Dicas para Comprar Apartamento na Planta com Consórcio

17/03/2022

Imagem blog

Dicas para Comprar Apartamento na Planta com Consórcio

Comprar apartamento na planta pode trazer muitas vantagens, desde que esteja descrito no contrato realizado. No caso do consórcio de imóveis, eles podem ser usados, novos ou ainda estar na planta.

A compra pode ser realizada a partir da contemplação. Se o valor do imóvel for maior do que a carta de crédito contratada, você deve completar o restante. Se for menor, até 10% do montante da carta de crédito pode ser utilizado para pagar despesas com o bem adquirido — como documentação — e/ou quitar o saldo das parcelas restantes.

Por fim, o tal relativo à carta de crédito depende da contratação de consórcio que você fizer. Na hora de escolher o plano, terá à sua disposição uma série de opções. Todas elas indicarão quanto será pago no final, a quantia referente às parcelas mensais e o número de meses do pagamento. Acompanhe neste conteúdos dicas para comprar apartamento na planta com consórcio

Dicas para comprar um Apartamento na Planta com consórcio

De fato, comprar um apartamento na planta é um ótimo negócio quando analisamos algumas questões, como o valor a ser pago, a disponibilidade de recursos e de tempo para reformas, a vontade de comprar um imóvel que nunca foi habitado e muito mais. São inúmeras as questões que devem ser avaliadas conforme suas necessidades. Porém, é essencial estar atento a outras dicas, por isso, listamos tudo o que você precisa saber antes de comprar um apê na planta. Confira também como fazer o consórcio de apartamento na planta

Conheça a região onde o imóvel está localizado

Não faça pouco caso: o reconhecimento da vizinhança pode te dar a tranquilidade necessária na hora de fechar o contrato. Faça visitas ao local da obra em horários diferentes para avaliar a movimentação do bairro em diversos períodos. Essa é uma boa hora para analisar, por exemplo, possíveis problemas com barulho ou trânsito em excesso, que podem vir a te incomodar em um futuro. 

Caso seja possível, pergunte aos moradores da região sobre violência por ali e avalie a quantidade de serviços disponíveis nos entornos, como agências bancárias, pontos de transporte coletivo, farmácias e padarias. Por último, mas não menos importante, faça uma pesquisa sobre a perspectiva de valorização da área. A construção de novas avenidas ou a instalação de grandes empresas no bairro podem ocasionar um impacto (positivo ou negativo) sobre o valor do seu patrimônio no futuro.

Cheque a confiabilidade da construtora

Um dos grandes receios de quem compra apartamentos na planta é ter que lidar com construtoras mal-intencionadas ou incompetentes, que acabam por atrasar a obra. Essa é uma fama constante de muitas construtoras. 

Para evitar essa dor de cabeça, consulte órgãos de proteção do consumidor para checar reclamações passadas sobre a empresa e faça também uma consulta jurídica para descobrir se há processos em andamento contra ela.

E mais que isso, vale a pena procurar moradores de outros empreendimentos construídos pela empresa, perguntando se tiveram que enfrentar problemas de atrasos ou cobranças indevidas, por exemplo. Essa é uma rica oportunidade para receber impressões sobre a qualidade de construção e da entrega diretamente de quem já passou por essa fase.

Registre cada etapa da transação

Tenha registrado através da documentação cada etapa de compra do imóvel na planta. Isso é muito importante. Guarde até os panfletos de divulgação do empreendimento, aqueles que mostram o número de quartos e a estrutura geral do edifício. Além disso, tenha registradas as tratativas com a construtora ou com corretores. 

E o principal: seja em uma pasta física ou em um arquivo virtual, guarde toda e qualquer movimentação relativa às etapas da negociação, você não vai se arrepender. 

Por último, lembre-se de só assinar o contrato depois do aval de um consultor especializado (de preferência), como um advogado de sua confiança. Afinal, como o contrato é sua principal fonte de garantias, deve ser muito bem analisado e, certamente, arquivado!

Cuidados importantes ao comprar um apartamento na planta

Da mesma forma que há vantagens em comprar um apê na planta, existem também alguns pontos que devem ser observados para evitar dores de cabeça no futuro. Entre os principais, listamos os seguintes:

Entrada

Ao escolher por comprar um imóvel na planta, é comum que as construtoras peçam que até 30% do valor total seja pago como entrada. Esse montante pode ser parcelado durante o período de construção, enquanto o restante deve ser financiado ou até mesmo quitado no ato da entrega das chaves.

Reajuste

É muito importante que você esteja ciente de que as parcelas durante o período de construção irão sofrer reajustes com base no Índice Nacional do Custo da Construção (INCC). Além disso, se optar por um financiamento, ainda precisará lidar com juros.

Atrasos

Já tenha isso em mente: a entrega das chaves pode sim atrasar. Mas não se preocupe! Existem alguns direitos que você pode requerer caso isso realmente aconteça. É possível, inclusive, redigir um contrato que preveja multas à construtora em caso de descumprimento do prazo combinado, ou, incluir situações em que o adiamento da entrega pode ser aceitável.

A legislação brasileira protege quem compra um imóvel na planta contra atrasos. Além da multa contratual, é possível mover um processo por danos morais e materiais. Ainda dá para pedir a correção monetária do preço do imóvel, que, ao invés de ser ajustado pelo INCC, passa a ser corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que podemos considerar ser mais amigável.

Por último, vale lembrar que problemas com entradas, correções e juros excessivos podem ser evitados caso você opte por um consórcio. Isso mesmo. 

Como fazer um consórcio de imóvel?

Para entender o que é um consórcio de imóvel de maneira simples, pense em um grupo de pessoas que deseja comprar um bem, como um imóvel, porém nenhuma delas tem a quantia necessária nas palmas das mãos. Ao se organizarem para contribuir mensalmente com valores iguais, esse grupo de pessoas conseguem comprar ao menos um imóvel à vista por mês!

E é aí que entram os sorteios. É para decidir quem fica com o imóvel da vez - os sorteios são feitos entre os membros do grupo. Contribuindo até o final do prazo estabelecido, mesmo após serem contemplados, todos conseguem conquistar seu objetivo, uns antes outros depois. 

Esta é a explicação básica. Porém, em um consórcio vamos bem além disso. Reunindo um bom número de pessoas, temos saldo suficiente para contemplar diversas cotas e não somente por sorteio. Aqueles que têm pressa em usar o crédito podem ofertar um lance e, assim adiantar a contemplação.

Comprar Apartamento na Planta - UP Consórcios

Quem fica responsável por organizar e gerenciar os grupos é a administradora de consórcios, que distribui os interessados conforme o valor do crédito pretendido. 

(No UP Consórcios você pode contratar online e tem acesso a vários diferenciais). 

A administradora também é responsável por organizar as assembléias mensais, momento em que ocorrem as contemplações, via sorteio ou lance

Resumindo: ao contratar um consórcio, você passa a fazer parte de um grupo que possui um objetivo em comum, forma uma poupança coletiva, um auto-financiamento destinado à compra de um bem definido previamente. 

UP Consórcios, consórcio digital para suas conquistas

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, onde você pode pegar as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança e em dinheiro! 

Com o UP Consórcio você pode adquirir bens (carros e imóveis) e contratar serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, e tantos outros que você nem imagina), com planos entre 20 e 180 parcelas.. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão e sem fundo reserva.

Ah! E a taxa administrativa é só depois da a contemplação.


Como oferecemos um consórcio 100% livre de taxas? Não temos intermediários! Aqui a tecnologia trabalha a seu favor, oferecendo autonomia na contratação, sem pressão e com liberdade de escolha!

Por esses e outros tantos motivos podemos afirmar que REINVENTAMOS O CONSÓRCIO!

Faça uma simulação! Entre em contato com a gente, estamos ansiosos por sua parceria!