Posso contratar um consórcio mesmo sem controle financeiro?

28/03/2022

Imagem blog

Posso contratar um consórcio mesmo sem controle financeiro?

Vamos trazer uma grande novidade para você. Isso porque os consórcios são uma forma favorável de adquirir bens de consumo e, mais importante, você sabia que serviços considerados de alto valor podem ser alugados por meio de consórcio?

Sim! Cirurgia plástica, você sempre quis viajar com a família, e muitos outros serviços, comprar uma casa, comprar um carro... a lista é longa.

Mas afinal, é possível que uma carta considerada com nome sujo seja aprovada?

No caso de consórcio, qualquer interessado pode fazê-lo. No entanto, para participar da reunião, o pagamento deve ser feito a tempo. Além disso, de acordo com a regulamentação de alguns gestores, quando se pretende receber uma carta de crédito, é necessário um procedimento antes que a carta de crédito possa ser recebida.

Não tenho controle financeiro! Como ser contemplado no consórcio?

A visão é a seguinte: o próprio consórcio já é uma forma de economizar e ter controle financeiro, permitindo compras planejadas em grupo, seja de bens ou serviços. Por exemplo, na celebração de um consórcio imobiliário, todos os participantes têm o crédito necessário para adquirir bens ou celebrar contratos de prestação de serviços. Quando sorteado.

Todos os participantes do consórcio devem pagar uma taxa mensal, sem juros (reais oficiais), referente ao crédito que será acumulado. Quem pagar em dia pode participar do sorteio mensal.

Nele, a loteria recebe uma carta de crédito naquele mês, e assim sucessivamente, até que todos do grupo sejam contemplados. No entanto, aqueles que pagam atrasados ​​podem ser excluídos do sorteio. Portanto, o mais importante de tudo é avaliar sua capacidade de pagamento antes de entrar em um consórcio. Do contrário, ficará de fora dos sorteios.

Posso contratar um consórcio mesmo sem controle financeiro?

Mas afinal, posso participar das assembleias com o Nome Sujo?

Sim! Mesmo que você esteja negativado, poderá participar normalmente das assembleias (faça isso!), desde que as mensalidades estejam em dia. Ou seja, o mais importante, é o controle financeiro que você precisa ter, como já falamos acima, é estar com o seu pagamento em dia — quem atrasar as parcelas têm a cota retirada do sorteio de contemplação.

Entretanto, se você está com restrição no nome, pode ser que tenha que apresentar um comprovante de renda ou contar com a ajuda de um devedor solidário (que garanta o pagamento naquele mês que as contas apertaram) antes de obter aprovação da carta contemplada para conseguir realizar a compra de determinado bem ou a contratação do serviço (aquela eurotrip, intercâmbio, festa de casamento…). Se isso acontecer, o departamento de finanças da administradora do consórcio está pronto para te auxiliar da melhor forma. 

Para que a carta de crédito seja aprovada, é necessário uma análise que leva em conta também o histórico do consumidor e suas dívidas. Diante disso, fazer consórcio com restrição no nome pode atrapalhar o recebimento da carta de crédito. Mas tudo é planejamento, e você pode terminar o consórcio com o nome limpo, certo? Essa é a ideia do consórcio, você conseguir investir dentro das suas condições! 

Como se planejar para pagar o consórcio em dia

Ao fazer consórcio com restrição no nome não esqueça que as parcelas devem ser pagas até o vencimento para obter aprovação da carta contemplada. Melhor, para que nada fique comprometido de forma alguma, independentemente das condições do seu CPF. Até porque essas pendências podem ser resolvidas antes de você ser contemplado, como já disse acima. 

Se durante o consórcio sua situação ficar ainda mais apertada, e você precisa voltar a ter controle financeiro, é possível tentar renegociar com a administradora o valor da carta de crédito. E assim, você pode ter uma redução no valor das parcelas mensais.

Por outro lado, está sentindo que não vai dar realmente para pagar as mensalidades do consórcio? Você pode repassar a cota do consórcio para outra pessoa. Entretanto, nessa situação também vale consultar a administradora para se informar sobre as condições. 

Afinal, cada empresa tem suas próprias regras. Veja como se planejar para não ter problemas com o consórcio:

Organize as dívidas sem se preocupar

Não se preocupe mais, ok? Você pode entrar num consórcio mesmo se tiver restrições de nome. Bem, seu crédito não é analisado até que você seja contemplado A chave é que você pague em dia e tente lidar com outras cobranças deixando em dia o máximo possível. Se você só receber a carta de crédito ao final do prazo do consórcio, ela poderá ser utilizada para quitar o valor restante.

Vale ressaltar, porém, que sair de um consórcio no meio nunca é a opção mais interessante, por mais que você esteja endividado. Provavelmente o valor não será reembolsado imediatamente e uma multa será cobrada.

Se organize para limpar seu nome e ter controle financeiro: o consórcio te apoia nisso!

Para limpar o nome, ser aprovado em análises de crédito e ter uma vida mais tranquila, é fundamental seguir alguns passos básicos de educação financeira. O primeiro passo é conhecer todos os seus débitos, ou seja, saber onde e o que está devendo. Faça essa lista facilmente na internet. Feito isso, você vai precisar organizar as finanças: cortar gastos desnecessários e planejar o que será pago de maneira mais rápida.

Você pode entrar em contato com as empresas credoras e tentar fazer uma negociação dos débitos. É bem provável que uma proposta seja passada para que esse pagamento seja quitado. Negocie bem e se prepare para começar a pagar — pode ser que leve alguns meses, porém com disciplina e controle financeiro você consegue tirar seu nome da restrição.

Poupar todos os meses

Poupar dinheiro é poupar paciência, poupar sua sanidade mental. Quando seu nome estiver limpo, com saldo positivo, que tal criar o hábito de poupar todos os meses?

Comece assim que possível, mesmo que seja uma pequena quantia. Todo o dinheiro que você poupar pode se tornar uma reserva de emergência para que no próximo desafio financeiro você não fique, mais uma vez, com o nome sujo.

Para concluir, o que importa é que é possível sim fazer consórcio com restrição no nome. Porém, você pode ficar com o crédito bloqueado até ser aprovado na análise de crédito da empresa administradora. E, se não houver o pagamento das parcelas do consórcio, ou seja, se elas não estiverem em dia, lembre-se de que você ficará impedido de participar das assembleias e sorteios mensais. Ou seja: não poderá obter aprovação da carta contemplada até que os pagamentos estejam atualizados.

O importante é: emergências financeiras acontecem. Mas é fundamental assumir uma responsabilidade como um consórcio, levando em consideração todas as condições contratadas. 

Faça uma simulação de consórcio aqui no UP e se prepare para tirar seus planos do papel com total segurança e tranquilidade!