Não caia em golpes financeiros: veja como escapar!

17/03/2022

Imagem blog

Não caia em golpes financeiros: veja como escapar!

O número de pessoas que cai em golpes financeiros só aumenta, principalmente nos últimos anos. Um dos motivos desse aumento pode ser o grande volume de informações da internet, que, contribui para que pessoas arrisquem sua sorte ao colocar seu dinheiro em risco. E é aí que as pessoas podem cair em golpes. 

De acordo com pesquisa recente, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), foi apresentado o dado de que mais de 12 milhões de brasileiros já sofreram algum golpe financeiro pela internet nos últimos anos. Em dinheiro, esse valor fica em torno de R$ 2 bilhões somente em fraudes. São informações que destacam a importância em se prevenir para evitar essas situações!

Dicas para não cair em golpes financeiros 

Desconfie de tudo e todos

Entre diversos atrativos para golpes financeiros, um dos que mais se destacam é um valor muito mais abaixo da média para compras online. As pesquisas mostram que muitas reclamações têm origem em golpes através da internet

Dessa forma, não deixe de pesquisar outros produtos semelhantes e faça comparações se baseando na média de preços. Dê preferência a empresas que já estão consolidadas no mercado, aquelas que já são conhecidas e apresentam credibilidade. Há recursos na internet que podem te apoiar nessa pesquisa, como o Reclame Aqui, para verificar a reputação da empresa no processo de compra. Mas existem outros diversos fóruns. 

Entenda os riscos

Qualquer coisa que você for fazer, verifique os riscos. Entender como os riscos funcionam é o primeiro passo para não cair em um golpe financeiro.

Então vamos lá. Para começar, muitos golpes acontecem com a pressão de que a decisão tem prazo e precisa ser tomada rapidamente. É uma estratégia psicológica bastante comum nesses casos, e ela por si só já é um indício que você está sendo atraído para uma furada.

Importante: a pressão psicológica pode ser expressada de diversas maneiras, como através de uma página de compra que promete uma suposta vantagem se a compra for concretizada imediatamente ou um atrativo para compra de alto valor. Nesses casos, é dito que a transação precisa ser efetuada o quanto antes, com a falsa promessa de ser uma ‘oportunidade única’.

É um excelente atrativo, certo? Quem não gosta de sair em vantagem? 

Porém, muito cuidado, por mais que a oferta seja atrativa, entenda bem os riscos e, quantas vezes for preciso, faça pesquisas. Nunca tome uma decisão com base numa pressão, pois as chances de cair em um golpe financeiro podem aumentar!

nao-caia-em-golpes-financeiros-veja-como-escapar

Atenção aos padrões

O número de golpes financeiros que têm padrões de aplicação é grande. Por exemplo, criar o senso de urgência para uma transação imediata, demos esse exemplo acima e ele se enquadra perfeitamente nesse item. 

Há outros muitos padrões, mas outro bastante comum é o de um retorno exorbitante esperado em pouco tempo. O principal objetivo desses golpes é fisgar principalmente pessoas leigas sobre economia, que muitas vezes não acompanham os índices de investimento.  Promessas absurdas, fora da realidade, como 20% de desconto, é uma das falácias mais aplicadas.

Uma boa maneira de saber se um investimento em renda fixa pode ou não render um alto percentual é acompanhar os índices da taxa Selic, que é a taxa de juros básica no Brasil. Para te manter atualizado: em novembro de 2020, ela se fixou em 2%, ou seja, qualquer rentabilidade discrepante, garantida muito acima disso, já é um motivo para desconfiar. 

Outro fator de atenção é que os golpistas pedem uma grande quantia de dinheiro imediata para aplicação. É comum que essas comunicações sejam feitas através de mensagens de e-mail mas, todo cuidado é pouco, hoje em dia há outro aplicativo bem utilizado como alvo de criminosos desse tipo: o WhatsApp.

Como reagir a tentativas de golpes financeiros?

O primeiro passo você já deu, certo? Não caiu no golpe. 

No caso do e-mail, se visualizar uma mensagem suspeita, encaminhe para a caixa de spam ou delete imediatamente. No caso de mensagens no WhatsApp, você pode bloquear o contato e fazer uma denúncia.

Outro ponto de atenção é o esquema de pirâmide. Nele, promete-se ganho considerável atraindo outras pessoas para o mesmo esquema. Normalmente, são golpes financeiros relacionados ao crime de estelionato. Esta prática criminosa tem um padrão: muitos que estão no topo da pirâmide somem com todo o dinheiro, deixando todos os demais que atraíram novos integrantes sem dinheiro algum. Por isso, todo cuidado é pouco: sempre desconfie. 

O conteúdo foi pesado, né? Mas é para te ajudar a driblar todo e qualquer golpe, seja por meio das compras na internet ou propostas de muito dinheiro como recompensa. 

Se você se deparar com o nome de alguma instituição financeira envolvida em alguma proposta, não deixe de entrar em contato para verificar se as condições realmente são as mesmas oferecidas pelos bancos ou casas de empréstimo.

UP Consórcios: conquistas com planejamento e segurança 

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação.

Faça um UP Consórcio de Imóvel! Que tal começar por uma simulação no UP

Não perca mais tempo, comece a investir no consórcio com segurança!