Será que compensa investir na poupança?

21/03/2023

Imagem blog

Será que compensa investir na poupança?

Entre os brasileiros, investir na poupança se trata de uma das escolhas vistas como mais seguras. Mas isso ocorre porque foi uma das primeiras práticas no país, porém, essa não é mais a nossa realidade.

Alguns motivos que incentivam o brasileiro a investir na poupança são a ideia de facilidade e segurança, no entanto, o rendimento dessa opção já não é mais o mesmo, o que demonstra que se trata de uma prática ultrapassada.

Hoje em dia, é possível encontrar diversas modalidades capazes de fazer o seu dinheiro render, e que vão muito além da poupança.

Como funciona uma poupança?

Como o próprio nome nos propõe, a poupança se trata de uma conta bancária em que o principal objetivo é poupar dinheiro. Isso é feito com o intuito de aumentar a rentabilidade do dinheiro ao longo do tempo que ele fica retido na conta.

Para investir na poupança, basta abrir uma conta em uma instituição financeira que tenha esse tipo de modalidade (poupança) e transferir ou depositar valores. Mês a mês, é possível acompanhar como evolui o rendimento do dinheiro deixado.

Tenha em mente que a caderneta pode ser acessada por qualquer pessoa, incluindo os menores de 18 anos. Isso sem contar que a conta poupança não cobra taxa de abertura, manutenção ou imposto de renda.

Qual a rentabilidade da conta poupança?

Um dos pontos que mais interessa aqueles que pretendem investir na poupança é a sua rentabilidade. Assim, tenha em mente que a caderneta se trata de uma aplicação de renda fixa e rentabilidade relacionadas à Selic, a taxa de juros do Brasil.

Ao contrário do que ocorre com outros tipos de investimentos, a exemplo do CDB, o rendimento da poupança é igual para todas as instituições bancárias e financeiras, afinal, quem regula isso é o Banco Central.

Até 2012, em maio, a poupança rendia sempre 0,5% ao mês + Taxa Referencial (TR). Depois desse período, a rentabilidade da poupança varia com base na Selic, ou seja, quando a taxa é maior que 8,5%, vale a regra antiga. Caso o juro base seja menor ou igual a 8,5%, o seu rendimento é de 70% da Selic + TR.

Tomando como referência setembro de 2022, momento em que a Selic estava a 13,75%, o rendimento seguiu a primeira regra. Além disso, para receber o lucro esperado, você precisa esperar a poupança fazer aniversário, quando o dinheiro completa o mês – se o valor for retirado antes, não haverá retorno financeiro.

Ainda vale a pena investir na poupança?

Não há como dizer uma resposta padrão para essa pergunta. Saber se vale a pena ou não investir na poupança ainda em 2022 depende de você e dos seus objetivos.

Assim como qualquer outra modalidade financeira, a poupança conta com os seus pontos positivos e negativos. Você pode aproveitar a isenção de taxas, simplicidade e possibilidade de ter o dinheiro em mãos a qualquer tempo.

Porém, ela também conta com pontos negativos, e o principal é a sua rentabilidade. Afinal, de nada adianta investir na poupança acreditando que o seu dinheiro está aumentando o valor, quando na verdade ele está perdendo o poder de compra.

Se você ainda deseja dar os primeiros passos no mundo dos investimentos, este pode ser um bom início, pois ao investir na poupança você vai criar hábitos financeiros melhores, como poupar dinheiro e formar a sua reserva de emergência.

Por outro lado, se a sua intenção for dar passos mais largos, então, outros investimentos podem ser mais rentáveis, como é o caso do consórcio.

O consórcio é um bom investimento para o meu dinheiro?

O consórcio é um excelente investimento a longo prazo para o seu dinheiro. Com o consórcio, você pode adquirir um bem ou serviço de alto valor sem precisar ter o dinheiro todo à vista ou criar dívidas imensas envolvendo taxa de juros (como ocorre com o financiamento e o empréstimo.

Desse modo, vemos que o consórcio é uma saída interessante para aqueles investidores que não conseguem, por conta própria, guardar dinheiro. Afinal, o consórcio funciona como uma poupança coletiva e compulsória.

Você e os seus colegas do grupo de consórcio precisam contribuir mensalmente para formar o Fundo Comum de forma obrigatória – após decidir por livre e espontânea vontade entrar no grupo, claro.

Confie no UP Consórcios, o melhor consórcio digital

Como ficou comprovado, o consórcio é a melhor maneira de adquirir um bem ou serviço de alto valor, como a compra de um veículo, imóvel, máquinas agrícolas, viagens, cirurgia plástica e muito mais, sendo mais viável do que investir na poupança.

Porém, você já sabe qual a administradora ideal para ter como aliada? Confie no UP Consórcios.

O UP Consórcios é 100% digital, economizando seu tempo e agilizando a sua participação em um grupo. Além disso, nós oferecemos condições especiais, como taxa zero de administração até a contemplação e sem juros. Então, acesse o nosso site oficial e saiba como é possível comprar o seu novo bem ou serviço dos sonhos!