3 dicas que irão acelerar a contemplação do consorcio de moto

28/03/2022

Imagem blog

3 dicas que irão acelerar a contemplação do consorcio de moto

Comparado ao financiamento, o consórcio de moto é sem dúvidas a forma mais econômica de alcançar um bem de alto valor. Entre as vantagens de um consórcio, destacamos a ausência de altos juros, menos burocracia e gestão, como o Consórcio de Moto do UP Consórcios, que não cobra nem entrada nem taxa de adesão.

Essa é uma ótima opção para quem quer trocar de moto, e não tem pressa de retirar um novo. Isso porque os consorciados podem definir o prazo de pagamento, até o limite mensal especificado pela administradora, e o valor da parcela mais adequada ao seu bolso.

Mesmo assim, o consórcio oferece a possibilidade para quem deseja sacar a carta de crédito antecipadamente. Confira neste artigo as principais dicas para acelerar a contemplação do consórcio de moto.

Como funciona para ser contemplado no Consórcio de Moto?

Sorteio no consórcio de moto

Mensalmente, são realizadas reuniões entre participantes de um mesmo grupo consorciado. Nessas reuniões foram realizados um ou mais sorteios de cotas por loteria federal, segundo as instituições financeiras do grupo. Portanto, os membros devem atualizar suas parcelas em tempo hábil para aumentar as chances de contemplação do grupo como um todo.

3 dicas que irão acelerar a contemplação do consorcio de moto

Lance no consórcio de moto

Os consorciados têm a opção de oferecer lances até o dia anterior a cada reunião mensal, que funciona como um leilão, permitindo que sejam considerados mais rapidamente. No caso do Consórcio de Moto, o consorciado vencedor é o que oferece o valor mais alto em relação ao valor de sua carta de crédito. 

Os consorciados podem, então, optar por oferecer um lance em conjunto, cujo valor compensará integralmente a parcela final, ou optar por um lance diluído, em que as parcelas remanescentes do contrato serão reduzidas proporcionalmente.

Diante desses dois cenários, o empate parece ser mais limitado pelo fator sorte. Os lances, por outro lado, trazem mais oportunidades de acelerar a contemplação do consórcio de moto, pois enquanto ainda têm um pouco de sorte, os consorciados têm formas específicas de aumentar a sorte a seu favor.

Como acelerar a contemplação no consórcio de moto

Primeiramente, ainda pode haver alguma forma de sorteio na decisão sobre os lances esperados, como quando há dois lances iguais. Neste caso, o desempate será na assembleia.

A segunda é ficar atento às regras de lances de cada administradora. Eles podem ter seus próprios regulamentos e diferentes maneiras de entrar em grupos em andamento, lances embutidos e lances fixos - todos os quais preveem as considerações do consórcio.

Confira nossas dicas abaixo para acelerar a contemplação no consórcio de moto

1. Considere entrar em um grupo em andamento

Existem vantagens ao entrar no consórcio em andamento. Em primeiro lugar, naturalmente haverá menos competição por sorteios e lances, o que tornará a contemplação mais rápida.

Por outro lado, é possível perguntar ao administrador sobre o histórico de lances para ver o valor oferecido pelo afiliado e se você pode concorrer com essa oferta. Em um novo grupo, essa informação é descoberta ao longo do tempo.

2. Estude o melhor período do ano para dar o lance no consórcio de moto

Os lances de consórcio têm certa sazonalidade. Ou seja, há meses em que essa forma de contemplação antecipatória é mais procurada. Quanto maior a demanda, maior o valor do lance a ser batido.

Um exemplo disso é o período entre novembro e carnaval, marcado por preços altos e baixos. Com um 13º salário, os consorciados tendem a buscar mais no final do ano. Os próximos meses são marcados por outras despesas domésticas, como impostos prediais, viagens de férias, etc., para que possam oferecer uma chance de ganhar o lance por um valor menor.

3. Ofereça um lance para acelerar a contemplação 

Para quem não tem orçamento para oferecer um lance, mas quer ser contemplado mais rápido, uma parcela do valor final da carta de crédito pode ser deduzida e utilizada para cobrir o lance. Isso é chamado de lance incorporado.

Na prática, funciona assim: você decide o porcentual da carta de crédito que deseja usar no seu lance. Se você tiver um consórcio de 50.000 reais e decidir fazer um lance embutido de 20%, ele valerá 10.000 reais. Se considerado, será descontado da carta de crédito e passa a valer R$ 40.000 em vez do valor original para comprar moto. 

Novamente: verifique as regras da administradora do consórcio. 

Faça um Consórcio de Moto no UP! 

O Consórcio para Motos funciona como uma espécie de poupança, você não paga altos juros, somente uma taxa administrativa. Por conta disso, pode garantir muito mais benefícios em fazer um consórcio do que um financiamento.

No consórcio de moto você pode ser contemplado por lances ou sorteios, e essa possibilidade aumenta a chance de você ter a moto antes do que imagina. 

Sua grande conquista está mais próxima!!! Veja como o processo funciona:
Ao entrar no consórcio, a pessoa — que agora é chamada de consorciada — passa a ter duas opções:

  • Fazer o pagamento das parcelas enquanto espera ser sorteado e, dessa forma, receber a carta crédito para comprar moto;
  • Ofertar um lance, quando quiser. O lance é quando o consorciado oferta um valor que será usado para antecipar suas parcelas. Se oferecer o maior lance, não precisará esperar para ser sorteado e já recebe a carta de crédito pronta para ser usada. 

Todas as possibilidades que o consórcio oferece garante muitas vantagens. Há muito mais benefício ao optar por contratar um consórcio e dar um lance já no começo. Assim, será possível comprar a motocicleta desejada e ainda sobrará uma grana para outras despesas com o automóvel, que jamais podem ser esquecidas, como emplacamento, seguro e impostos, além de reter parte dos seus recursos como reserva emergencial.

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. Tire seus objetivos do papel com o UP Consórcios.