

Um consórcio pode ser adquirido por qualquer participante maior de 18 anos, mesmo aqueles com algumas restrições financeiras e nomes negativos, por exemplo.

A única coisa que uma pessoa com nome negativo deve estar ciente ao ingressar em um consórcio é que, embora um nome limpo não seja necessário para ingressar em um consórcio, é necessário usar uma carta de crédito.

Por isso, é necessário normalizar a situação e seu nome estar limpo ao considerar a carta de crédito durante o pagamento do consórcio.

5. Como funciona o pagamento do consórcio de imóveis?

O pagamento do consórcio é feito através de parcelas mensais. 

Normalmente, dependendo do consórcio, os participantes recebem um ingresso no valor equivalente às mensalidades.

No entanto, se houver um pequeno atraso de menos de 1 mês, serão aplicadas multas de juros e parcelamento.

Se o atraso for superior a um mês, a situação fica mais complicada.

Nesse caso, os participantes do consórcio podem até ser excluídos do grupo caso ainda não tenham obtido uma carta de crédito.

E, além disso, se você foi considerado e não usou uma carta de crédito para comprar o imóvel, talvez não consiga.

E, por outro lado, se você usá-lo, pode até perder o imóvel que comprou, pagando assim sua dívida.

Se você atrasar as mensalidades, é possível optar por três opções:

  • A troca do valor da carta de crédito
  • A negociação da dívida das parcelas atrasadas
  • Ou a transferência da sua cota para outra pessoa, que deverá quitar débitos

6. Dúvida sobre consórcio de imóveis: como funciona a contemplação?

Depois de obter uma carta de crédito do consórcio de imóveis, você deve buscar a liberação do crédito.

Para liberar o crédito, o consumidor deve primeiro confirmar que foi considerado um consórcio.

Em seguida, registre os documentos necessários com o administrador do afiliado.

Após decidir pela compra de um imóvel, os acionistas devem procurar o administrador do consórcio e fornecer algumas informações sobre o vendedor do imóvel e o próprio imóvel.

A administradora do consórcio avaliará prontamente o cadastro dos potenciais acionistas, bem como uma avaliação do imóvel que deseja adquirir.

Essa etapa pode parecer um pouco burocrática, mas ainda é muito mais simples que o processo de financiamento imobiliário.

De fato, alguns administradores possuem processos de avaliação mais simples e acessíveis.

Por fim, após enviar todas as informações sobre o imóvel e obter a aprovação do administrador do consórcio e do vendedor do imóvel, o crédito para a compra do imóvel pode ser liberado.

Agora que você entende como funciona um consórcio de imóveis, pode avaliar melhor se é o melhor investimento para você conquistar a casa dos seus sonhos.

Na hora de contratar o seu consórcio de imóveis, não se esqueça de se planejar financeiramente para ele também! Aliás, sem dúvida, você precisa reservar o valor mensal para o pagamento da parcela conjunta. 

Chega de perder tempo né ? Então faça uma simulação aqui no UP Consórcios para aplicar seu dinheiro corretamente, tirar sua casa própria do papel. No UP você encontra as melhores condições do mercado!