O que é um Consultor de Consórcio e quais são suas atribuições?

21/06/2022

Imagem blog

O que é um Consultor de Consórcio e quais são suas atribuições?

Preparamos este conteúdo para que entenda o que é um consultor de consórcio, qual é o seu papel e como escolher um bom profissional. Continue lendo o artigo

Desde que se popularizou essa forma de adquirir bens de alto valor como imóveis e automóveis, um consultor de consórcio se tornou um profissional muito importante, atraindo a atenção de consumidores das mais diversas classes sociais.

Ao contratar um consórcio, muitas vezes surgem dúvidas em torno do processo, que envolvem a operação de cartas de crédito, sorteios, parcelamentos e muitas outras questões associadas aos grandes consórcios.

Afinal, o que é um Consultor de Consórcio?

O consultor de consórcio é um profissional que intermedia as transações de compra de produtos vendidos entre empresas e clientes. Além disso, devem propor opções de negócios que melhor atendam às necessidades do consumidor com base no perfil do consumidor.

O papel de um consultor de consórcio é evidente em diversos aspectos. Uma das atribuições desse profissional é fornecer informações concisas sobre o consórcio aos clientes que desejam obter uma carta de crédito. Portanto, os profissionais devem:

  • Abordar todas as dúvidas sobre como funciona o grupo do consórcio e o que é uma carta contemplada;
  • Explicar detalhadamente o que é uma carta de crédito e como é aplicado o seu valor;
  • Explicar como funcionam os pagamentos parcelados;
  • Destacar o prazo para notificação ao consórcio;
  • Explicar como será feita a revisão do valor durante o período do contrato;
  • Explicar a dinâmica dos grupos de consórcio.

Os consultores do consórcio também apresentarão os planos disponíveis, falarão sobre os benefícios que cada um oferece, e também poderão orientar os clientes sobre as melhores opções com base em suas necessidades e realidades financeiras.

O que é um Consultor de Consórcio e quais são suas atribuições?

Como escolher o melhor profissional para ser Consultor de Consórcio?

Agora que você já sabe quem é um consultor de consórcio e o que ele faz, aqui vão algumas dicas práticas de como escolher um bom profissional para iniciar um consórcio, seja ele de imóveis, de carros ou de serviços. 

Verifique se a administradora de consórcio é confiável

É fundamental verificar a idoneidade e confiabilidade da empresa para a qual o consultor de consórcio presta serviços. Quanto melhor o histórico de sua organização, menor a probabilidade de você ter problemas ao longo do caminho.

Pesquise a reputação do profissional consultor de consórcio 

Pergunte a clientes anteriores sobre suas experiências fechando negócios com tais profissionais. Certifique-se de ter uma relação comercial com um consultor do consórcio que responderá às suas dúvidas e atuará de forma transparente.

UP Consórcios: o melhor consórcio do Brasil 

Não poderíamos finalizar este conteúdo sem a nossa última dica, principalmente se você está buscando por um consórcio seguro e repleto de vantagens: o UP Consórcios é ideal para você.

No UP, você compra carro, imóvel, serviços (cirurgia plástica, festas, reforma de casa…) e paga parcelas que atendem integralmente ao seu orçamento mensal e, após o pagamento, pode negociar a mercadoria à vista, aumentando assim o seu poder de compra. 

Para começar você não precisa de nenhum especialista! De forma simples e sem enrolação, utilize o simulador de consórcios do UP, que é uma ferramenta para análise prévia do crédito desejado e as possibilidades de pagamento. Dessa forma você terá condições de avaliar o preço das parcelas e assim pode escolher o plano que melhor se adequa ao seu orçamento.

Após simular os valores para seu objetivo, que é o seu automóvel próprio, considerando a sua situação financeira, você já percorreu uma etapa das mais importantes, que  é planejar a compra. Com o auxílio do UP Consórcios, você não correrá o risco de perder dinheiro devido a aplicativos mal considerados.

Vantagens de entrar para o UP Consórcios

Com tudo planejado, já feita a simulação do seu veículo, confira algumas vantagens de fazer um UP Consórcios:

  • Possibilidade de antecipar a compra: no UP,  os lances livres fazem jus ao nome. Podemos até dizer que o lance livre é como um leilão, um sistema onde quem licita mais alto tira.
  • Menor taxa administrativa: não há juros elevados para o parcelamento. O fato é que o consórcio é sem dúvidas a melhor opção, ele reúne pessoas com os mesmos objetivos de compra, então não tem motivo para pagar juros um ao outro. No sistema de consórcio, o único custo cobrado é a taxa de administração, que é utilizada para cobrir reuniões, impostos e demais custos de administração do grupo.
  • Ausência de taxas abusivas: os integrantes do consórcio, formam uma caderneta de poupança, que visa custear os carros adquiridos pelos acionistas. Ao contrário do financiamento, o consórcio não cobra juros altos, o que é uma grande vantagem, principalmente em tempos de desafios financeiros.
  • Compra segura com muito menos burocracia: com a carta de crédito, além do poder de compra a vista, não há necessidade de burocracia como análise de crédito bancário, negociação de taxas de juros etc. Isso torna o processo de compra mais fácil  de acompanhar. Minimizando a chance de se transformar em uma dívida enorme.

No UP Consórcios, você encontra as melhores condições e com chances reais de contemplação para tirar seus objetivos do papel. Faça uma simulação, dê aquele UP!