Prepare-se para fazer seu consórcio de imóveis

02/09/2022

Imagem blog

Prepare-se para fazer seu consórcio de imóveis

Só tem um jeito mais fácil para conquistar sua casa própria, que é por meio de um consórcio de imóveis.

A maioria dos brasileiros ainda não tem casa própria, mas sonha em fazer essa compra e mesmo assim não é tão simples para essas pessoas encontrarem um imóvel mais fácil de comprar e geralmente se deparam com alto valor e despesa.

A verdade é que muitas pessoas não sabem como montar um consórcio imobiliário, ou ainda têm medo de jogar.

Como se planejar para fazer um consórcio de imóveis

Por muito tempo, a forma mais procurada por quem tinha interesse em comprar um imóvel sem o valor integral da compra à vista era comprar por meio de financiamento.

Com o financiamento, os interessados ​​tomam empréstimos junto às instituições financeiras, compram imóveis e quitam empréstimos por até 30 anos, na maioria das vezes com juros altos.

Até então, era a maneira mais rápida de comprar uma casa nova. No entanto, o alto valor das parcelas de longo prazo acaba desmotivando a maioria das pessoas no processo de compra.

Mas existe outra possibilidade, e nessa a  compra pode ser realizada de uma maneira mais simples, mais rápida e com taxas administrativas bem mais em conta, além de não haver incidência de juros. Essa opção é o consórcio de imóveis.

Prepare-se para fazer seu consórcio de imóveis

Na prática, como entrar num consórcio de imóveis?

Contratar um consórcio imobiliário é uma forma fácil de comprar um imóvel parcelado sem juros e, mesmo assim, existem algumas regras nesse tipo de negociação financeira que são bem diferentes e vantajosas do financiamento.

Antes de tudo, é necessário encontrar uma empresa que ofereça esse serviço, o conhecido administrador de afiliados. Os administradores gerenciam diferentes grupos de pessoas com interesses comuns, muitas vezes comprando produtos do mesmo modelo ou valor.

Quando se trata de como montar um consórcio de imóveis, esses grupos são formados por pessoas interessadas em comprar imóveis de mesmo valor. Ao aderir a um grupo com os mesmos interesses de compra, será cobrada uma mensalidade, cujo valor pode variar consoante o número de prestações que escolher.

Muitas pessoas costumam definir um consórcio como um fundo financeiro comunitário, pois todos os recursos investidos pelos consorciados em parcelas são utilizados como poupança para promover a própria carta de crédito do cliente.

Ao todo, os consorciados pagam uma mensalidade, a administradora recolhe todos os pagamentos e a cada mês é realizado um sorteio entre o grupo para determinar quem receberá uma carta de crédito e poderá adquirir seu imóvel.

Além do sorteio, há também a possibilidade de contraprestação por meio de lance. Um lance vencedor é um lance que representa um valor equivalente ao maior parcelamento ou ao maior percentual da carta de crédito.

Vale ressaltar que esse dinheiro oferecido no lance do consórcio será descontado das parcelas futuras do seu consórcio, o que é uma ótima opção para reduzir o número de meses aportados.

Como já foi mencionado, o consórcio de imóveis não possui incidência de juros em seu parcelamento, entretanto, ele conta com uma taxa administrativa que também é cobrada mensalmente para custear o trabalho oferecido pela empresa juntamente da parcela fixa.

Como utilizar a carta de crédito?

Quando você sabe como montar um consórcio de imóveis e começar a jornada, é fácil, agora é só esperar para ser contemplado. Uma vez que a pessoa seja considerada para se associar ao consórcio, independentemente do tipo de consórcio que escolher, ela não receberá o valor declarado em dinheiro. O que essa pessoa recebe é um documento chamado carta de crédito.

Este documento serve como uma procuração para adquirir o imóvel, bastando notificar o administrador para a compra do imóvel e o proprietário recebe uma carta como forma de garantia.

Com a carta de crédito, o vendedor poderá receber o valor em dinheiro diretamente da empresa consorciada, que depositará o valor utilizado para concluir a transação.

O que fazer se o valor do imóvel ultrapassar a carta de crédito? 

No caso em que o valor do imóvel seja superior ao valor da carta de crédito, parte do valor pode ser pago à carta de crédito, sendo o restante pago à parte.

Como escolher uma administradora para o consórcio de imóveis?

A primeira coisa a fazer é saber se a empresa está autorizada pelo Banco Central (BC) a utilizar tais serviços​​.

Em conjunto com o órgão, pode ser analisado o número de reclamações por administrador.

Também é eficaz fazer uma boa pesquisa de mercado para ver o que os outros clientes estão dizendo e verificar qual oferece as melhores condições e serviços.

Por exemplo, a Up Consórcios é uma empresa baseada no compromisso com seus clientes, especialista na área de consórcios brasileiros e a melhor opção para quem deseja constituir um consórcio de imóveis.

Agora que você já sabe como fazer consórcio de imóveis, o que acha de fazer uma simulação sem compromisso? Estamos totalmente preparados para passar todas as informações e tirar todas as dúvidas que você tenha. No UP Consórcios, você encontra as melhores condições e com chances reais de contemplação. Faça uma simulação, dê aquele UP!