Consórcio de imóvel na planta: como funciona?

17/03/2022

Imagem blog

Consórcio de imóvel na planta: como funciona?

Muitas pessoas querem conquistar seus objetivos. Por isso, a compra de um imóvel é um dos momentos mais importantes na vida de uma pessoa, por isso é necessário estar sempre atento ao máximo de detalhes possível para evitar problemas.

Comprar imóvel na planta exige muito cuidado e atenção para evitar maus negócios. Há muitos detalhes para analisar e estudar. Imprevistos são normais nesse tipo de negócio, como atraso na entrega, atraso na entrega de equipamentos, problemas acústicos, etc.

Para evitar transtornos, é preciso ficar atento aos principais detalhes. Entenda como escolher o imóvel ideal e como funciona o Consórcio de Imóvel na planta.

Dicas para entender como funciona o Consórcio de Imóvel na Planta 

1) Conheça o bairro

Antes de concluir a compra do seu imóvel, faça um estudo detalhado da área, conheça a área do entorno, verifique se a localização está dentro do seu alcance esperado e também se as ruas têm inundações. Se possível, visite o local em dias e horários diferentes.

2) Conheça outros empreendimentos da construtora

Se possível, visite outros empreendimentos da mesma construtora e converse com moradores e gestores. Pesquise nas redes sociais e confira tanto o Procon quanto o Reclame Aqui.

3) Infraestrutura da região

É importante entender a infraestrutura da região, quais serviços irão atender às suas demandas. Por isso, faça uma avaliação das principais condições de transporte público e das vias de acesso da região em relação aos deslocamentos para o trabalho, escolas, bancos, mercados, hospitais e etc.

4) Estude a Planta do Imóvel

Avalie cuidadosamente a planta da unidade do imóvel em que você está interessado. Verifique a disposição em relação à luz, ventilação e ruídos externos. Confirme a quantidade de espaço e veja se eles estão fixados e cobertos.

5) Contrato de Compra e Venda

Leia com atenção todos os termos do contrato. Verifique se todos os itens estão corretos conforme acordado com o corretor. Na dúvida, leve o contrato para casa, leia com atenção e procure um profissional para esclarecer todos os itens.

Ao assinar o contrato, lembre-se de assinar todas as páginas. Solicite imediatamente uma cópia do contrato original e leve-o consigo, confirmando a assinatura de todos.

6) Examine o Memorial Descritivo

Veja o memorando descritivo para todos os detalhes. Especifica todos os materiais que serão utilizados no apartamento e unidade, como a marca de acabamentos como azulejos, pisos, metais, etc.

7) Reajuste pelo INCC

Durante o período de construção, o comprador paga à construtora em parcelas. Essas parcelas mensais são corrigidas pelo Índice Nacional da Construção Civil - INCC. Somente quando o imóvel estiver pronto você assina um contrato com o banco.

8) Entrega das Unidades

Após a conclusão das obras, cada unidade é vistoriada antes da entrega do condomínio. É neste momento que você precisa prestar atenção em todos os detalhes, como pinturas, pisos e azulejos, rachaduras nas paredes. Verifique também se a saída de água está funcionando corretamente e se a água não está escorrendo pelo ralo.

9) Entenda como funciona o Consórcio de Imóvel na planta

Um consórcio é um modelo que permite a aquisição de qualquer tipo de bem desde que esteja descrito no contrato. Quando se trata de compra de imóveis com consórcio, eles podem ser usados, novos ou ainda na planta.

Após a consideração, os consorciados recebem a carta de crédito e podem fazer as aquisições necessárias. Se o valor do imóvel for superior ao que está em contrato, deverá completar o restante. Caso seja inferior a esse valor, até 10% do valor poderá ser utilizado para pagamento de bens (como documentos) e/ou para quitação do saldo das parcelas remanescentes.

O valor total do crédito concedido depende do contrato que pretende adquirir. Ao escolher um plano, você terá várias opções. Ambos informaram quanto será pago ao final, o valor refere-se à parcela mensal e o número de meses a pagar.

Benefícios do Consórcio de Imóvel na Planta

No consórcio de imóveis, o destaque está na planta, de modo que é necessário apresentar à administradora, como garantia, um outro imóvel, distinto da compra e venda. Podendo ser uma casa, sala comercial, apartamento ou um terreno, desde que tenha a averbação da conclusão da obra na matrícula junto ao Registro de Imóveis.

Os bens imóveis, apresentados como garantia, tendem a ser de propriedade do consorciado ou de terceiros, desde que  sejam avaliados pela administradora com valor adequado ao saldo devedor da cota. 


Isto é, se o imóvel comprado na planta ainda não tiver sido registrado, deverá ser apresentado outro imóvel como garantia, além de outros complementares que podem ser solicitados. Por conta disso, antes de aderir ao sistema de consórcio para comprar imóvel na planta, consulte sua administradora para saber as regras contratuais.

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único sem nenhuma taxa até a contemplação.

Faça um UP Consórcios! Que tal começar por uma simulação no UP?

Tire todas suas dúvidas e dê um UP!