4 vantagens de quitar consórcio antecipado

07/04/2022

Imagem blog

4 vantagens de quitar consórcio antecipado

Se está pensando quitar consorcio antecipado, isto é, antes do prazo decidido em contrato, saiba que é necessário ter planejamento! Separamos 4 vantagens pra

Quando você decide quitar seu consórcio antes do que foi decidido em contrato, é necessário ter planejamento. 

Esta é uma decisão que muitas pessoas até já pensaram em tomar, mas não sabem exatamente como tal escolha afetará sua vida financeira e a conquista do bem.

Geralmente, a antecipação das parcelas pode ser feita por ordem inversa, quando é quitada a última parcela vencida, ou por ordem direta, com base no vencimento mais próximo.

Outra possibilidade é a forma de diluição, em que o valor pré-pago é reduzido proporcionalmente pelo valor pago em parcelas mensais. Outra opção é quitar o consórcio integralmente, deixando os consorciados sem dívidas com o grupo.

Confira, 4 principais vantagens de quitar consórcio antecipado

Entenda as vantagens de quitar consórcio antecipado

4 vantagens de quitar consórcio antecipado

1. Flexibilidade no orçamento mensal

Qualquer pessoa que pretende adquirir um bem de alto valor, como um carro ou um imóvel, por meio de um consórcio, sabe que tais aquisições ocorrem conforme o planejado. Afinal, quando um consorciado adere ao plano de compra, ele sabe antecipadamente o valor e o número de parcelas a serem pagas.

Assim, fica evidente que a pessoa tem um compromisso mensal que pode durar vários anos, dependendo da duração do grupo. Portanto, quitar consórcio antecipado é uma forma de ter mais flexibilidade no orçamento doméstico, pois a pessoa pode comprar um produto ou serviço sem ter que se preocupar em pagar o plano em parcelas.

Quem recebe renda adicional (como férias ou 13º salário) pode contar com as parcelas do consórcio para liberar mais recursos para o orçamento do mês corrente.

Vamos confessar: essa estratégia permite uma utilização mais eficiente dos recursos, pois a receita adicional pode ser gasta de uma só vez se não for utilizada para pré-pagamento do consórcio. Assim, com o superávit orçamentário mensal, o valor da parcela planejada pode ser gasto aos poucos, para que as pessoas possam aproveitar promoções sazonais, como aniversários.

2. O saldo devedor fica menor

Geralmente, o valor que os membros do consórcio são obrigados a pagar no consórcio inclui o valor que é pago por bens ou serviços, taxas de administração, quaisquer prémios de seguro, etc. Esses projetos são alocados em parcelas.

Portanto, quitar consórcio antecipado é uma forma de reduzir o saldo devedor e se aproximar da propriedade do ativo. Afinal, embora a pessoa tenha sido considerada antes do término do programa, inicialmente ela só possuía carro ou imóvel, já que a propriedade só apareceria se a dívida fosse totalmente quitada.

Dessa forma, pagar o consórcio à vista é uma forma mais rápida de acumular patrimônio, pois cada parcela menor é uma “parte” do benefício adicional para a pessoa física. Além disso, se a pessoa tiver dinheiro e puder pagar antecipadamente, tal atitude pode evitar riscos futuros como possível perda de renda ou até mesmo desemprego.

Como os consórcios costumam ser chamados de “poupanças conjuntas", o valor pago até o momento faz parte do patrimônio da pessoa se ocorrerem imprevistos no futuro.

3. Quer quitar consórcio antecipado? Ofereça um lance! 

Quem quer quitar o consórcio antecipado deve lembrar que pagar parcelado integralmente não é sinônimo de contraprestação. Então, se a pessoa conseguiu arrecadar muito dinheiro e quer possuir o bem mais cedo, uma forma de prever a parcela e satisfazer o desejo de comprar é fazendo uma oferta de lance no dia da assembleia.

Se essa for sua intenção, saiba que é importante conhecer previamente as regras do consórcio, pois em alguns casos pode ser necessário que a pessoa ofereça qualquer valor com base em um percentual do valor do item ou na existência de um lance livre.

No primeiro método, se dois consorciados oferecem a mesma quantia, o empate costuma ser desfeito por sorteio. No segundo caso, o maior lance vence. Vale lembrar que, de acordo com as regras do consórcio, os lances devem ser ofertados nas assembleias.

4. Possibilidade de utilizar FGTS para consórcio de imóveis

Não tem como finalizar este conteúdo sem falar desta vantagem: FGTS para consórcio de imóvel. Quando você decide por quitar o consórcio de maneira antecipada é possível utilizar o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para a compra de imóveis. Nesse caso, os consorciados poderão utilizar os recursos do fundo para oferece lance, amortizar ou liquidar o saldo devedor do programa.

Ainda assim, existem alguns requisitos para tal ação, como três anos de vínculo empregatício no regime do FGTS, inexistência de financiamento imobiliário ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e ausência de propriedade de imóvel no local de residência ou de residência. Entre outros critérios, realiza atividades profissionais.

Como os recursos depositados na conta do FGTS do trabalhador só podem ser sacados em circunstâncias muito específicas, utilizar esse recurso para pagar um consórcio pré-pago é uma forma de sacar recursos do fundo sem demissões.

UP Consórcios: quite suas parcelas antecipadamente!

Muitas vezes, o valor pago por um carro ou um imóvel é uma parte significativa da renda de uma família. Com isso, quem adquire um consórcio costuma abrir mão de outras aspirações por um determinado período de tempo para não correr o risco de sofrer restrições financeiras no futuro.

No entanto, quando você opta por quitar o consórcio antecipadamente, a família não tem esse compromisso e tem mais margem de manobra para planejar metas de curto, médio e longo prazo.

Por fim, lembre-se de que, mesmo após o pagamento integral do consórcio, a carta de crédito só poderá ser obtida em dinheiro após a ponderação da cota ou a finalização do plano. Para cada caso, o prazo para resgatar os fundos varia de 60 a 180 dias.

No UP Consórcios você encontra as melhores condições do mercado para tirar seu objetivo do papel. Então não perca mais tempo: simule, compare, compre e dê aquele UP.