Quer saber mais sobre como funciona a assembleia de consórcio e as pautas debatidas nas reuniões? Nos acompanhe nesta leitura que preparamos para você.
O consórcio não é nada complicado, muito pelo contrário. É o tipo de negócio que a gente faz sem medo, sabe? Quando sabemos que só pode dar bom é assim mesmo!
Para contratar você precisa apenas:
- Decidir qual objetivo você quer conquistar, seja um um carro, uma casa, viagens, festas, reformas e um monte de serviços que você nem imagina (se tratando de consórcio digital, o que não falta é opção);
- Pagar as parcelas mensais, com o valor e prazo que cabem no seu bolso (sim, você tem autonomia para decidir a melhor opção pra você);
- Ao ser contemplado, via sorteio ou lance, receber a Carta de Crédito para adquirir seu bem ou contratar seu serviço
Neste post, vamos revelar as principais pautas discutidas em assembleias de consórcio, confira!
O que acontece na Assembleia de Consórcio?
Basicamente, ser contemplado no consórcio acontece em assembleias. Ao ser contemplado, o consorciado terá direito de utilizar o crédito para a aquisição do bem que ele almeja (casa, apartamento, carro, viagem, festa, reformas e muito mais ). Com a carta de crédito é possível negociar com o vendedor até um preço que seja mais acessível para aquele bem, afinal, a administradora do consórcio efetua o pagamento à vista.
A assembleia de consórcio é uma reunião dos consorciados, ou seja, um encontro organizado para que os membros do grupo fiquem sabendo como anda o negócio e para a realização dos sorteios e/ou lances.
A assembleia acontece todos os meses.
Sorteios na Assembleia de Consórcio
Os sorteios são realizados a partir do número de cota de cada consorciado, de acordo com o modelo usado pela Loteria Federal.
A grande vantagem dos sorteios é que cada consorciado poderá participar em condições de igualdade com os outros — isso significa que as chances são as mesmas para todos. O único requisito importante para participar dos sorteios é que a pessoa esteja com suas parcelas em dia.
Lances na Assembleia de Consórcio
Se tratando dos lances, a situação é outra. O consorciado não tem a obrigação de participar deles. Apenas participam aqueles que tiverem condições de ofertar lances e os que desejam antecipar a contemplação.
Essa é outra maneira de garantir a compra do bem antes do fim do consórcio. O lance é uma opção para quem deseja adiantar a compra do bem ou a contratação do serviço sem precisar contar com a sorte. O lance é um adiantamento de parcelas em que, todos os meses, alguns participantes oferecem um valor em percentual da carta de crédito e os consorciados que fizerem as maiores ofertas são contemplados, tendo assim o crédito liberado para uso.
Essa informação deve ser dada antes da assembleia ordinária para que a administradora de consórcio possa coordenar esse processo e identificar o maior lance. Os lances ofertados são secretos e nenhum cliente tem informação de lance de outro, portanto não é um leilão.
Nesse caso, o valor do lance é abatido integralmente reduzindo o prazo do plano ou diminuindo o valor das parcelas vincendas. Lembrando claro que o lance só é pago se o consorciado foi contemplado. Do contrário, a oferta é descartada e o consorciado pode repetir a oferta no mês seguinte. Em caso de lances iguais, a administradora de consórcio tem um critério de desempate geralmente usando o número de cota que mais se aproxima da sorteada. Para ser contemplado, também é necessário estar em dias com as mensalidades.
UP Consórcios, faça um consórcio digital para suas conquistas!
O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação.
Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da poupança.
Com o UP Consórcio você pode adquirir bens (carros e imóveis) e serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, entre outros), com planos de 20 a 180 parcelas. A fintech é administrada pela Embracon, que é fiscalizada e regulamentada pelo Banco Central.
No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Faça uma simulação e dê aquele UP.