Dicas para você aumentar as chances de contemplação no consórcio

17/03/2022

Imagem blog

Dicas para você aumentar as chances de contemplação no consórcio

Para muitas pessoas o consórcio é lembrado como uma forma de compra para quem não tem pressa para receber o bem desejado. No entanto, na modalidade também é possível ser contemplado mais rápido, e pode ser uma opção ideal para aqueles que querem economizar sem ter que depender do tempo para conquistar a carta de crédito (lembre-se: é ela que te dará o poder de compra).  

Quando alguém decide adquirir algo que sempre quis conquistar por meio de consórcio, o participante é informado que poderá ser contemplado com a carta de crédito entre o primeiro e o último mês do plano contratado, contudo não é possível afirmar com precisão quando isso pode acontecer. Apesar disso, acredite,  é possível aumentar as chances de contemplação. Além dos sorteios, que é o método tradicional do consórcio, é possível receber a carta de crédito contratada por meio da oferta de lances. 

Como aumentar suas chances de Contemplação no Consórcio

Antes de bater o martelo para acelerar o seu acesso ao crédito, confira quais são os tipos de contemplação possíveis e quando você pode se beneficiar delas: 

Sorteio

Como o  próprio nome sugere, refere-se aos consorciados que serão contemplados contando com a sorte na assembleia. A principal ideia dessa modalidade é que todos os participantes tenham as mesmas chances. Dessa maneira, o número da cota será aleatoriamente escolhido assim que o participante contrata o consórcio e esse número será o participante na decisão da assembleia. .  O sorteio contempla um ou mais participantes do grupo, de acordo com o valor disponível em caixa.

Lance

Através do Lance, o participante oferece o pagamento de uma parte (ou percentual) do valor referente a sua carta de crédito, que será utilizado como um adiantamento das parcelas. A oferta deve ser realizada antes da assembleia, e somente os lances vencedores deverão concluir o pagamento. 

O consorciado escolhe o valor (ou percentual) que deseja ofertar. Irá ‘’vencer’’ aqueles que apresentarem as maiores propostas. Se ocorrer empate (lances iguais), a decisão da administradora cumprirá as mesmas regras de ser contemplado via sorteio: o consorciado com a cota mais próxima ao número sorteado ganha. 

Como funciona a oferta de lance no UP Consórcios:

O lance livre faz jus ao nome. O consorciado pode oferecer qualquer valor, sem limites máximos ou mínimos. Podemos até dizer que o lance livre tem o funcionamento semelhante ao leilão, sistema no qual quem oferece mais leva. 

Para ofertar um lance é simples: basta calcular quantas parcelas deseja antecipar e informar à administradora no momento apropriado (que ocorre até 24 horas antes das assembleias de consórcio).

dicas-para-voce-aumentar-as-chances-de-contemplacao-no-consorcio

Como aumentar as chances de Contemplação no Consórcio

1. Mantenha sua cota em dia

Ao fazer o pagamento de parcelas, e estando com elas em dia, você ajuda a manter a saúde financeira do grupo e, dessa forma, proporcionar o máximo de contemplações possíveis. Além disso, para participar das assembleias mensais, é importante que você esteja com os pagamentos em dia.

Se acontecer imprevistos, entre em contato com a administradora do consórcio e negocie os débitos para não adiar a sua contemplação.

2. Avalie a entrada em um grupo em andamento

Em algumas situações é fundamental fazer parte de um grupo que já está em andamento. Dessa maneira, além de apresentar um histórico de lances, você irá encontrar no grupo pessoas já contempladas e que, por causa disso, não entrarão na disputa com você.

Contudo, outra questão importante a ressaltar: é necessário verificar as características do primeiro grupo para evitar que você entre em um grupo com lances mais altos do que você pode ofertar. Todas essas informações podem ser dadas pela administradora no ato da contratação. 

3. Conheça bem o seu grupo

Solicite à administradora um extrato de contemplações de seu grupo e analise como tem sido os lances vencedores, qual a média de parcelas oferecidas e quantas contemplações o grupo tem feito por mês. Não se esqueça: toda conquista depende de pesquisa e planejamento.

4. Analise a melhor época para dar lances

Uma coisa é certa, cada grupo tem suas particularidades e, por isso, o indicado é fazer uma análise antes de tomar qualquer decisão. Algumas datas são mais concorridas para ofertar lances, e é bom estar de olho nisso. Novembro e dezembro, por exemplo, são meses em que costumam ter médias mais altas, em função do pagamento de 13º salário. Dessa maneira, que tal aguardar mais um pouco para aumentar suas chances de contemplação?

5. Utilize o FGTS no consórcio de imóveis

Isso mesmo! Você pode utilizar FGTS no consórcio de imóveis. Porém, existem regras específicas do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) que precisam ser observadas, entre elas:

  • Ter trabalhado pelo menos 3 anos de carteira assinada. Isso significa que no regime do FGTS;
  • Não ter imóvel residencial urbano construído ou em construção no mesmo município e região metropolitana em que reside ou trabalha;
  • O titular não pode ter financiamento ativo no SFH em nenhum lugar do país;
  • O imóvel deve ser residencial urbano e precisa estar no perímetro permitido.

Por que no UP há mais chances de ser contemplado?

No UP, temos grupos para cada segmento: imóveis, automóveis e serviços. Todos os grupos, sem exceção, estão contemplando com percentuais bem menores que a média de mercado. 

Queremos dizer menores mesmo: A METADE! Isso tem explicação: o UP tem atraído cada vez mais um perfil que deseja guardar dinheiro e que quer se planejar e não tem interesse em ofertar lance de imediato. Não há cobrança de juros e nenhuma taxa é cobrada até a contemplação, então todo o valor arrecadado com as parcelas é convertido em contemplações. Aqui é SEM PEGADINHA e SEM ASTERISCO!

O UP é assim, TRANSPARENTE!

Todo esse cenário favorece, e muito, quem quer ofertar um lance. Afinal, com tanta gente poupando, e com o grupo livre de taxas e sem aqueles lances do crédito, lance embutido, lance financiado e tantos outros que todo mundo no grupo tem e só servem para inflacionar os percentuais, quem ganha é você, que realmente se planejou para adiantar algumas parcelas e assim garantir sua contemplação e conquistar o seu objetivo sem ter que esperar pelo sorteio.

Uma vez contemplado, o cliente passa a pagar a taxa de 0.35%, nas modalidades de imóveis e automóveis, e de 0,45%, nas modalidades de serviço sobre o valor do crédito contratado. Importante reforçar que essa taxa mensal só será acrescida nas parcelas a partir da contemplação da cota. Até então, o cliente não paga nenhuma taxa. 

Portanto, o cliente que eventualmente fizer a cota visando um investimento e for o último a ser contemplado não paga nenhum centavo de taxa de administração e recebe o crédito atualizado pelo IPCA, se for carro ou serviço, ou pelo INCC, se for uma cota de imóvel.

Em caso de contemplação por lance, o cliente tem outra vantagem: é possível optar por reduzir o valor das parcelas mensais mantendo, neste caso, o prazo original do plano ou, ainda, reduzir o prazo da cota optando pela quitação das parcelas finais. No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre