10 dicas valiosas para comprar apartamento sem dores de cabeça

28/03/2022

Imagem blog

10 dicas valiosas para comprar apartamento sem dores de cabeça

Comprar seu primeiro apartamento é uma grande conquista que exige planejamento. Afinal, este é um passo muito importante na vida. E, além da questão financeira, há várias questões a serem analisadas.

Trouxemos aqui tudo que você precisa saber antes de comprar apartamento

10 dicas para comprar apartamento e não ter dor de cabeça! 

Quando você aprende a cuidar do seu próprio dinheiro descobre que a educação financeira é essencial para alcançar qualquer objetivo. Para comprar bens de alto valor como imóveis, é necessário que todo processo seja feito com responsabilidade e segurança, mas para isso o caminho é o planejamento.

O primeiro passo é diagnosticar suas finanças pessoais, ou seja, verificar se sua renda (receita) corresponde às suas despesas. Definir limites de gastos é importante se os resultados mostrarem um orçamento desequilibrado. Significa também mudar alguns hábitos.

Por convenção, existe uma fórmula simples, que ajuda a estabelecer parâmetros de gastos: 50-30-20. 

Aqui está um exemplo de como usá-lo:

  • 50% da receita para despesas básicas

Aluguel, Apartamentos, Água, Eletricidade, Gás, Reparos Domésticos, Escolas Infantis, Faculdade, Programas de Saúde, Medicamentos Comuns, Compras de Mercearia, Refeições de Trabalho, Combustível, Estacionamento, Transporte Público e muito mais.

  • 30% de taxa variável

Restaurantes, Cuidados Pessoais, Contas de Celular, TV a Cabo, Academia, Lazer, Compras, Dívidas, etc. Uma dica é não perder nenhuma despesa, por menor que seja.

  • 20% dívida e reservas financeiras

Reservas fiscais para o futuro e emergências.

Abaixo, confira nossas dicas para quem quer comprar apartamento e fazer um bom negócio: 

10 dicas valiosas para comprar apartamento sem dores de cabeça

1. Conheça a modalidade Consórcio para comprar apartamento

Se o objetivo é comprar o imóvel à vista, é preciso considerar também as despesas e impostos que fazem parte desse tipo de transação, como a alíquota do ITBI. Agora, no caso do consórcio para comprar apartamento, você tem muito mais facilidade.

Um consórcio imobiliário é um serviço muito simples, prestado por um administrador, no qual um grupo de membros participantes encontra um interesse comum, neste caso, a aquisição de um imóvel. Esses membros se comprometem a pagar um valor pré-determinado em parcelas mensais, criando uma espécie de autofinanciamento.

Em seguida, é realizado um sorteio para que os associados recebam cartas de crédito mensais que podem ser utilizadas na compra de apartamentos.

Além dos sorteios, essas cartas de crédito também podem ser concedidas por leilão. O maior lance é o vencedor.

2. Aprenda como consultar seu score

A pontuação reúne várias informações para determinar o valor de crédito de um consumidor, em uma escala de 0 a 1000. Dessa forma, a pontuação mostrará quanto risco a empresa pode assumir ao tomar dinheiro emprestado.

Uma boa pontuação pode aumentar suas chances de conseguir crédito, negociar valores mais altos e obter melhores taxas de juros. Com uma pontuação alta, a instituição entende que tomar dinheiro emprestado é menos arriscado. No entanto, se você optar pelo consórcio para comprar apartamento, saiba que as possibilidades são muito melhores, afinal, mesmo com o nome sujo é possível entrar em um grupo. Isso mesmo: adeus às burocracias! 

3. Apartamento novo ou usado?

Apartamentos usados são considerados mais baratos, mas os fatores econômicos nem sempre são o foco. Quanto mais antigo o apartamento, maior a necessidade de manutenção. Além disso, a documentação pode ser um problema.

Por outro lado, os imóveis mais novos estão cada vez mais modernos, com espaços sociais maiores e muito espaço para lazer, além de segurança e tecnologia. Um novo é mais fácil de ser aprovado na assinatura de um contrato de financiamento, pois se tudo estiver em sincronia com o projeto, significa que ele tem vida útil longa e é compatível com o prazo de pagamentos. 

4. Apartamento na planta ou construído?

Ao comprar um imóvel diretamente de uma construtora, a entrada pode ser diluída em parcelas – que variam de 10% a 20% do valor. No caso de imóvel concluído, a entrada deve estar à vista.

Outro detalhe: as construtoras não cobram juros sobre o valor durante a construção, enquanto a maioria dos bancos só financia a compra dos imóveis após a conclusão das obras. Por isso o consórcio para comprar apartamento tem sido tão requisitado, é o verdadeiro adeus às burocracias (como já mencionamos acima).

5. Conheça a construtora e/ou da imobiliária

Por se tratar de uma transação de alto valor, deve-se saber que outras pessoas estiveram envolvidas na negociação. Pergunte sobre a reputação do construtor. Veja se é bem recebido, certificado e agraciado com premiações reconhecidas por órgãos que avaliam o setor.

6. Faça um tour virtual pelos apartamentos

Atualmente, diversos negócios oferecem passeios virtuais como alternativa para conhecer apartamentos mobiliados sem sair de casa. Esta é uma vitrine de 360 ​​graus de unidades que foram pré-concebidas durante a fase de construção.

Sem precisar se deslocar até o local, os passeios virtuais facilitam o processo de compra de outra forma: é possível revisitar e esquadrinhar os detalhes a qualquer momento, otimizando a consulta com o corretor.

7. Escolha do bairro 

Esta é uma questão importante não só financeiramente, mas também de qualidade de vida. A escolha deve levar em conta seus hábitos e rotinas. Por exemplo, quem prefere fazer tudo a pé deve procurar bairros próximos com bons negócios e infraestrutura de serviços.

Outra questão a ser avaliada é a facilidade de deslocamento, principalmente nas grandes cidades. Além disso, para saber se a área é tranquila ou movimentada, é aconselhável passear pelo bairro em diferentes horários do dia.

Gostou das nossas dicas? Então chegou a hora de tirar seu apezinho do papel, né ? faça uma simulação de consórcio para comprar apartamento, você vai encontrar as melhores condições!