Quem pode fazer um consórcio?

25/04/2022

Imagem blog

Quem pode fazer um consórcio?

Para muitos jovens adultos, parece mais fácil adiar qualquer decisão de investimento até que sua situação financeira se torne mais estável. Para quem já viveu bons anos, às vezes pode surgir insegurança para fazer um consórcio como meio de investimento. 

Fato é que, os vinte e poucos anos, no entanto, estão realmente em uma posição privilegiada para entrar no mundo dos investimentos, mesmo com dívidas universitárias e baixos salários. E, por outro lado, nunca é tarde para seguir seus objetivos e alcançar grandes conquistas. 

Se você tem certeza de que deseja investir, mas não sabe o momento certo para começar a investir, deixe nossos especialistas guiá-lo na direção certa. Muitas pesquisas e estudos mostram que quanto mais cedo você investe, mais rico você fica. 

Ao investir em uma fase inicial da vida, você aprende um padrão de independência financeira e disciplina. Um investimento precoce ensina a real diferença entre investimentos e poupança. Nunca pense que a idade jovem é uma barreira para fazer um investimento, pois você nunca é jovem demais para investir. A pequena quantidade de dinheiro investido agora colocará mais dinheiro no seu bolso no futuro. 

Confira os benefícios em fazer um consórcio para investir. Atente-se ao seguinte: quanto mais cedo entrar no consórcio melhor. 

10 razões para fazer um consórcio para investir (quanto mais cedo melhor)

Quem pode fazer um consórcio?

1. Assuma mais riscos ao fazer um consórcio

A idade de um investidor, ou seja, o momento que se decide fazer um consórcio, influencia a quantidade de risco que pode suportar. Os jovens, com anos de ganhos pela frente, podem se dar ao luxo de assumir mais riscos em suas atividades de investimento. Enquanto os indivíduos que chegam aos anos de aposentadoria podem gravitar em direção a investimentos de baixo risco ou sem risco, como consórcio de imóvel para aumentar patrimônio, os jovens adultos podem construir portfólios mais agressivos, como o consórcio para investir, sujeitos a produzir maiores ganhos.

2. Aprender fazendo

Jovens investidores têm flexibilidade e tempo para estudar investimentos e aprender com seus sucessos e fracassos. Como o investimento tem uma curva de aprendizado bastante longa, os jovens adultos estão em vantagem porque têm anos para poder estudar os diversos mercados e assim decidir suas estratégias de investimento. Assim como o aumento do risco que pode ser absorvido pelos investidores mais jovens, eles também podem superar os erros de investimento porque têm o tempo necessário para se recuperar.

Fazer um consórcio para investir diminui muito qualquer tipo de  risco, afinal, você estará investindo com base no planejamento financeiro desenvolvido para não se enrolar. 

3. Capital humano

O capital humano, do ponto de vista de um indivíduo, pode ser pensado como o valor presente de todos os salários futuros. Como a capacidade de ganhar salários é fundamental para investir e poupar para a aposentadoria, investir em si mesmo – obtendo um diploma, recebendo treinamento no trabalho ou aprendendo habilidades avançadas – é um investimento valioso que pode ter bons retornos. Os jovens adultos geralmente têm muitas oportunidades de aumentar sua capacidade de ganhar salários futuros mais altos, e aproveitar essas oportunidades pode ser considerado uma das muitas formas de investimento.

4. A linha inferior

Poupar para a aposentadoria não é o único motivo para fazer investimentos bem planejados. Fazer um consórcio permite que você consiga planejar sua aposentadoria com muito mais flexibilidade.

Pessoas de vinte e poucos anos têm algumas vantagens definitivas sobre aqueles que esperam para começar a investir, incluindo tempo, capacidade de enfrentar riscos crescentes e oportunidades de aumentar os salários futuros. Mesmo que você tenha que começar pequeno, é uma vantagem começar cedo!

5. Mais Tempo de Recuperação

Se você optar por  fazer um consórcio para investir antecipadamente e incorrer em prejuízo, terá mais tempo para compensar a perda do investimento. Considerando que, um investidor que começa a investir mais tarde na vida, terá menos tempo para recuperar suas perdas. Assim, com investimentos antecipados, seu investimento ganha mais tempo para crescer em valor.

6. Economize mais

Ao entrar no consórcio para investir quando se tem idade precoce, você desenvolve o hábito de economizar mais. Quanto mais você investe, mais você ganha no futuro. Para seguir esse processo de pensamento, você tende a economizar mais cortando despesas desnecessárias e desviando esse dinheiro economizado para investimentos.

7. Melhora a capacidade de assumir riscos

Estudos comprovam que os jovens investidores têm mais capacidade de assumir riscos do que os mais velhos. Os investidores adultos são geralmente conservadores e preferem a estabilidade, evitando, por sua vez, vias de investimento de alto risco. Existe um velho ditado que diz: "Mais risco, mas é a recompensa”. 

A probabilidade de obter retornos consideráveis ​​em uma idade jovem aumenta com a alta capacidade de assumir riscos.

8. Valor do Dinheiro no Tempo

Os investimentos iniciais ao fazer um consórcio levam a retornos compostos. O valor do dinheiro no tempo aumenta ao longo de um período de tempo. Investimentos regulares feitos desde cedo podem trazer enormes benefícios no momento da aposentadoria. Além disso, o investimento antecipado facilita sua entrada precoce no mundo das finanças. Seu dinheiro cresce com o tempo. Por causa dos investimentos iniciais, você pode ter como pagar certas coisas que outras pessoas não podem, nessa idade. Isso o coloca à frente de outros que preferem investir em uma fase posterior da vida.

9. Futuro garantido

Haverá momentos na vida em que você precisará de dinheiro urgente para atender a despesas inevitáveis. Durante esses momentos, os investimentos feitos desde cedo podem ser muito úteis e ajudarão você a superar os tempos difíceis sozinho. A necessidade de pedir dinheiro emprestado a terceiros diminui drasticamente com os investimentos iniciais.

10. Apoie seus planos de aposentadoria

Os investimentos em idade precoce aumentam a probabilidade de alcançar a estabilidade financeira em uma idade jovem. Economizar para a aposentadoria a partir dos 20 anos em vez dos 40 anos é sempre uma ideia melhor. A vida após a aposentadoria é mais desafiadora do que nunca, portanto, planejar a aposentadoria agora levará a uma vida mais feliz após a aposentadoria.

Quanto mais cedo você começar, mais fácil será construir riqueza. Fazer um consórcio para planejar a aposentadoria pode ter benefícios incríveis para sua vida no futuro. 

Que tal investir no consórcio de imovel e multiplicar seus bens? 

Sim, você enfrentará algumas dificuldades para investir cedo na vida, pois não tem dinheiro suficiente. Mas você não pode esperar o momento em que as coisas se tornarem convenientes para você e é possível até oferecer lances no consórcio para ser contemplado mais rápido.

Dê tempo ao seu dinheiro para amadurecer. Investir em uma idade jovem é a melhor decisão que alguém pode tomar em sua vida. Comece a investir ao fazer um consórcio. Comece por uma simulação aqui no UP Consórcios!